Quando estou usando o PC e ocorre uma queda de energia que arquivos vou perder ou serem corrompidos do HD? sei q o auto-parking protege mas vou perder e corromper até arquivos que já estavam salvos no meu HD? por exemplo: acabei de baixar um pacote de roms (jogos) e se ocorrer a queda de energia, vou perder ou corromper alguma rom?

perguntou Mar 29 '13 às 21:18

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

editou Mar 29 '13 às 21:19

Pode ser que sim, pode ser que não. Geralmente não.

link permanente

respondeu Mar 29 '13 às 21:52

TaylerCassiano's gravatar image

TaylerCassiano ♦
462215.5k

Atualmente todo HD decente tem um circuito de proteção com base em capacitores. Ao ter uma queda brusca de energia estes mesmos capacitores( como todos o fazem ) não perdem a carga elétrica de uma vez e sim aos poucos. Ao registrar uma queda deste mesmo "capacitor de controle" o circuito de segurança entra em ação e reposiciona as cabeças de leitura para a posição de doca ( conhecida como position 0 ) em questão de alguns segundos ( na verdade nanosegundos ). A perda de dados se dará somente se os dados ainda estão sendo editados na ram do sistema ou na parte em que o sistema usa para swap ou ainda, dependendo do programa, em um arquivo temporário criado por este mesmo aplicativo. Em caso de o arquivo estar sendo ainda baixado da internet como você cita em exemplo como ele ainda não está completo e sim em "forma temporária" esta perda ocorrerá. Porém uma vez que o programa ou sistema registra que o arquivo alcançou o tamanho de alocação ( todos os programas browser's fazem isso até porque eles tem que saber o tamanho do arquivo de um jeito ou de outro ) ele já passará a etapa de "concretização" do arquivo no HD. Em suma: Esta resposta depende de dois fatores para determinar a perda dos dados

link permanente

respondeu Mar 30 '13 às 06:20

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458681

Q circuito de proteção com base nos capacitores é esse?

Q posição de doca é essa (conhecida como position 0)?

só quero saber se no caso eu baixei um pacote de roms e guardei em uma pasta e eu estiver usando o micro e ocorrer uma queda de energia vou perder ou corromper alguma rom?

quero saber todas as possibilidades de arquivos e q tipos de arquivos posso perder ou corromper em caso de queda de energia com o pc ligado

link permanente

respondeu Mar 30 '13 às 20:54

gamemaniaco
366369372100

Q circuito de proteção com base nos capacitores é esse? Resposta: Varia de fabricante para fabricante. No caso de capacitores recomendo que pesquise acerca de eletrônica.

Q circuito de proteção com base nos capacitores é esse? Resposta: É a mesma posição em que as cabeças leitoras ficam quando o Hd encontra-se desligado.

só quero saber se no caso eu baixei um pacote de rom's e guardei em uma pasta e eu estiver usando o micro e ocorrer uma queda de energia vou perder ou corromper alguma rom? Resposta: Vide a resposta dada antes.

quero saber todas as possibilidades de arquivos e q tipos de arquivos posso perder ou corromper em caso de queda de energia com o pc ligado

Resposta: As mesmas possibilidades já expostas na minha resposta anterior. De resto se resume a uma miríade de acontecimentos que fogem até mesmo ao escopo de sua questão. A exemplo sobrecarga da rede elétrica, qualidade do produto citado, tempo de uso do mesmo, se este possui ou não "vício oculto", como ele foi montado em fábrica, como ele foi manuseado ( ligado de modo correto ou não à placa mãe ) etc.

link permanente

respondeu Mar 30 '13 às 22:37

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458681

Vc citou: "A perda de dados se dará somente se os dados ainda estão sendo editados na ram do sistema ou na parte em que o sistema usa para swap ou ainda, dependendo do programa, em um arquivo temporário criado por este mesmo aplicativo"

como assim a perda de dados sendo editados na memória ram e o q é swap?

li em um artigo do guiadohardware e dizia q em quedas de energia o auto-parking protegia de danos fisicos mas os dados do cache do HD e do disco eram apagados e até arquivos q se achava q estavam salvos são apagados tbm

o q quero saber é se depois de baixado um arquivo e ocorrer essa queda de energia perderei esse arquivo e se ocorrer a queda quando eu estiver usando este arquivo vou perde-lo ou vai corromper?

link permanente

respondeu Apr 01 '13 às 20:34

gamemaniaco
366369372100

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×960
×6
×2

pergunta feita: Mar 29 '13 às 21:18

pergunta lida: 2,942 vezes

última alteração: Apr 01 '13 às 20:34