gamemaniaco
Membro
Uso de fans em PCS aumenta a vida útil dos componentes?
Perguntou 12 anos atrás
O uso de fans (ventoinhas) em PCs aumenta a durabilidade de todas as peças do micro ou isso é lenda? uso um PC a varios anos sem nenhuma ventoinha alem das ventoinhas da fonte e do processador e ele ainda não deu defeito mas com o meu PC novo comprei 2 fans cooler master excalibur 120mm mas não sei se vai ser util para aumentar a durabilidade do meu PC, só sei q vai acumular mais poeira
caso as fans realmente funcionem, ela aumenta pouco ou muito a vida dos componentes? até q ponto isso é valido?
Respostas
gamemaniaco
Membro
12 anos atrás
Eu só quero saber se faz diferença em ser mais duravel as peças com o uso de fans e se aumenta muito
gamemaniaco
Membro
12 anos atrás
Quais?
gamemaniaco
Membro
12 anos atrás
Mas aumenta pouco ou muito a durabilidade das peças?
gamemaniaco
Membro
12 anos atrás
Mas com o uso de fans aumenta pouco ou muito a durabilidade das peças?
gamemaniaco
Membro
12 anos atrás
vou organizar todos os cabos no meu gabinete cooler master elite 335U, o uso de fans prolonga a vida das peças em pouco ou muito mais tempo? vou colocar uma fan forntal de 120mm e outra traseira de 120mm
Pontelli
Membro
12 anos atrás
Só a presença de fans não resolve o problema de aquecimento. Os cabos devem estar organizados, a corrente de ar deve ser formada de modo que resfrie os componentes e o gabinete precisa de espaço para isso. Mas a grosso modo, sim, o uso de fans reduz a temperatura e prolonga a vida das peças, pois o aquecimento prejudica a durabilidade dos componentes. Também não adianta os fans estarem mal colocados ou provocarem trepidação excessiva no HD, por exemplo...
gamemaniaco
Membro
12 anos atrás
Como assim? eu quero saber no geral se ventoinhas uma frontal e outra traseira de 120mm realmente baixam a temperatura e se temperatura mais baixa aumenta a vida das peças ou se isso é balela e quero saber tbm se aumenta pouco ou muito a expectativa de vida
caioramirez
Membro
12 anos atrás
Depende do hardware e da ventilação do seu gabinete.
gamemaniaco
Membro
12 anos atrás
Mas ventoinhas reduzem o aquecimento? elas aumentam pouco ou muito a durabilidade de todas as peças?
como eu disse antes nunca usei ventoinhas e já tenho um PC a anos mas quero saber se usa-las aumenta a durabilidade ou isso é boato só sei q as peças se desgastam pelo uso

sando_ms
Moderador
12 anos atrás
O aquecimento realmente diminui a vida útil dos eletrônicos, e as ventoinhas no gabinete ajudam a baixar a temperatura geral do PC.
Mas você tem razão, ventoinhas demais só servem para acumular poeira, se a configuração não aquecer muito, basta a ventoinha da fonte que já circula bastante ar.
Para verificar se as ventoinhas nos gabinetes são necessárias, desligue todas as ventoinhas e verifique se temperaturas (placa mãe, disco, processador ..) estão dentro da dos limites aceitáveis.