Os Hds modernos como o meu seagate barracuda ST3750525AS tem alguma proteção que evite danos no HD e nos pratos em caso de pequenos impactos e pequenas quedas de poucos centimetros?

perguntou Mar 15 '13 às 11:05

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

As vantagens dos Hds mais modernos é a leveza que reduz o impacto na queda, mas em todos modelos a cabeça de leitura/gravação fica retraída quando ele está desligado, o que evita danos na superfície do disco em caso de queda, possibilitando recuperação dos dados.

Em alguns notebooks existe um sensor de queda, que só comanda a retração da cabeça de Leitura/gravação, em outras palavras HDs ligados são mais frágeis nas quedas.

link permanente

respondeu Mar 15 '13 às 15:17

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.7k

A melhor proteção é o seu cuidado.

Nenhum fabricante vai fazer um HD para que ele possa sofrer quedas com impacto direto sobre ele.

Até mesmo quando um gabinete cai existe a possibilidade de não sofrer danos graves....

Mas é contar com a sorte.

A única invenção do homem em toda a história que realmente é indestrutível é essa:

alt text

link permanente

respondeu Mar 15 '13 às 22:22

fabiohamza's gravatar image

fabiohamza ♦
4545575.5k

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

link permanente

respondeu Jun 03 '14 às 22:20

viviti's gravatar image

viviti
16

eu não achei o meu seagate barracuda ST3750525AS leve, como assim? cabeça de leitura/gravação fica retraída quando ele está desligado?

o q quero saber é se o meu hd seagate barracuda ST3750525AS tem alguma proteção contra quedas pequenas ou se ele não tem nada

o q eu sei é q ele não tem esse sensor e no meu hd tem dizendo shock in excess 350 Gs mas não sei o q isso significa

link permanente

respondeu Mar 15 '13 às 21:05

gamemaniaco
366369372100

Eu tenho cuidado, só tive um problema de quando estava quase encostando o HD na mesa soltei e ele deu uma batidinha coisa de 3 ou 4 centimetros

o q quero saber é se o meu hd seagate barracuda ST3750525AS tem alguma proteção contra quedas pequenas ou se ele não tem nada

o q eu sei é q ele não tem esse sensor e no meu hd tem dizendo shock in excess 350 Gs mas não sei o q isso significa

link permanente

respondeu Mar 17 '13 às 09:08

gamemaniaco
366369372100

cara, relaxa e aguarde até realizar a instalação.

link permanente

respondeu Mar 17 '13 às 13:45

fabiohamza's gravatar image

fabiohamza ♦
4545575.5k

O que eu não entendo é o seguinte, a seagate tem uma tecnologia usada nos HDs momentus de notebook e se chama G-Force Protection "Quando a tecnologia G-Force Protection detecta que seu disco rígido caiu, instantaneamente oscila as cabeças da unidade para uma zona segura, longe do disco de armazenamento. Assim, seus dados cruciais ficam seguros e recuperáveis no momento do impacto, mesmo que o laptop não sobreviva."

Mas porque eles não colocaram essa tecnologia nos HDS de Desktop como o meu seagate barracuda ST3750525AS (750GB)? assim protegeria meu HD

link permanente

respondeu Mar 18 '13 às 16:16

gamemaniaco
366369372100

Porque quem projeta um Hd sabe que se um desktop cair a chance de dano ao Hd dado a massa do restante do equipamento e a vibração causada pelo impacto será maior na soma do que o Hd suporta. Convenhamos que para um desktop cair dá mais trabalho do que um notebook, então o fabricante não dá esta garantia ao Hd de desktop porque simplesmente por uma questão de física não dá para fazê-lo sem prejuízo ao próprio fabricante.

Roberto_Silvabr's gravatar image Roberto_Silvabr (Mar 18 '13 às 18:25)

Amigo relaxa. Dá uma olhada aqui: http://www.seagate.com/internal-hard-drives/desktop-hard-drives/desktop-hdd/?sku=ST3750525AS Vai ver que o Hd, no máximo, suporta 01G, ou seja, o peso dele mesmo como impacto caindo de uma altura de um metro. Você jogou ele contra uma parede? Deixou ele cair de uma altura superior a um metro? Esbarrou enquanto o mesmo estava em funcionamento dando uma "cotovelada" de lutador de MMA? Jogou uma pedra em cima dele? Se respondeu não a todas as perguntas acima então seus problemas acabaram! :) ( por favor note o tom de humor para diminuir a sua preocupação, isso não é deboche é só um tom para te despreocupar ). flw.

link permanente

respondeu Mar 18 '13 às 18:19

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458681

É claro q não deixei ele cair a um metro, foi poucos centimetros com a parte da placa logica virada para baixo e sobre uma mesa de madeira e estava dentro do saco antiestatico, não entendi isso de 01G, pode me explicar?

o q sei é q no HD tem dizendo shock in excess 300 Gs

link permanente

respondeu Mar 18 '13 às 20:54

gamemaniaco
366369372100

editou Mar 18 '13 às 20:57

Vamos lá: Gs significa aceleração de uma massa dependendo do tempo ( força "G" ) assim sendo o termo "non-operation" ( traduzindo no literal: o Hd se ferrou de vez) está marcado como 300Gs, na matemática isso significa: 3000m(três mil metros = a 03 quilômetros )/s/s ( por segundo/por segundo )em aceleração, logo 1m/s. Resumindo a grosso modo este Hd para ( do verbo parar ) de funcionar quando o mesmo cair de uma altura de mais de 9 quilômetros ou com força "G" igual a este mesmo impacto em curta distância ( ninguém se jogou de um prédio e caiu neste Hd. Você não deu um tiro de calibre 38 neste Hd a menos de 40 centímetros do mesmo, você não marretou este Hd com uma marreta de 5 quilos e por aí vai...) Relaxa e instala o Hd e verá que ele está ok.
Então 01G é o próprio peso do Hd caindo a mais de um metro de altura por segundo... Está mais fácil você ganhar na loteria do que este Hd ter ido para o saco.

link permanente

respondeu Mar 19 '13 às 07:16

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458681

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×100
×11
×3

pergunta feita: Mar 15 '13 às 11:05

pergunta lida: 6,559 vezes

última alteração: Jun 08 '14 às 22:49