Bom dia Galera. Alguém sabe algumas lendas sobre os computadores? Eu conheço alguns mitos sobre PCs que muita gente não conhece.

Mesmo que cada vez mais o computador faça parte da vida e do dia-a-dia de mais e mais pessoas, seguimos tendo dúvidas simples a respeito do equipamento. Aqui você vê vinte delas:

1. Faz mal ao computador ter ímãs colados à CPU. Falso. Nenhum problema com a CPU, mas não podemos dizer o mesmo do monitor, pois desgasta suas cores. Evite a qualquer custo utilizar equipamentos imantados muito próximos aos monitores, pois as cores podem resultar distorcidas.

2. Empurrar o cd com o dedo para inserí-lo na CPU é prejudicial ao equipamento. Falso.Nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.

3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento. Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele. Falso. Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar. Falso. Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso. Falso. Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto. Falso. Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar. Verdadeiro. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD. Falso. A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso.

10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso. Verdadeiro. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

11. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada. Verdadeiro. Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico. Verdadeiro. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.

13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada. Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor. Falso. Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU. Falso. Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmida e a água possa chegar ao equipamento.

16. O computador nunca pode ficar ao sol. Verdadeiro. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

17. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta. Verdadeiro. Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento.

18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina. Verdadeiro. Deve ser selecionada a opção 'Retirar hardware com segurança' antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento. Verdadeiro. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.

20. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD. Verdadeiro. O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção 'Desligar o Computador', todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.

perguntou Jan 30 '13 às 09:50

ViNi's gravatar image

ViNi ♦
95971076.1k

editou Jan 19 '16 às 14:47

Roberto_Caligari's gravatar image

Roberto_Caligari ♦♦
349173

ah_cheles's gravatar image ah_cheles (Dec 06 '13 às 17:02)

hummm

ppires's gravatar image ppires (Jan 19 '16 às 15:06)

Quem acabou de dar uma olhada na luz vermelha no mouse do item 12 dá um joinha aew !!

Bem bacana o tópico. Poderia ser um artigo do site principal da Tech Tudo.

link permanente

respondeu Jan 30 '13 às 11:01

fabiohamza's gravatar image

fabiohamza ♦
4545575.5k

O tópico 1 está errado! pois faz mal sim a pessoa pregar ímans no gabinete do computador pela carga magnética que essas peças possuem! O tópico 5 também está errado! O PC não é um servidor pra aguentar ficar ligado full time e seu HD ficando ligado por muito tempo, pode fragmentar seus arquivos mais rápido do que se ele estivesse desligado; No tópico 10, isso é verdade somente em monitores antigos, aqueles de CRT;

link permanente

respondeu Jan 30 '13 às 13:44

caiocatota's gravatar image

caiocatota
1112171.2k

1

1) Prove;
5) Já deixei o meu PC da empresa ligado mais de mês, tive que reiniciar por causa das atualizações do Windows;
10) Agreed.

TaylerCassiano's gravatar image TaylerCassiano ♦ (Jan 30 '13 às 17:07)

1)e fora que ao ver os termos usado se percebe nada sabe CPU, NÃO É A TORRE/GABINETE E SIM PROCESSADOR 2)empurrar o drive de dvd sim danifica, pois tem uma borracha que estraga ao fazer isso 3)7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto. - sim em parte, pois traz interferencia a caixas de som, e monitores

dila's gravatar image dila (Jul 19 '13 às 12:53)

Não né cara, a carga magnética é tão pequena que não influencia não. Se for um ímã potente sim. E outra, qual a sua diferença de PC e servidor? Não viaja. E fragmentação de arquivos vai depender do sistema operacional. Tenho um servidor Linux aqui em casa ligado direto, sem problemas.

hcabzlus's gravatar image hcabzlus (Jul 20 '13 às 11:32)

1) Depende do ímã, da força Tesla dele e do gabinete que reveste o computador. Um imã de geladeira nao consegue causar nada nos componentes eletrônicos, mas se for um ímã de neomídio ai a coisa começa a complicar...

5) Depende do hardware e do sistema operacional. Se for um hardware bom, mesmo sendo desktop e um sistema operacional Unix lhe garanto que você precisara desligar. Talvez uma vez por ano. Agora, se for um desktop das Casas Bahia com Windows...

10) Parcialmente correto. CRT - Um monitor de CRT pode entrar em burn-in na sua camada de fósforo e queimar varias áreas do monitor. LCD - também pode entrar em estado burn-in mas muito mais difícil e a incidência de uma imagem seria de um tempo muito maior. LED - Embora muito menos suscetíveis do que os monitores de Plasma/LCD, monitores de LED ainda estão sujeitos a queima de tela (retenção de imagem). Em geral, você deve evitar manter uma imagem estática ou uma imagem com elementos estáticos por mais de duas horas de cada vez. Protetor de tala ainda é útil e alguns são lindos.

poya's gravatar image poya (Jan 23 '14 às 12:23)

Quem foi que escreveu tanta bobagem ai? cuidado aos leitores leigos que levarem ao pé da letra... cada um zela o equipamento que tem. o técnico que escreveu este tópico no mínimo tem carro rebaixado.

link permanente

respondeu Jul 19 '13 às 10:01

paulo_agatec's gravatar image

paulo_agatec
216

Sobre o item 2, discordo com veemência. A bandeja do seu leitor óptico não foi feita para ser "forçada", de maneira nenhuma. Ao longo do tempo fazendo isso vai te acarretar problemas, como dificuldade de abertura da bandeja, por exemplo. Sobre o item 11, a chuva forte não causa problema algum, somente os raios. Pode ser uma chuva bem fraca com muitos raios, por exemplo. Então, só pra ressaltar, não importa a quantidade de chuva, mas sim se há ou não incidência de raios (vale lembrar que o Brasil é o local no MUNDO com maior incidência de raios). E sobre o item 13, não é bem "tanto faz". O que acontece é que ao energizar o equipamento, ocorre um pico de tensão, podendo sim danificar. Hoje em dia as proteções são de modo geral eficazes, mas nunca se sabe. E parabéns pelo tópico! :)

link permanente

respondeu Feb 02 '13 às 07:50

BrunoAlmeida's gravatar image

BrunoAlmeida
14461

Concordo em 95%. Só não concordo em ter que clicar em remover o hardware com segurança. Eu nunca fiz isso e nunca queimei um pen drive. Apenas verifico se o sistema está lendo ou escrevendo algo no pen drive caso não esteja eu puxo sem problema.

link permanente

respondeu Jan 30 '13 às 15:20

tiagogdf's gravatar image

tiagogdf
1415171.1k

1

Eu ja queimei 2! ;(

ViNi's gravatar image ViNi ♦ (Jan 30 '13 às 16:58)
1

Eu tb já queimei. O que prova que @tiagogdf é um cagão. Mas a partir de agora pode fazer da maneira certa.

fabiohamza's gravatar image fabiohamza ♦ (Jan 30 '13 às 19:26)

Esse item não é uma questão de concordar ou não, é arriscado não usar a remoção com segurança. Até pela maneira que o Windows grava os dados na memória flash, é realmente recomendado "remover com segurança", podendo perder dados ou o equipamento em si.

BrunoAlmeida's gravatar image BrunoAlmeida (Feb 02 '13 às 07:42)

Já diz, segurança e não " vai queimar " é como trabalhar em altura sem sinto, existe quem nunca usou e esta vivo e também o que usou e arrebentou... mais o índice de risco de quem não aplica a segurança é maior.

paulo_agatec's gravatar image paulo_agatec (Jul 19 '13 às 10:05)

Pen Drive lixo pq eu uso pen drive desde que o max era 256 mb e nunca queimei.

rodrigovts's gravatar image rodrigovts (Jul 20 '13 às 02:02)

muito bom o topico cara, parabéns (y)

link permanente

respondeu Jan 30 '13 às 15:44

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
4144528.3k

1

Obrigado

ViNi's gravatar image ViNi ♦ (Jan 30 '13 às 16:58)

@BrunoAlmeida

Sobre o item 2 - Eu já tive 3 PCs e em todos eu sempre fui careta e apertava o botãozinho pra fechar a bandeja. TODOS ESTÃO COM DIFICULDADES EM ABRIR...demoro horas pra abrir, apertando 100000000 de vezes o botão. As vezes até pegando um clips e colocando no buraquinho de emergencia.

Sobre o 11 - NoBraeak, Estabilizadores e Filtro de linhas estão aew !!!!!

link permanente

respondeu Feb 02 '13 às 08:56

fabiohamza's gravatar image

fabiohamza ♦
4545575.5k

Então, depende do NoBreak e Estabilizadores. Já li artigos que, o chaveamento do estabilizador para tentar regular a tensão provoca uma tensão de saída absurdamente maior do que a de entrada. Só que isso, é claro, em nanossegundos. Mas é por esse conceito que trabalha a vela do carro, onde um sistema de chaveamento, a tensão da bateria pode ter um pico de 1000 volts.

Confio mais em um bom filtro de linha e, caso tenha muito dinheiro, um estabilizador gerenciável com forma de onda senoidal pura (não por aproximação).

nfcosta's gravatar image nfcosta (Jul 19 '13 às 14:58)

"Careta" é ótimo. Você não foi "careta", você simplesmente usava seu equipamento de maneira correta. O caso é que, mesmo assim, com o tempo é óbvio que ocorre um desgaste natural dos componentes, inclusive da correia responsável pela abertura da bandeja, que por se alargar com o tempo de uso, começa a "derrapar" na polia, fazendo com que o drive não consiga abrir a bandeja. Pode ser algum detrito que caiu entre os dentes de alguma das engrenagens, há uma série de possibilidades. O FATO (e não "achismo") é que existe um motivo para se ter um botão de "abre/fecha", que é proteger o equipamento, a fim de (em tese) aumentar sua durabilidade. E sobre o 11, não, não adianta. Equipamentos de uso residencial para proteção contra raios são: o pára-raios (seja haste, eletrogeométrico, gaiola de Faraday...) associado a um aterramento FEITO CORRETAMENTE (que, de maneira geral NÃO EXISTE no Brasil) e o DPS (Dispositivo protetor de surto). Filtro de linha atenua ruídos eletromagnéticos gerados NA INSTALAÇÃO, enquanto que o estabilizador minimiza variações lentas e pequenas de tensão. Para mais informações sobre este tópico, consultar as normas NBR 5410 e NBR 5419.

link permanente

respondeu Feb 02 '13 às 10:08

BrunoAlmeida's gravatar image

BrunoAlmeida
14461

o NoBreak realmente funciona, tanto que caiu um raio perto da minha casa, pcs de 4 amigos meus queimaram e o meu nao :)

wallace_mote's gravatar image wallace_mote ♦ (Feb 04 '13 às 13:44)

2 - Todas as gavetas de CD/DVD têm um sensor para identificar quando vcs as empurra com o dedo, sem apertar o botão. A existência deste sensor indica que o fabricante está prevendo esta ação. Não faz mal nenhum.

17 - Não é a quantidade dos dados no HD que vai deixar o PC mais lento, mas sim a fragmentação de arquivos. O que normalmente acontece é que a fragmentação acaba acontecendo com o uso normal do HD, cheio ou vazio.

18 - Este é um tópico muito abordado em foruns. Mesmo usando "remover hardware com segurança" o Windows não corta a alimentação de energia da porta USB. Ele simplesmente tenta esvaziar o cache de I/O e verifica se algum software ainda está utilizando a unidade flash. Portanto, mesmo utilizando esta ferramenta, se for queimar o pendrive ele vai queimar de qualquer jeito.

19 - Apertar e soltar o botão de desligar dispara o mesmo processo quando se usa a opção do menu Desligar. O problema é que tem algumas pessoas que ficam segurando o botão até a máquina desligar. Isso é muito perigoso para os dados no disco, por que é como tirar o computador da tomada ou uma queda de energia.

link permanente

respondeu Jul 19 '13 às 13:34

axgasa_alex's gravatar image

axgasa_alex
16

E como vou levar sério um artigo com dicas de cuidados com PCs/notebooks que insiste em chamar o gabinete de CPU?

Se o cara que escreveu isso não sabe algo TÃO BÁSICO, todo o resto perde a credibilidade.

Pela décima milhonésima vez: - CPU é o seu PROCESSADOR!! (i7, phenom, pentium, athlon, etc...)

Aquela caixa grande onde ficam os compononetes do seu computador (placa-mãe, HD, fonte e, olhem só, o CPU) se chama GABINETE. Se vc quiser ser chique e falar inglês, pode chamar de "case" também.

Você não chama um carro de "motor". Então não chame um gabinete de "CPU".

link permanente

respondeu Jul 19 '13 às 14:13

marcelodmc3's gravatar image

marcelodmc3
16

Marcelo. O fórum do Techtudo é para pessoas leigas. As que não sabem nem o que significa a sigla "CPU". Muitos técnicos chamam o gabinete de CPU.

se você quer algo mais profissional, recomendo o clube do hardware ou o forum do adrenaline.

nfcosta's gravatar image nfcosta (Jul 19 '13 às 15:00)

Desculpa mas gabinete pra mim é a casca de metal onde se fixam os componentes do PC. Mencionar a torre como CPU não está errado, tendo em vista que é dentro dela que se encontram, entre outras coisas, a unidade central de processamento (chip), em contraste com os periféricos de entrada (mouse, teclado, microfone) e saída (monitor, impressora, caixas de som). Segundo a wikipédia: "Um case de computador às vezes é referido metonimicamente como CPU, referindo-se a um componente situado dentro da caixa. CPU era um termo comum nos primeiros computadores domésticos, quando outros periféricos da placa-mãe normalmente eram alojados em seus próprios cases separados." Ainda segundo a wikipedia: "Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Por exemplo, "Palácio do Planalto" é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado lá o gabinete presidencial."

KAPUTZ's gravatar image KAPUTZ (Jul 19 '13 às 15:06)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,377
×180
×88
×2
×2

pergunta feita: Jan 30 '13 às 09:50

pergunta lida: 112,508 vezes

última alteração: Jan 19 '16 às 15:06