pedro_pedroadvir
Membro
Estaria a Samsung sabotando o Windows Phone até terminar o Tizen OS?
Perguntou 12 anos atrás
Uma discussão grande surgiu na internet ontem referente a possibilidade da Samsung estar deliberadamente tentando sabotar o Windows Phone enquanto a empresa desenvolve seu próprio sistema para Smartphones, conhecido como Tizen OS. O motivo da discussão foi por que um analista de mercado, Jeff Johnston da empresa de analise de mercado Detwiler Fenton afirmou ontem que a Samsung estaria deixando o Windows Phone de lado de propósito.
O motivo disso de acordo com Jeff é que a Samsung não quer um terceiro concorrente forte ao Android e ao iOS fazendo assim com que a empresa consiga um lugar de destaque no mercado quando o seu próprio sistema estiver pronto. Atrapalhando crescimento do Windows Phone, uma plataforma independente de fabricante, ficaria mais fácil para a Samsung assumir o terceiro lugar com seu Tizen OS. Veja abaixo afirmação de Jeff.
Nossa analise indica que a Samsung pode estar intencionalmente devorando os recursos de smartphones da Microsoft como um movimento estratégico para impedir a adoção do Windows Phone 8. Enquanto a Samsung insiste em receber um extenso suporte de engenharia (que a Samsung aceita) dado pela Microsoft, não existe nenhuma evidência que a Samsung tem algum interesse em ver o Windows Phone ter sucesso.
O suporte de engenharia dito por Jeff é uma quantia milionária que a Microsoft paga a suas OEMs como parte do custo de pesquisa e desenvolvimento de Smartphones para rodar o Windows Phone. Todas as OEMs que utilizam o Windows Phone ganham esse suporte técnico e financeiro, mas a Samsung é claramente a que menos se esforça para fazer valer a grana que a Microsoft põe em suas mãos.
A afirmação caiu feito uma bomba no mundo da tecnologia. Até mesmo sites super conceituados lá fora como o All Things D analisaram a questão e admitiram que realmente isso pode ser um fato e não somente um rumor levantado por um analista qualquer. Para o All Things D é muito possível que a Samsung esteja fazendo isso realmente para evitar ajudar com que o Windows Phone se torne um sistema dominante. O site inclusive deu exemplos do atraso enorme que o Ativ S teve para aparecer nas lojas e o lixo de aparelho que eles lançaram nos EUA, o Ativ Odissey, como aparelho básico de entrada, pior que qualquer outro aparelho de mesmo nível no mercado seja qual sistema for utilizado.
Após ver esse assunto eu fiz uma pesquisa geral que me fez acreditar na ideia também. Aparentemente o Google está extremamente preocupado com o fato que mais de 70% dos Androids vendidos no mercado são da Samsung. A força da Samsung no mundo do Android é tão grande que se a fabricante decidisse parar de fabricar aparelhos com Android o sistema cairia para terceiro lugar, atrás do Windows Phone. E esse medo do Google tem razão de ser.
Parece que a Samsung não quer ter o sistema com o terceiro lugar, tomando a posição do Windows Phone, na realidade a fabricante quer ter o primeiro lugar, tomando inclusive a posição do Android. Mas como isso não iria acontecer da noite para o dia a empresa continuaria a vender aparelhos com Android e sabotando o Windows Phone, depois que o Tizen estivesse pronto ela desistiria do Windows Phone de vez para focar seus esforços no Tizen, migrando seu portfólio aos poucos de Android para Tizen, comendo assim pelas beiradas a fatia do bolo pertencente ao Android e ao Windows Phone.
Com o tempo o Tizen se tornaria o maior sistema operacional móvel do mundo, e mesmo se não der certo e o Android continuar a dominar a Samsung não perderia nada, pois ela é a maior fabricante de aparelhos com Android do mundo e teria ganhado rios de dinheiro da Microsoft enquanto terminava seu próprio sistema para depois dominar o lugar que antes era da Microsoft.
Parece uma tremenda teoria da conspiração eu sei, mas é bem plausível A Samsung não quer ter que ficar nas mãos do Google e do Android e muito menos da Microsoft e do Windows Phone, então a estratégia parece perfeita para a empresa. Como disse antes quem está se borrando com isso é o Google que é quem tem mais a perder se a Samsung simplesmente desligar sua divisão de aparelhos Android. Não é atoa que o Google comprou a Motorola e possivelmente a partir do ano que vêm vai começar a trabalhar mais de perto com a Motorola para lançar os verdadeiros Google Phones.
A algum tempo eu venho vendo sites de tecnologia de fora afirmar que o Google está preocupado com a dominação da Samsung no mundo do Android. Quando eu lia ou ouvia essa afirmação em podcasts eu ficava sem entender o motivo da preocupação pois ninguém entrava a fundo no assunto e eu pessoalmente nunca tinha dado a minima pro Tizen. Além disso eu imaginava que a Samsung não seria louca de matar sua galinha dos ovos de ouro. Depois de ler esse texto do All Things D e fazer minha pesquisa de campo eu acredito que isso possa sim ser possível, não digo que é certeza mas que faz muito sentido isso faz.
Já para a Microsoft resta continuar fazendo o que está fazendo, investindo pesado na Nokia e na HTC como seus principais parceiros para o Windows Phone, só precisava deixar de dar dinheiro e engenheiros para a Samsung e aplicar esses recursos (por mais que não façam falta nos cofres ta Microsoft, e realmente não fazem) em coisas mais produtivas como acelerar o ciclo de atualização do Windows Phone.
Respostas
wagner
Membro
12 anos atrás
tenho certeza que esse smart com tizen será mais poderoso que o s4, a samsung vai jogar duro e vai colocar os principais desenvolvedores de apps para trabalhar com novos apps e adaptaçao dos apps de android para o tizen... a propria samsung jah esta se preparando... ou ngm acha estranho ela estar desenvolvendo sistemas de voz para o android que jah tem os serviços google como google now e translator?? ela vai lançar o tizen jah arregaçando no mercado
marcel_16v
Membro
12 anos atrás
eu acho que é natural deixar o Windows Phone de lado.
A Samsung tem zilhões de aparelhos Android. Tem um exército empenhados em adequar as novas versões do Android para os aparelhos no mercado.
Android é 93% da renda da empresa em Smartphone e Tablets, por que ela iria gastar tempo e dinheiro dando suporte a aparelhos que não vendem bem?
Se a empresa fosse sua, vc tb faria a mesma coisa.
Primeira regra da administração financeira: Administre pela Regra, jamais pela exceção.
A regra é que o Android vende e o Windows Phone não.
fabiohamza
Moderador
12 anos atrás
pra competir no symbian tem q entrar no mercado antes
wallace_mote
Moderador
12 anos atrás
O tizen compete mais com o Symbian e com o Belle da Nokia do que com o Windows Phone...