Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Como manter o HD desfragmentado? Qual o melhor desfragmentador?

Perguntou 12 anos atrás

Resolvido

Porque meu Windows XP sempre fragmenta pouco tempo depois de eu desfragmentar? utilizo o IObit Smart Defrag e queria saber se tem como sempre mantelo desfragmentado e tbm quero saber qual é o melhor mais top desfragmentador q existe

PUBLICIDADE

Respostas

12 anos atrás

O melhor desfragmentador de todos? O do próprio Windows é claro. Ele consegue algo que por razões óbvias os outros não conseguem: mover sem dar pane no sistema os arquivos de metadados do próprio sistema. Ele consegue fazer isto pois a própria empresa que produz o windows possui o código fonte deste ( por isso eu disse por motivos óbvios ) e por intermédio do mesmo sabe-se com certeza o que fazer e como fazer a movimentação dos metadados e desfragmentar arquivos do sistema enquanto em uso. Algo que as demais empresas não sabem. Deixe o próprio desfragmentador do windows habilitado e só. Quando o nível atingir algo que é tido como verdadeiramente crítico ( em torno de dez por cento ) este programa entrará em ação e desfragmentará o disco sem você sequer notar. Desfragmentar HD não tem que ser "vício", nem sempre mesmo com a movimentação intensa de arquivos se faz necessária a desfragmentação, há de se analisar por exemplo se os arquivos são movidos de uma partição para outra, qual é o tamanho do arquivo e seu acesso mais recente, evitar de ficar instalando programas um atrás do outro sem a verdadeira necessidade para isto, saber a procedência do que se baixa ( tente rodar a mais recente versão pirata do photoshop com crack e vai entender melhor... não recomendo, mas a propósito de testes use ele por três dias com imagens em HD e dá uma verificada depois de três ou cinco dias... ), averiguar se o HD é magnético ou de estado sólido (SDD não se desfragmenta, somente em casos específicos como um server por exemplo ). Ficar rodando desfragmentador sem necessidade acaba com a vida útil de qualquer HD por mais qualidade que o fabricante garanta, isto é fato. Então em suma: o melhor desfragmentador é o do windows, só isso, não tem muito mais o que pesquisar ou até citar sem um estudo do "caso a caso".

sando_ms

sando_ms

Moderador

12 anos atrás

Desfragmentar o disco com muita frequência reduz a vida útil do disco, e nem aumenta a velocidade de acesso tanto assim, ou seja:

• A durabilidade do disco é ligada ao numero de gravações e a desfragmentação além de ficar movendo o conteúdo do arquivo, utiliza mais intensamente a parte inicial do disco.
  • Esta fragmentação rápida, que está ocorrendo contigo, são os arquivos temporários que nunca mais serão utilizados, os arquivos mais utilizados estão relacionados aos programas e só necessitam ser desfragmentados uma vez. 

Em outras palavras, remova os arquivos temporários antes de desfragmentar e mesmo assim só desfragmente quando o percentual de fragmentação for muito alta.

11 anos atrás

Eu queria um desfragmentador gratuito que desfragmentasse em tempo real, toda vez que eu baixar ou mover algum arquivo ou gravar algum arquivo no HD esse desfragmentador desfragmentasse automaticamente sem deixar a máquina lenta e pesada

12 anos atrás

como faço para agendar desfragmentação no XP? de quanto em quanto tempo devo fazer isso para manter o disco desfragmentado e sem danificar o HD? desfragmentar os metadados melhorar a velocidade do pc mais do q se eu estivesse usando outro desfragmentador?

12 anos atrás

E também disse que sempre que sistema verificar que o hd está sendo usando por um processo que dependa muito do próprio hd ( como a gravação de cd ) o desfragmentador somente entrará em ação na próxima vez que estiver agendada. Se a desfragmentação está agendada então ela não será executada todo dia e, muito menos, toda a hora. Sobre metadados são as propriedades do arquivo criado ou pelo usuário ou pelo sistema ( quando você clica em propriedades e aparece aquelas informações tais como nome do arquivo, quando ele foi criado, se é um arquivo de imagem, vídeo ou outro tipo de documento etc. ) para qualquer outra dúvida sobre metadados leia na wikipedia

12 anos atrás

a desfragmentação automatica do XP prejudica o HD? pois vc disse q ficar sempre desfragmentando prejudica o HD e creio q a desfragmentação automatica faz isso a toda hora quando movo um arquivo

e essa desfragmentação automatica não prejudica a gravação de DVD caso eu esteja fazendo e no momento desfragmentar?

como configuro o desfragmentador do XP para fazer automaticamente?

o q são arquivos metadados?

12 anos atrás

Você nunca teve e nem terá pane no sistema ao usar um desfragmentador comercial ou freeware pois como eu disse nenhum deles tentará mover os arquivos de metadados do windows. Isto somente é feito pelo próprio desfragmentador do windows pois com o código fonte do sistema sabe-se como fazer isso com estes mesmos arquivos em uso. Nenhuma empresa dirá que desfragmentar o HD faz com que ele, o HD, perca a vida útil pois deporão contra a qualidade do próprio produto. Agora é o usuário quem sabe, quer desfragmentar todos os dias? Nada impede além claro do bom senso observando os casos acima por mim citados. Nunca usei o XP mas dá uma busca no google que deve ter vários tutoriais ou até mesmo informativos dizendo como habilitar a desfragmentação automática no XP, sei fazer isso tanto no Vista, no Seven e até no windows 8 com o uso do agendador de tarefas ou pela interface do programa. Agora no XP nunca nem procurei saber. Nunca vi desfragmentar arquivos atrapalhar na gravação de dados seja em CD, DVD ou pendrive. Não posso afirmar que seja impossível disto acontecer, só creio ser meio improvável já que o desfragmentador do windows quando "percebe" uma gravação de um arquivo sendo feita ou que o HD está sendo usado por outro processo ( programa ou atualização em andamento ) ele não desfragmenta neste momento deixando para a próxima vez agendada este mesmo processo observando se o HD está ou não em uso por um ou vários processos.

12 anos atrás

nunca tive pane no sistema usando um outro desfragmentador como o smart defrag q estou usando agora e tudo o q falavam é q o desfragmentador do windows é ruim, eu uso windows XP e como faço para deixar o desfragmentador dele habilitado o meu medo é de ele começar a desfragmentar automaticamente quando eu estiver gravando um disco e danificar a gravação

entrei em contatos com fabricantes como seagate e eles disseram q desfragmentar muito o HD não reduz a vida dele

12 anos atrás

Qual o melhor desfragmentador de todos? seja pago ou gratuito e como manter o sistema sempre desfragmentado ao maximo sem necessidade de ficar perdendo tempo desfragmentando

LFINFOR

Membro

12 anos atrás

Eu já utilizo o próprio do sistema Windows, sempre utilizo as próprias ferramentas do sistema, evita ficar enchendo seu computador de programas e otimiza seu computador. Ao pesquisar encontrei como mais apreciados: PerfectDisk - Pago MyDefrag - Gratuito Mas como informei nunca utilizei nenhum outra a não ser o do próprio Windows.

E não há limite para desfragmentar o disco e desgramentar não reduz vida útil do HD, pelo contrário melhora sua performance.

PUBLICIDADE