No artigo sobre como usar e preservar a bateria do notebook, voce sugere deixar sempre ligado a rede elétrica. Não corremos risco de queimar o notebook caso ocorra uma descarga elétrica mesmo estando desligado?

perguntou May 24 '13 às 16:01

albertopinheiro's gravatar image

albertopinheiro
1126

editou May 24 '13 às 16:25

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
4144528.3k

Leiam o artigo publicado no Tech Tudo dia 24/05 sobre Como usar e preservar a bateria do notebook, que em um tópico tem a pergunta: Deixar o notebook ligado o tempo todo reduz a vida útil da bateria ? Resposta: Se o computador estiver sempre conectado à tomada, não. A vida útil da bateria é medida pelo número de vezes em que ela atinge o 100% de carga, ou seja, o número de carga e descarga - ou ciclos, se preferir. Se o computador permanece sempre ligado à rede elétrica sem que o nível de carga da bateria seja alterado, não acarretará nenhum desgaste na bateria. A minha pergunta tem só um pequeno detalhe que é o seguinte: Se no artigo sugerem deixar sempre ligado à rede elétrica, não corremos risco de queimar o notebook caso ocorra uma descarga elétrica mesmo estando desligado?

link permanente

respondeu May 25 '13 às 15:11

albertopinheiro
1126

Correto deixar ligado usando ou não vão acontecer diversas descargas e cargas reduzindo o vida da bateria, só se a bateria for retirada.

link permanente

respondeu May 25 '13 às 21:04

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192612.1k

não li o artigo, mas acho que quer dizer pra deixar ligado na tomara enquanto você estiver usando...

link permanente

respondeu May 24 '13 às 16:23

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
4144528.3k

Eu não deixaria ele sempre na Tomada não pq assim cada vez mais a bateria vai durar menos tempo.

link permanente

respondeu May 24 '13 às 22:50

joaaovicttor20111's gravatar image

joaaovicttor20111
8896

Bateria, assim como qualquer produto, quanto mais e usada mais rápido desgasta. Com o pc na tomada a bateria não é usada, logo não desgasta. Nunca vi um note queimar pq a bateria estava sempre carregada.

link permanente

respondeu May 25 '13 às 23:06

harken's gravatar image

harken
35112.7k

editou May 25 '13 às 23:07

Com o notebook na tomada a bateria não está sendo usada, mas está sendo carregada. Quando voce desliga o notebook e tira da tomada, e a bateria com 100% de carga, voce pode ver que quando ligar de novo a bateria não vai estar em 100%, a carga diminue, ai voce vai estar dando uma nova carga na bateria. Com isso estaremos diminuindo a vida útil da bateria por estar dando carga toda hora que ligarmos o notebook, mas se deixarmos ligado na tomada permanentemente isso não vai ocorrer, não concordam ?

link permanente

respondeu May 25 '13 às 23:33

albertopinheiro
1126

Como vc está carregando algo que já esta 100% carregado?

E meu note não perde carga se eu desligar ele estando na tomada.

link permanente

respondeu May 25 '13 às 23:35

harken's gravatar image

harken
35112.7k

Voce tira da tomada o notebook quando desliga? porque como eu falei, se tirar da tomada, quando ligar, a bateria não vai estar a 100% de carga porque perde, então vai estar dando carga novamente. O que eu quero saber: Não tem problema nenhum deixar permanentemente o notebook ligado na tomada usando ou desligado ?

link permanente

respondeu May 25 '13 às 23:46

albertopinheiro
1126

Problema algum =D

link permanente

respondeu May 25 '13 às 23:59

harken's gravatar image

harken
35112.7k

Sendo franco esse assunto de bateria de notebook já virou quase "lenda urbana". Como somos voltados à tecnologia e, portanto à lógica, heis os argumentos válidos para acabar logo com este mito: 1 - Quanto mais um produto é usado ( bateria, eletrodoméstico, eletro-eletrônico, barbeador manual, enfim, tudo o que é usado desgasta e assim sendo tem um tempo de vida útil. Nem o ser humano escapa disto. A vida útil em média de uma bateria com base em íons de cádmio é de dois anos por isso atentem para o verbete em média pois este tempo pode ser maior ou menor dependo claro do uso, da qualidade do produto etc. 2 - Deixar a bateria ligada no notebook com carga total e com o mesmo notebook ligado à tomada não diminui a vida útil da bateria conforme já dito acima. Este efeito de cada vez mais a bateria ir perdendo a sua capacidade de reter energia se dá ou pelo tempo de vida útil da bateria já estar chegando ao seu fim ou a bateria tem péssima qualidade ou ainda é muito usada por questões de mobilidade. O resto é lenda urbana baseada nas antigas baterias de níquel e o infâme efeito memória que as mesmas tinham. Eu mesmo sempre deixo a bateria no notebook com o mesmo ligado à tomada e já tenho este mesmo pc há mais de dois anos e a capacidade de retenção de energia desta ainda está a mesma de quando ela veio de fábrica. É claro que quando eu preciso fechar a tampa do notebook eu já deixo selecionada a opção de hibernação do pc ativada para este caso. Minha bateria sempre que eu faço medições dura, até hoje mesmo se passando dois anos de uso nas condições citadas é de cinco horas ( claro que se eu tocar um CD o tempo vai cair, se eu assistir um vídeo pelo uso do processador atendendo as requisições do decoder de vídeo, gasto de energia pela passagem da mesma pelos auto-falantes, tela e do próprio player de vídeo também fará com que o tempo de retenção de energia caia ).Você pode deixar o notebook ligado direto à tomada sempre que desejar pois para isto ele foi projetado, agora tem usuário que coloca o note no colo sem ver se as passagens de ar não estão bloqueadas e daí o mesmo dá um problema e o usuário pensa logo que é a bateria...

link permanente

respondeu May 26 '13 às 00:33

Roberto_Silvabr's gravatar image

Roberto_Silvabr
458681

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,962
×899
×3

pergunta feita: May 24 '13 às 16:01

pergunta lida: 13,318 vezes

última alteração: Sep 25 '17 às 19:46