Por que pen drive não pode ser formatado?

Perguntou 10 anos atrás

Resolvido

Não consigo formatar meu pen drive. De início o meu computador reconhece opendrive de 4 GB modelo Twist 2, da Multilaser, o que reduz as chances de ele estar danificado, pelo que eu sei. Mas depois de ser reconhecido, o PC pede que ele seja formatado, mas toda vez que eu tento formatá-lo aparece uma mensagem de erro. Estou deixando junto com essa descrição, algumas informaçãoes relacionadas ao problema para facilitar o "diagnóstico" do meu pen drive. ?

Imagem para facilitar a análise do problema:
http://imageshack.us/a/img716/3749/flashdiskusbdevicedwcpi.png

Programas usados para tentar resolver esse problema:
• CheckDisk
• EaseUS Partition Master 9.2.1 Home Edition
• H2testw
• HP USB Disk Storage Format Tool
• ICare data Recovery Software
• MiniTool Power Data Recovery 6.6
• PTDD Partition Table Doctor 3.5 Demo
• Recover Data for FAT & NTFS
Recuva• Remo Recover
• SDFormatter
• USB Stick Tester

Sistema de arquivos do meu pen drive (com o problema):
• RAW

Sistema de arquivos, padrão, para o meu pen drive (antes do problema):
• FAT32

Pergunta final:
• Depois de ter analisado todas as informações acima, você me responderia, com a sua possível certeza, que meu pendrive não tem mais jeito (estragado) ou se ele ainda tem "salvação" (se tiver, me apresente a possível solução)?

Agradeço pela atenção!

PUBLICIDADE

Respostas

marcmira

Moderador

9 anos atrás

escrevi esse tópico sobre pendrives em outro fórum, se com essas dicas não sair do lugar, 90% dos casos é lixo...rsrsrs , tem uma relação de softwares e procedimentos que muitos pegaram partes e publicam como tutorial, e não é porque escrevi, mas um mais abrangente eu ainda não vi, só cópias do meu texto.

Em breve migrarei esse texto para o Techtudo.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/746347-est%C3%A1-com-problemas-no-pendrive-ou-no-cart%C3%A3o-de-mem%C3%B3ria-leia-antes-de-postar/

att

10 anos atrás

Atenção:

Vá em INICIAR e na caixa de pesquisa procure por: CMD.
Com o programa aberto execute em sequência as seguintes linhas e comando (para quem nunca trabalhou com o Prompt de Comando, é necessário que respeite a grafia das palavras e os espaços entre elas, e pressione enter depois de cada linha de comando, o simbolo > é apenas indicativo não é para digitar).

>diskpart

>list disk (obs: nessa opção vão aparecer todas unidades de armazenamento plugadas na máquina, O PENDRIVE GERALMENTE POSSUI O TAMANHO EM "MB")

>select disk 1 (obs: 1 é só um exemplo, na sua máquina pode está com outro número, 02 por exemplo, ai você coloco o numero 2 na linha de comando).

>clean

>creat partition primary

>format fs=fat32 quick (obs: quando você executar essa linha, ao chegar em 100%, repare que logo abrirá uma janela de execução do pendrive, NÃO FAÇA NADA NELA, continue e vá até o final).

>list partition

>active

Pronto! seu pen drive está salvo e recuperado! :)

Duda.

sando_ms

Moderador

10 anos atrás

O Windows não tem acesso ao RAW, então para reformatar siga os passos;
1) Feche todas as janelas para não travar o acesso ao Pendrive.
2) Só abra o “Gerenciamento de disco” e clique com o botão direito do mouse sobre a imagem representando o Pendrive e escolha Formatar.
3) Se o acesso ao Pendrive foi bloqueado abra o gerenciador de tarefas e finalize os processos que possam estar acessando o Pendrive e tente novamente a formatação (Passo 2).
4) Outra tentativa é iniciar o Windows no “Modo de segurança com Prompt de comando" e usar o comando "Format x: /U", Onde "x" é a letra do Pendrive e tenha certeza da letra do Pendrive pois as letras dos discos são diferentes do boot normal.

6 anos atrás

epois de varias pesquisar encontrei esse programa que esta nesse link https://www.bitwar.net/data-recovery-software/ Resolveu minha situaçao tentei por varias vezes e nada de dar certo ate que hoje eu tentei novamente deu certo.

6 anos atrás

Pessoal ! já realizei todos esses procedimentos mesmo assim ele não desabilita a proteção contra gravação. Na tela do prompt de comando quando seleciona a partição, aparace a informação: A mídia está protegida contra gravação. Consulte o log de eventos. E não consigo formatar o pendrive. Alguém tem alguma luz pra me dar?

mchenachi

Membro

6 anos atrás

Alguém me salva??
Estou com o mesmo problema. Estava seguindo os passos da resposta escolhida como a melhor, e na parte de "creat partition primary" tá dando um erro:

"Não foi possível localizar uma extensão livre utilizável. Pode ser que não haja espaço
livre suficiente para criar uma partição no tamanho e deslocamento especificados. Especifique
valores de tamanho e de deslocamento diferentes ou não especifique nenhum deles para criar a
partição de tamanho máximo. Pode ser que o disco esteja particionado usando o formato de particionamento
de disco MBR e contenha 4 partições primárias (nenhuma
outra partição pode ser criada), ou 3 partições primárias e uma partição
estendida, (somente unidades lógicas podem ser criadas)."

Alguém pode me ajudar??

7 anos atrás

FORMATA COM O HP USB Disk Storage Format Tool

7 anos atrás

Estou com o mesmo problema!
Quando eu executo a função CLEAN uma msg diz que o diskpart encontrou um erro, que a solicitação não pode ser executada devido a um erro do dispositivo E/S. Manda consultar o log se eventos do sistema para maiores informações!
O que eu faço? Não consigo nem apagar um arquivo do pendrive!

7 anos atrás

Como já indicaram, você precisa usar o prompt de comando para fazer a formatação.

Essas duas matérias do TechTudo podem ajudar:

Essa explica como formatar um pen drive em RAW e essa como formatar um acessório protegido contra gravação

7 anos atrás

Que bom que depois de tanto tempo minha resposta ainda tem ajudado... Faltou na resposta exatamente o que Ivan Serafim completou : Executar o CMD como administrador... Valeu!! Edu Dantas.