1
1

Tudo bem que o sistema operacional já foi lançado há bons meses e ainda precisa comer muito arroz com feijão para chegar no nível de recursos e apps do iOS e Android, contudo há de ressaltar a interface Metro. Ela é intuitiva, animada, elegante. Enquanto a Apple praticamente fecha todas as portas do iOS em termos de personalização e só mantém o formato de biblioteca de apps, a Google com o Android libera de tudo e por isso ainda tem muita poluição visual. Metro, portanto, é uma espécie de equilíbrio das outras interfaces gráficas. Ela não é tão personalizável quanto o tema padrão do Android, mas nem tão rígida e estática quanto a do iOS. Sem contar a possível integração com o Windows 8 no futuro.

perguntou Jan 12 '12 às 09:10

rec_lip's gravatar image

rec_lip
5253587.0k

editou Jan 12 '12 às 09:14

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

A Microsoft precisava de um fabricante, a Nokia de um sistema. A parceria faz sentido.

A Nokia sempre foi muito boa em fazer um hardware muito bom, mas sempre viveu na dúvida entre qual SO usar, apostar e investir.

O lado ruim para a Nokia é que ela é, agora, "apenas" mais um fabricante de hardware, nessa situação, concorrer com a Motorola (que foi/será adquirida pelo Google) ou a Samsung (que fabricar hardware é o core da empresa) ficaria complicado. O WP é, praticamente, a única opção deixada para a Nokia.

Quanto a Microsoft, ela primeiro criou os padrões que achava necessário para depois colocar a Nokia, o que deu muito poder para ela definir como as coisas acontecerão, fazendo com que ela tenha total controle da plataforma, sem precisar comprar um fabricante.

Eu espero que a parceria seja um sucesso, pois mais concorrência é melhor, mas me preocupa o fato de que a Nokia pode, sim, virar apenas uma divisão da Microsoft e a inovação de hardware começar a ser limitada pela falta de inovação (demora seria mais apropriado) do sistema.

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 15:42

brunoalves's gravatar image

brunoalves
113145

Muita gente questionou quando a Nokia optou por seguir o Windows Phone e não o Android mas realmente é uma estratégia que pode ser boa para ambas as partes.

O sistema novo da Microsoft realmente tem muitas vantagens e a integração com o Windows 8 é uma delas, sem dúvida superior aos sistemas proprietários utilizados pela Nokia.

O futuro, logicamente, é imprevisível, mas um player de hardware com a solidez da Nokia certamente vai fazer a diferença ao se aliar à Microsoft.

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 14:52

leotowers's gravatar image

leotowers ♦♦
6812533

Acho válido a parceria. Estamos percebendo uma movimentação no mercado que tenderá a beneficiar esse tipo de parceria. Entenda: tudo gira ao redor da ideia de que a Apple sempre se deu bem por fazer o seu sistema fechado rodar em um aparelho projetado por ela.

O Google, quando liberou o Android, começou a investir pesado na marca e em estratégias de adoção do sistema. Mas ao permitir que as fabricantes mudassem o sistema ao seu gosto, por ser open-source, o Google acabou não prevendo que surgiria um problema de fragmentação. A questão é simples: quando o Google liberava novas versões do sistema, ele simplesmente não podia ser atualizado, pois exigia mais hardware e/ou mão-de-obra para portar uma versão nova para um aparelho já 'velho' (na visão mercadológica da empresa).

Com o mercado já de olho no Android, a Microsoft quase seguiu o mesmo caminho. Depois de licenciar seu Windows Phone para várias fabricantes, eles perceberam que nenhuma delas investia em campanhas seriamente para popularizar seu sistema.

Nesse ponto, com o Google sofrendo na fragmentação, e a Microsoft com ausência de investimentos sérios, ambos olharam para a Apple e viram o que ela estava fazendo de certo: limitando seu hardware e fazendo campanhas. Para não entrar num mercado já bem concorrido, as duas optaram por firmar parcerias com players já consagrados no mercado.

...e foi aí que a Google firmou com a Motorola Mobility; e a Microsoft se juntou à Nokia.

Vendo essa movimentação, a Samsung já começou a investir em uma opção própria, pelo menos para ter uma carta na manga caso o Google comece a ceder vantagens exclusivas à Motorola.

No final, a tendência parece ser esta. A Nokia faz bem em apoiar o Windows Phone - e se aliar a gigante Microsoft -, sem tentar arrumar uma briga maior tentando melhorar o seu Symbian à passos curtos. Se fosse o contrário, provavelmente a Microsoft continuaria sem ter o Windows Phone em voga; e a Nokia estaria indo de mal à pior, como está acontecendo com a RIM, por seu sistema defasado. É um novo momento no mercado... ele realmente mudou. E não terá volta.

link permanente

respondeu Jan 12 '12 às 15:30

allanmelo's gravatar image

allanmelo ♦♦
912221.8k

Boa noite. Tenho um Lumia 820 a pouco menos de um mês e estou surpreso com o DESERVIÇO prestado pela NOKIA X MICROSOFT, a memoria de massa deste dispositivo é de 8GB e boa parte dele já vem ocupada pelo sistema e outros items; pois bem , comprei um cartão de 32GB e simplesmente dou de cara com o fato dele servir apenas p armazenar videos, fotos, mapas... Que isso????? Quero poder instalar meus jogos e aplicativos no SD, e não apenas servir como meio de armazenamento lateral. QUERO PODER USAR A MEMORIA DO DISPOSITIVO COM O QUE EU QUISER. Até porque a capacidade é relativamente baixa, por isso adquiri um SD de 32GB!! Quero poder gerenciar meu dispositivo, para então poder desfrutar totalmente dele. Por favor me apresentem uma solução, urgentemente. Senhores, isto é um absurdo; por no mercado um produto, sem alertar aos interessados sobre as restrições do mesmo. Sera que a Microsoft vai deixar todos nós assim????? Vergonha

link permanente

respondeu Jan 25 '14 às 01:02

Nellsonmelo's gravatar image

Nellsonmelo
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,519
×2,026
×644
×561
×3

pergunta feita: Jan 12 '12 às 09:10

pergunta lida: 3,572 vezes

última alteração: Jan 25 '14 às 01:02