0
1

Finalmente um diretor da Sony comentou alguma coisa sobre o que esperar no PS4. Masaaki Tsuruta, diretor de tecnologia da gigante japonesa, diz que "devemos ter uma resolução de (inacreditáveis) 8000 linhas a uma taxa de 300 FPS, além da capacidade de exibição 3D e sensores de movimento e realidade aumentada". A previsão de anúncio oficial do PS4 é na E3, que acontece no meio deste ano. Segundo algumas fontes, o PS4 seria lançado no Natal deste ano ou no primeiro bimestre de 2013.

Se estas especificações forem concretas, os atuais consoles, e podemos incluir aí até o PS3, vão ficar parecendo um jogo de tabuleiro. Agora é aguardar e esperar novidades.

perguntou Jan 11 '12 às 18:20

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

editou Nov 09 '16 às 18:52

barbarachieregate's gravatar image

barbarachieregate ♦♦
101922641

Ainda é muita especulação. Vou esperar para mais noticias na E3.

link permanente

respondeu Jan 11 '12 às 18:34

DiegoBorges's gravatar image

DiegoBorges ♦♦
262733641

Eu acho essa mudança infinita meio deprimente pro meu bolso. Você nunca vai conseguir sentir que tem "o produto" mais legal porque ele sempre vai estar atrasado um dia. Dá pra escrever uma tese sobre isso hahahaha

link permanente

respondeu Jan 11 '12 às 18:43

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.7k

Com certeza, a gente investe uma grana, passam alguns meses e você já tem um equipamento ultrapassado.

rec_lip's gravatar image rec_lip (Jan 12 '12 às 08:20)

300FPS? Acabou com qualquer intenção de ser levada a séria essa notícia.

GTX580 é a placa de vídeo mais forte do mercado atual. Ela é, nada mais nada menos, mais de 5x mais forte que os dispositivos de vídeo dos consoles atuais. Se você juntar três delas num só computador ainda assim não conseguirá chegar nem na metade dessa taxa de frame em 1920x1080 nos jogos mais pesados. Agora imagina nessa resolução aí....

Se a Sony conseguir isso ela simplesmente vai reinventar a pedra.

O que duvido muito, já não tem know-how nenhum nesse campo (chip de vídeo).

Rumor completamente ridículo.

link permanente

respondeu Jan 11 '12 às 19:07

panda's gravatar image

panda
2492.8k

1

Cara, até é possível. Agora a pergunta: Pra que? Supondo que você tenha grana pra comprar uma TV com 8k linhas de resolução e que exiba as imagens com 300FPS, seu olho nem vai notar a diferença, dependendo da distancia onde vc se sente...

Gustavo_ats's gravatar image Gustavo_ats (Jan 12 '12 às 12:55)

Panda, não podemos esquecer que diferente de um PC, o console consegue resultados melhores em jogos por ter um hardware específico para um único fim, mesmo que tecnicamente inferior a um computador. Basta lembrar da dificuldade que foi para aparecer o primeiro emulador de PS2, e que mesmo com PCs muito mais fortes que o console na época, não conseguiam desempenho acima de 15FPS. Eu não duvido nada destes 300FPS que anunciaram. Se até TV de 80' deve estar chegando ao mercado, e se a resolução acima do fullHD já é uma realidade, não é de se duvidar que consigam.

link permanente

respondeu Jan 11 '12 às 21:11

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

1

Pontelli, vc está confundindo um pouco as coisas. Um emulador é feito "nas coxas", vulgarmente falando. É uma tentativa de rodar uma plataforma em cima de outra plataforma. E feito por grupos amadores torna a experiência ainda mais árdua.

Prova disso são jogos multiplataforma que rodam nos PCs com gráficos muito melhores, resolução maiores e desempenho bem maior que os consoles. Isso sem precisar de muito, uma placa de vídeo de 300 reais e um processador simples de 250.

E isso é natural, sempre foi assim e sempre será. Console é medido por volume, a ideia é fabricar algo de boa qualidade que atenda a maioria por um custo relativamente baixo. Ou seja, o console estará sempre abaixo de um PC da mesma época, logo percebemos o quanto absurdo são 300FPS numa resolução dessas.

Sem falar que jogar com 300FPS não tem lógica. Acima de 60FPS você só vai conseguir notar alguma diferença em televisores/monitores com frequência real acima de 60Hz. O que é raríssimo, peço não confundir com esses televisores que emulam 120Hz, 240Hz, 600Hz etc que tem no mercado. Na verdade são todos 60Hz mesmo.

E ainda assim, mesmo que o dispositivo seja capaz de ter uma frequência acima de 120Hz, não há um ganho na sensação de fluidez que mereça o custo. Ou seja, seria estúpido pensar em algo desse tipo.

Nem há tecnologia no mundo capaz de tamanho desempenho. Não teremos tão cedo comercialmente esse tipo de hardware. Principalmente nessa resolução astronômica.

Pra você ter ideia provavelmente só o hardware dos estúdios mais incríveis de animação gráfica no mundo devem ser capazes de tanto. Imagina o quanto isso é caro.

Agora imagina colocar isso dentro de um cubo e vender por menos de 500 dólares? Não existe a menor chance, Pontelli.

A Sony vai fazer o mesmo que sempre fez. Criar um processador e colocar um dispositivo gráfico que já exista (no caso dos PS3 foi uma espécie de 7800GTX muito melhorada).

Abraço, cara! E pode ter certeza que esses rumores são completamente absurdos, sim.

panda's gravatar image panda (Jan 11 '12 às 23:10)

Panda, que não existe tecnologia para tal desempenho eu discordo. O que pode acontecer é não ser viável do ponto de vista econômico lançar este tipo de hardware agora. Tecnologia para este desempenho existe, ainda mais se a gente for tratar de consoles. Quando dei o exemplo dos emuladores foi para mostrar como mesmo com um hardware superior, o PC, pelo fato de ser multifunção, tem dificuldades para obter a mesma qualidade em games. O hardware gráfico do PS3 é equivalente a um GF6800, placa que hoje não rodaria muito coisa, mas que no PS3 dá conta tranquilamente. Acho que muito do que realmente for colocado no PS4 vai depender do que os cocnorrentes estiverem fazendo. Não há sentido em lançar algo com desempenho 2x maior se o preço for tão mais alto quanto. Estas gigantes, e podemos incluir no grupo Sony, Microsoft, Nintendo, Toshiba, Intel e NVidia, tem muito mais recursos hoje do que nós imaginamos, mas a forma e o momento em que estes recursos são apresentados depende do que o mercado mundial pode absorver. Vamos aguardar o anúncio oficial, que talvez aconteça na E3, mas surgiu tanta coisa nova no mercado desde o lançamento do PS3 que eu espero um salto maior agora do que na época do PS2 para o PS3. Abraço, amigo, gostei dos seus argumentos! :)

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 09:12

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Não, Pontelli, a sua comparação com emuladores não foi pertinente. Ele funciona mal porque simplesmente não é bem feito. Funciona realmente nas coxas, muito mal e porcamente.

Quando algo é bem feito temos o que vemos em Crysis 2. Quando nos consoles roda entre 25~30FPS @ 1280x720, um PC Hi-end, utilizando as mesmas qualidades gráficas (mínimo possível), é capaz de fazer mais de 200FPS até. Pensando melhor agora, com qualidades tão baixas é capaz de passar a barreira dos 300FPS mesmo. Mas a próxima geração não vai aceitar gráficos no mesmo nível desta, claro.

A placa gráfica do PS3 é uma 7800GTX modificada (superior a 7800GTX lançada nos PCs) com certeza, não uma 6800 (que não é tão diferente da 7800GTX assim, ambas trabalham com piperlines, abandonado logo em seguida no mercado de VGA).

Ela faz mais do que a equivalente de PC, isso é fato, porém os esforços dos estúdios para que isso aconteça é gigantesco. Existem áreas que trabalham apenas no sentido de otimizar. Enquanto para PC esse trabalho é meio preguiçoso, justamente pelo culto ao upgrade que existe na plataforma.

Quanto ao dar conta tranquilamente, isso é bem questionável. A maioria dos jogos rodam abaixo de 60FPS (30FPS, 45FPS), com subfiltros AA (filtros que não são filtros, apenas "enganadores") e qualidade gráficas bem limitadas. Jogos multiplataforma de PC setados no Médio são muito mais bonitos, por exemplo, já que a maioria dos jogos de consoles estão rodando no que seria a qualidade mínima possível do jogo.

Em matéria de hardware não tem milagre. O que sugere o artigo acima é completamente impossível para os próximos 10 anos, no mínimo.

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 19:14

panda's gravatar image

panda
2492.8k

Já disse, não concordo. Acho que tal tecnologia já existe, talvez apenas não seja colocada no mercado por questões estratégicas. E a comparação não foi apenas com emuladores, foi com jogos em geral. O hardware de qualquer PC de dois anos atrás é muito superior ao do PS3, e ainda assim o desempenho do PS3 será geralmente maior no mesmo game. Vamos aguardar o lançamento do PS4, pois em questão de fazer previsões, qualquer um de nós dois tem tanta chance de acertar quando pegar a mega-sena. :)

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 20:48

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Como falei, os estúdios de animação gráfica possuem capacidade de hardware de tal feito. Não dá pra colocar isso numa caixinha e vender por 500 dólares.

Quando entra no assunto PC x consoles estamos falando de algo que simplesmente não possui comparação no sentido de performance e qualidade, aonde o PC é bastante superior. E não tô dizendo de PCs de ponta, dos caros, apenas PCs medianos com placas de vídeo de 300 reais e processadores de 250. O desempenho em jogos do PS3 é costumeiramente pífio comparado a um PC deste nível. Procure se informar e você vai me dar razão. O que tô dizendo aqui é fato comprovado e testado por vários revisores de sites renomados. E nem precisava, basta ver as plataformas em ação e comparar. É nítida a brutal diferença a favor dos PCs. O que é natural até, afinal os consoles acabam ficando defasados rapidamente.

Quando o PS3 sua pra rodar a 30FPS com qualidade gráfica no mínimo e em HD, um PC com as características que descrevi acima consegue rodar a 60FPS em HD com qualidades gráficas em grau mais alto possível, com filtros AA e uma série de efeitos que nenhum jogo de console possui (SSAO, por exemplo). Ou seja, consoles @ 1270x720 @ 30FPS e PC @ 1920x1080 @ 60FPS

Não tem qualquer comparação entre PS3, Xbox 360 ou qualquer console com computadores, Pontelli. SEMPRE foi assim e sempre será. Console é pensado em volume, como criar algo barato e com hardware modesto, porém suficientemente bom.

Abraço!

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 21:03

panda's gravatar image

panda
2492.8k

Vamos ver o que saí um junho. Abraço!

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 22:48

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Acho possível um console com estas especificações,mas acho difícil já que as empresas tem como estratégia não lançar o produto mais potente possível para que depois possam colocar no mercado algo um pouco melhor e ganhar mais dinheiro. Eu odeio quando fazem isso, por mais que você compre no dia do lançamento você sempre vai estar com um aparelho-nem que seja um pouco- defasado.

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 23:14

xRodrigo's gravatar image

xRodrigo
135

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,311
×1,224
×868
×575
×468
×204
×133
×49

pergunta feita: Jan 11 '12 às 18:20

pergunta lida: 13,297 vezes

última alteração: Nov 09 '16 às 18:52