O uso de fans (ventoinhas) em PCs aumenta a durabilidade de todas as peças do micro ou isso é lenda? uso um PC a varios anos sem nenhuma ventoinha alem das ventoinhas da fonte e do processador e ele ainda não deu defeito mas com o meu PC novo comprei 2 fans cooler master excalibur 120mm mas não sei se vai ser util para aumentar a durabilidade do meu PC, só sei q vai acumular mais poeira

caso as fans realmente funcionem, ela aumenta pouco ou muito a vida dos componentes? até q ponto isso é valido?

perguntou Jun 25 '13 às 17:52

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

O aquecimento realmente diminui a vida útil dos eletrônicos, e as ventoinhas no gabinete ajudam a baixar a temperatura geral do PC.

Mas você tem razão, ventoinhas demais só servem para acumular poeira, se a configuração não aquecer muito, basta a ventoinha da fonte que já circula bastante ar.

Para verificar se as ventoinhas nos gabinetes são necessárias, desligue todas as ventoinhas e verifique se temperaturas (placa mãe, disco, processador ..) estão dentro da dos limites aceitáveis.

link permanente

respondeu Jun 25 '13 às 22:44

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

Mas ventoinhas reduzem o aquecimento? elas aumentam pouco ou muito a durabilidade de todas as peças?

como eu disse antes nunca usei ventoinhas e já tenho um PC a anos mas quero saber se usa-las aumenta a durabilidade ou isso é boato só sei q as peças se desgastam pelo uso

link permanente

respondeu Jun 26 '13 às 08:44

gamemaniaco
366369372100

Depende do hardware e da ventilação do seu gabinete.

link permanente

respondeu Jun 26 '13 às 10:58

caioramirez's gravatar image

caioramirez
569260

Como assim? eu quero saber no geral se ventoinhas uma frontal e outra traseira de 120mm realmente baixam a temperatura e se temperatura mais baixa aumenta a vida das peças ou se isso é balela e quero saber tbm se aumenta pouco ou muito a expectativa de vida

link permanente

respondeu Jun 26 '13 às 20:09

gamemaniaco
366369372100

Só a presença de fans não resolve o problema de aquecimento. Os cabos devem estar organizados, a corrente de ar deve ser formada de modo que resfrie os componentes e o gabinete precisa de espaço para isso. Mas a grosso modo, sim, o uso de fans reduz a temperatura e prolonga a vida das peças, pois o aquecimento prejudica a durabilidade dos componentes. Também não adianta os fans estarem mal colocados ou provocarem trepidação excessiva no HD, por exemplo...

link permanente

respondeu Jun 26 '13 às 21:56

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

vou organizar todos os cabos no meu gabinete cooler master elite 335U, o uso de fans prolonga a vida das peças em pouco ou muito mais tempo? vou colocar uma fan forntal de 120mm e outra traseira de 120mm

link permanente

respondeu Jun 28 '13 às 10:02

gamemaniaco
366369372100

O aumento da temperatura diminui a vida dos componentes da placa mãe e para aumentar a vidada deles, será necessário uma boa refrigeração onde você terá que usar o número máximo de fans que seu gabinete compõe.

link permanente

respondeu Jun 28 '13 às 10:06

Maycon's gravatar image

Maycon
(suspenso)

Mas com o uso de fans aumenta pouco ou muito a durabilidade das peças?

link permanente

respondeu Jun 30 '13 às 09:37

gamemaniaco
366369372100

Sim, pois vai aquecer menos.

LucasCzeck's gravatar image LucasCzeck (Jun 30 '13 às 09:45)

Mas aumenta pouco ou muito a durabilidade das peças?

link permanente

respondeu Jun 30 '13 às 14:22

gamemaniaco
366369372100

Cara, a vida de um componente depende da vários fatores.

LucasCzeck's gravatar image LucasCzeck (Jun 30 '13 às 14:27)

Quais?

link permanente

respondeu Jun 30 '13 às 15:55

gamemaniaco
366369372100

Cara, depende do lugar onde você mora, depende do como você usa, para o que você usa, dos outros componentes, várias coisas mesmo.

LucasCzeck's gravatar image LucasCzeck (Jun 30 '13 às 16:10)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,012
×38
×8

pergunta feita: Jun 25 '13 às 17:52

pergunta lida: 3,041 vezes

última alteração: Jul 04 '13 às 10:58