Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Propriedade de dados de um sistema - Fornecedor ou cliente?

Perguntou 12 anos atrás

Boa tarde,

Um de meus clientes resolveu migrar de software (PAF-ECF), passando para o de minha empresa. Foi combinado com a cliente, que seria realizado a importação de dados, do sistema antigo (antiga empresa), para o novo sistema (minha empresa). Porém, os dados contidos no sistema antigo, os quais foram inseridos e parametrizados pelo meu clientes, estão criptografados, impedindo assim a obtenção destes dados. Meu cliente realizou contato com a empresa do antigo software, para solicitar a descriptografia dos dados, porém, a mesma foi negada. Existe alguma lei que protege a propriedade dos dados contidos em um sistema? Os dados seriam de propriedade de meu cliente, ou da empresa fornecedora do software?

Desde já, agradeço a atenção.

Erick Victor

PUBLICIDADE

Respostas

sando_ms

sando_ms

Moderador

12 anos atrás

Normalmente os bancos de dados financeiros são criptografados, mas basta você ter o usuário administrador e a senha que você acessa as tabelas.
Qual é software de banco de dados?

12 anos atrás

Até onde eu sei, depende do contrato que foi firmado anteriormente. 

Não adianta nada entrar na justiça se estiver estipulado em contrato que os dados pertencem a empresa. Tem que analisar bem o que o contrato com a empresa anterior diz para então tomar qualquer medida.

sando_ms

sando_ms

Moderador

12 anos atrás

Para vocês realizarem a importação sem saber as tabelas e os atributos dos bancos de dados já seria uma tarefa difícil, criptografada então é impossível. 

A empresa anterior pode considerar a divulgação dos formatos do banco de dados, uma quebra das suas tecnologias.

Então para solucionar o problema o melhor seria contratar a empresa anterior para criar arquivos no formato texto, conforme especificações definidas por vocês, afinal as empresas não trabalham de graça.

Acredite, brigar na justiça deve ser a ultima opção!

12 anos atrás

Agora que acabou o contrato com a antiga empresa, já era.
Se entrar na justiça, é capaz de ganhar.

PUBLICIDADE