em hardware onde está localizado o directx? é na placa-mãe ou processador? preciso saber qual é a minha versão do directx mas não tenho placa de video

perguntou May 08 '13 às 12:18

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

fechado Jul 25 '14 às 15:27

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356330.0k

A pergunta foi fechada pelo seguinte motivo: "Pergunta já respondida e resposta aceita" marcmira Jul 25 '14 às 15:27

Vamos pensar um pouco: Se o DirectX é uma coleção de API´s distribuídas hoje em dia juntamente com o sistema operacional Windows então para saber qual será API DirectX da máquina "futura" basta saber qual é a versão do próprio Windows. Resumo: O directx faz parte do windows e não da placa de vídeo, placa mãe ou processador é no momento da instalação de uma placa de vídeo por exemplo que o fabricante desta cria versões dos drives para funcionarem em pelo menos uma versão anterior do sistema atual, se estamos com o sistema atual mais difundido como o windows 8 o fabricante já sabe que os drivers irão funcionar pois há compatibilidade já planejada para isto. Se você montar um pc e instalar o windows 7 verá que a versão a DirectX será 11.0, se for instalar o windows vista ( sabe-se lá Deus o porque...) a versão será a 10.0 ( sem o service pack ), se for instalar o windows 8 a versão será 11.1. Recomendo que releia o texto da wikipedia com mais calma e verá esta mesma informação.

Edit: Erro de grafia.

link permanente

respondeu May 09 '13 às 03:25

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458681

editou May 09 '13 às 03:28

meu Deus, qual parte da explicação do Roberto_Silvabr vc não entendeu, gamemaniaco?

DirectX NÃO É ACOPLADO NO HARDWARE. É APENAS UM CONJUNTO DE BIBLIOTECAS!
repita:

Gravou?

DirectX não é algo físico, palpável, é um conjunto de instruções e códigos que lidam com a parte sonora e visual dos jogos, indispensável para a execução de jogos que exigem mais recursos. O DX nem software é. De software mesmo existe apenas o instalador dele.
Agora, se vc quer saber onde ele é usado, o DirectX pode ser usado por qualquer componente desde o processador, placa mãe (comunicação), placa de vídeo e placa de áudio, por exemplo. Acredito que até alguns recursos do Windows exijam DX. Em outros casos, apenas um software especifico, como um game, que vai iniciar o uso do DX

link permanente

respondeu Jul 24 '14 às 14:31

hallyssonchagas's gravatar image

hallyssonchagas
16

alt text

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Jul 24 '14 às 14:38)

Eu não quero saber do meu directx atual e sim da maquina futura q estou montando por isso perguntei em q hardware fica o directx se é na placa-mãe ou no processador

link permanente

respondeu May 08 '13 às 17:38

gamemaniaco
366369372100

não diz no wikipedia

link permanente

respondeu May 08 '13 às 23:05

gamemaniaco
366369372100

Ué que eu saiba DirectX é software e não hardware

luis_lusfilip's gravatar image luis_lusfilip (May 09 '13 às 11:45)

entrei em contato com a marca da minha placa-mãe nova no caso a gigabyte e eles disseram q o directx está no processador e na placa-mãe e na minha placa-mãe está escrito DX 10.1, isso é directx? o sistema q vou usar é o windows 8 pro x64

link permanente

respondeu May 09 '13 às 09:07

gamemaniaco
366369372100

As respostas aqui estão um pouco incompletas.

É verdade que o Windows possui o driver DirectX, porém, o hardware também possui compatibilidade com as versões dele!

Você pode ter o Win7, que possui DirectX 11, mas não conseguir rodar jogos que exijam essa versão se sua placa de vídeo, por exemplo, não for compatível.

Mas de qualquer forma, ajudando a pessoa que abriu o tópico, ja faz algum tempo, todas as placas de vídeo tem suporte DirectX 11.

Então, ao comprar seu computador novo, não tem que ficar procurando compatibilidade em qualquer peça de hardware. Se for comprar uma placa de vídeo antiga, dê uma olhada no site da fabricante para ver suporte DirectX. Mas se esta preocupado com jogos, compre uma atual porque terá!

link permanente

respondeu May 09 '13 às 12:32

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Eu não tenho nenhuma placa de video por enquanto, vou usar o video da placa-mãe ou do processador mas queria saber se o q determina a versão do meu directx é o hardware ou o sistema operacional no meu caso windows 8

a minha placa-mãe é gigabyte ga-h61m-ds2 rev1.0 e nela tem escrito dx10.1 e o processador q pretendo comprar é um intel core i3 2100

link permanente

respondeu May 10 '13 às 14:17

gamemaniaco
366369372100

editou May 10 '13 às 14:18

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×960
×276
×33

pergunta feita: May 08 '13 às 12:18

pergunta lida: 20,852 vezes

última alteração: Jul 25 '14 às 15:27