3
2

O Ranking leva em conta principalmente o sucesso, diversão e carisma que cada qual teve e, até mesmo, a nostalgia que inspira nos dias de hoje. Segue o meu ranking (TOP 10):

1 - Nintendo/Super Nintendo (SNES);

2 - Sony/Playstation (PSX/PSONE);

3 - Sony/Playstation 2 (PS2);

4 - Sega/Mega Drive/Mega Drive II (MD/MDII);

5 - Nintendo/Nintendo Entertainment System (NES, vulgo "Nintendinho");

6 - Sega/Master System (MS);

7 - Sega/Dreamcast (DC);

8 - SNK/Neo Geo (NG);

8 - Nintendo/Nintendo 64 (N64);

9 - Microsoft/Xbox (Xbox 1)

10 - Sega/Saturn.

OBS: Coloquei duas vezes o oitavo lugar pois entendo que há um empate entre o Neo Geo e o N64.

O que acharam do meu ranking? E para vocês, qual seria o ranking ideal???

perguntou Aug 28 '13 às 16:26

GabrielMacedo's gravatar image

GabrielMacedo
3537503.0k

editou Jan 18 '16 às 17:21

Roberto_Caligari's gravatar image

Roberto_Caligari ♦♦
349173

minha opinião: 1- snes 2- atari 3- ps1 4- dreamcast 5- n64 6- xbox 360 7- master system 8- neo geo 9- mega drive 10- nintendo

thiagobessa's gravatar image thiagobessa (Oct 13 '13 às 08:55)

A sua lista é muito boa, mas eu colocaria o PS one em primeiro pela quantidade de títulos e o Mega e SNes em segundo empatados. Nos de geração 32 bits eu colocaria o Saturn no lugar do NEo GEo. PQ ? PQ a maioria ( quase 90% ) dos NEO GEO caseiros era o de CD, e os Loading era intermináveis. Já nas conversão para o Saturn, tínhamos o cartucho de rom que deixava o jogo sem Loading. Sem contar que o Saturn tbm tinha outros tipos de títulos e não só focava em jogos de luta. Por esse motivo acho que o Saturn, na sua lista, deveria estar no lugar do Neo GEo. E para quem não teve a oportunidade de jogar KOF se, loading em casa por não conhecer o que foi um Saturn, só tenho uma coisa a dizer.... Só lamento por vcs.

carlosballack's gravatar image carlosballack (Oct 17 '14 às 11:28)

Carlosballack,

Você está equivocado. Neo Geo não se compara à playstation, são consoles de gerações diferentes.

rafaelnsales's gravatar image rafaelnsales (Oct 17 '14 às 14:45)

Pelos critérios que você utilizou, não entendi como não citou o Atari. Você tem menos de 25 anos?

Leonardo%20Santiago's gravatar image Leonardo Santiago (Oct 18 '14 às 07:03)

Rafal, Me referi ou Neo Geo falando que o Saturn era melhor por conta do cartucho de expensão. O NEo Geo Cd tem horas de Loading. Já no Saturn o loading é no máximo de um segundo, deixando ele muito próximo ao Arcade.

carlosballack's gravatar image carlosballack (Oct 20 '14 às 21:33)

A pedidos, segue o ranking do velhinho madruga:

1 - SNES (a maior obra prima em 16 bits, e com ctza o maior sucesso da Nintendo de tds os tempos...);

2 - NES (o console que traçou na história dos games as siglas "A.N" (antes da Nintendo e "D.N" depois da Nintendo... e também foi quem fez os EUA esquecerem o "crash" dos videogames);

3 - Atari 2600 (o "pai" de todos os consoles populares não poderia ficar de fora da lista... erros por parte da direção da empresa a fizeram sumir do mapa dos games, mas o 2600 foi e sempre será a maior contribuição da Atari para o mundo dos consoles);

4 - PSX 2 (estabilizou a Sony no mercado dos consoles... entre 2000 e 2006 ninguém fez mais sucesso...);

5 - PSX 1 (revolucionou a história popularizando os jogos em CD... e também a facilidade em piratear os mesmos... rs!);

6 - Neo Geo (até hj possui vários dos melhores jogos de luta de tds os tempos... e o jogo que você jogava em casa, era o mesmo do arcade... sem nenhuma diferença);

7 - Mega Drive/Genesis (perdeu a batalha dos 16 bits pro SNES, mas até hoje foi uma das maiores contribuições da Sega para a história dos consoles);

8 - Dreamcast (o último grande trabalho da Sega merece seu lugar na lista, afinal fez a Sega se recuperar do "mico" que foi o Saturn. Foi nesse console que muitos jogaram "online" pela primeira vez... porém concorrer contra o PSX2 o fez "morrer" cedo...);

9 - Nintendo 64 (aqui a Nintendo começou a estabelecer o público principal dos seus consoles: crianças e famílias... o que fez com que muitos jogos não fossem lançados para o console... perdeu feio para o PSX, mas jogar Mario Kart 64 é até hj viciante...)

10 - PC Engine/TurboGrafx 16 (fez sucesso apenas no Japão, mas o coloco na lista no lugar do 3DO por ter sido oficialmente o primeiro console a utilizar CD-ROM);

Menção honrosa (o "console" em que realmente eu mais me diverti):

MSX (não é bem um console, mas um micro 8 bits que no Brasil foi apelidado de "videogame de playboy"... imaginem que, da metade dos anos 80 ate a mais ou menos o início dos anos 90, o Brasil ainda era dominado pelo Atari 2600... e quem possuia um MSX tinha acesso a jogos com gráficos iguais ou superiores ao NES/MasterSystem que ainda não haviam sido lançados oficialmente no BR... Finalizando, foi no MSX que a poderosa KONAMI nasceu...);

link permanente

respondeu Sep 09 '13 às 07:52

velhomadruga's gravatar image

velhomadruga
4281

Espetáculo de lista!!! Falou a voz da experiência! O Dreamcast morreu um HERÓI...A Nintendo realmente definiu uma nova ERA!

cefb_brandao's gravatar image cefb_brandao (Sep 09 '13 às 08:18)

Valew cefb... sua lista tb ta show, mas foi o q eu comentei antes: cada um vai fazer uma lista diferente... o bacana eh isso!

velhomadruga's gravatar image velhomadruga (Sep 09 '13 às 11:25)

Belíssima lista velhomadruga!

Ótimos apontamentos e uma grandiosa contribuição para o tópico.

Abraço.

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Sep 09 '13 às 17:09)

opa.. foi uma honra e agradeço os comentarios! (Y)

velhomadruga's gravatar image velhomadruga (Sep 10 '13 às 08:27)

MSX mandou, pensei que ninguém ia mencionar o MSX! Com certeza tinha jogos inesquecíveis!

rodrigo_lustosa's gravatar image rodrigo_lustosa (Oct 17 '14 às 13:04)

Esse lance de ranking de consoles varia de pessoa pra pessoa, de geração pra geração... O pessoal dos anos 80 tem um ranking, dos anos 90 tem outro e a geração 2000 outro diferente... mas gostei de ver os consoles citados! bacana!

link permanente

respondeu Sep 02 '13 às 12:03

velhomadruga's gravatar image

velhomadruga
4281

Concordo! Além do mais, a intenção é essa mesmo, afinal, escolhas reiteradas de um determinado console em listas diferentes (inclusive em termos de década) tende a demonstrar que este foi de fato mais marcantes que um outro menos lembrado.

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Sep 02 '13 às 16:37)

bacana fera

tenho 17 anos não posso opinar :-)

link permanente

respondeu Aug 28 '13 às 16:31

Digao's gravatar image

Digao
33621

1

Claro que pode!

Abraço.

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Aug 28 '13 às 16:45)
1

Digao,

Cria o seu ranking dai podemos ver quais consoles são comuns às listas!

cefb_brandao's gravatar image cefb_brandao (Sep 02 '13 às 12:43)

cefb_brandao Eu tive apenas um ps1, xbox 360, e pc para jogos, heahea mas vo deixar meu comentário falando dos jogos. O que mais marcou para mim foi o ps1 quando tinha um 8 anos, não ligava para tecnologia nem nada, eu ia na loja e pedia um jogo qualquer, quero um jogo daquelas maquinas de pegar barro, heheah o cara me dava um, tinha um jogo que era um personagem na casa, que dentro da casa existia um videogame com vários jogos, o cara em 1ª pessoa andava pela casa, até hoje eu tento achar o nome desses jogo se alguem sober me diz hehea. Mas sem duvida o jogo de ps1 que mais me marcou foi Driver 2, quando descobri que podia sair do carro então. Depois fui para pc, jogos que marcaram foram principalmente The Sims 2 acho que foi o jogo que mais joguei na vida, cheguei ao ponto de nem querer mais pensar naquele jogo, sério mesmo, de tanto que eu joguei, o jogo é excelente, mas como todo jogo para mim, enjoa se jogar demais heahe. Fui para xbox 360 que mais de marcou foi o final de mw2, eu quando era mais novo achava absurdo demais, aquele soldado no meio do deserto sem arma numa luta corporal a faca, foi absurdo de legal heahae, fiquei fascinado. Agora to no pc denovo, me lembro de te ido para o pc porque na época não existia servidores brasileiros para jogos online, não sei se tem agora, nessa atual geração o jogo que mais joguei foi o bf3 multiplayer. Abraço

Digao's gravatar image Digao (Sep 05 '13 às 10:33)

Cara, muito legal o seu post! Gostei dos atributos que você considerou! Eu concordo com vários consoles que você citou! Segue o meu ranking para região Brasil:

1) Atari 2600

2) Mega Drive/Sega Genesis

3) Super Nintendo/SNES

4) SNK Neo Geo

5) 3DO

6) Sega Saturno

7) Nintendo 64

8) Dreamcast

9) Playstation 2

10) Wii

Abraços,

link permanente

respondeu Aug 28 '13 às 18:14

cefb_brandao's gravatar image

cefb_brandao
(suspenso)

Valeu! E ficou bem legal o seu!

Abraço.

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Aug 29 '13 às 14:14)

Prá mim o SNES foi o melhor de todos os tempos, esse console me marcou e marcou minha infancia e crescimento

link permanente

respondeu Aug 28 '13 às 20:23

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

Realmente o SNES teve uma abrangência muito grande! Volte e meia tem uma galera que ainda joga (inclusive eu!).

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Aug 29 '13 às 14:15)

Difícil montar um ranking com algum tipo de objetividade, pois os "melhores" são sempre escolhas subjetivas. Tem gente que considera o Jaguar o melhor console da história, e quem sou eu para discordar? Se a pessoa gosta do Jaguar e é feliz jogando os jogos dele, então é o melhor para ela e ponto final. Enfim, aí vai meu ranking.

1 - Nintendo Entertainment System (NES): Definiu praticamente todas as bases para os jogos modernos, tanto em esquema de controle (D-Pad e botões) quanto em variedade de gêneros (RPG, tiro etc.)

2 - Playstation 2 (PS2): O que o NES fez na década de 80, o PS2 fez na década de 2000. Popularizou jogos de tiro em primeira pessoa e permitiu um controle mais completo sobre a ação.

3 - Super Nintendo Entertainment System (SNES): Basicamente refinou o NES, mas introduziu vários jogos inovadores no mercado e consolidou a popularização de diferentes gêneros no mercado ocidental.

4 - Atari 2600 ou Atari Video Computer System (2600, VCS): Foi criado inicialmente para rodar variantes de Pong, mas logo descobriram que o seu poder ia muito além. Popularizou os jogos para toda uma geração.

5 - Mega Drive ou Sega Genesis (SMD, GEN): Console mais popular da Sega, ofereceu vários jogos inovadores em um estilo completamente diferente da Nintendo. Introduziu jogos mais adultos bem antes do Playstation, como, por exemplo, Mortal Kombat (com sangue, enquanto a versão de SNES era censurada), Shadowrun, Divine Sealing etc.

6 - Playstation ou Playstation One (PSX, PS1, PSOne): Variedade enorme de jogos dos mais diversos gêneros, plena utilização da capacidade de armazenamento dos CDs e investimento pesado na divulgação de jogos de diferentes gêneros no ocidente (especialmente RPGs).

7 - XBox 360 (360): Tornou o componente online algo praticamente obrigatório nos jogos. Infelizmente oferece uma variedade reduzida de jogos japoneses.

8 - Neo Geo (NEO): Trouxe verdadeiramente a experiência do arcade para dentro de casa, popularizou os jogos de luta e nave. A desvantagem é que os jogos são extremamente caros.

9 - Sega Saturn (SAT): Um dos consoles menos explorados no ocidente, o que é uma pena, pois na minha opinião representou o ápice criativo da Sega. Jogos como Shining Force III, Panzer Dragoon Saga, NiGHTS, Lunacy, Daytona USA, Sonic R, Princess Crown, Astal, Fighters Megamix, Marvel vs. Street, Deep Fear, Rampo e Burning Rangers oferecem algumas das experiências mais explosivas em criatividade em toda a história.

10 - Nintendo Wii (WII): Levou os jogos a um novo público, abrindo as portas da indústria dos jogos eletrônicos para uma parcela da população mundial que achava os jogos muito infantis ou muito difíceis de gostar.

link permanente

respondeu Sep 08 '13 às 16:17

ThiagoSimoes's gravatar image

ThiagoSimoes
121

Ótima postagem!

Abraço.

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Sep 09 '13 às 17:04)

SUPER NINTENDO ETERNO. o melhor de todos, revolucionou o gráfico dos jogos. FATO

link permanente

respondeu Oct 17 '14 às 18:35

Carlos_2206's gravatar image

Carlos_2206
13374

Oi Pessoal, eu tive uma ideia para incrementar mais ainda este POST, para cada plataforma citada no seu RANKING, colocar também o game que mais o marcou! Eu vou começar:

1) Atari 2600 (Soccer)

2) Mega Drive/Sega Genesis (The Revenge of Shinobi)

3) Super Nintendo/SNES (Star Fox)

4) SNK Neo Geo (Metal Slug)

5) 3DO (Road & Track)

6) Sega Saturno (Guardian Heroes)

7) Nintendo 64 (Goldeneye 007)

8) Dreamcast (SoulCalibur)

9) Playstation 2 (Shadow of the Colossus)

10) Wii (Resident Evil 4 Wii edition)

Abraços,

link permanente

respondeu Sep 08 '13 às 18:57

cefb_brandao's gravatar image

cefb_brandao
(suspenso)

Boa ideia!

Abraço.

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Sep 09 '13 às 17:05)

Putz, tenho só 18 anos, passei apenas pelo SNES, PS1, PS2 e PS3. Mas com certeza cada console marcou do seu jeito, SNES e seu incrível Mario, ainda tinha o Superstar Soccer! Um dos jogos que mais me marcou neste console foi com certeza o TopGear! Era o que eu mais curtia! Na verdade não joguei tanto o SNES, então não curti tanto como os outros. No PS1 foi quando comecei a pela primeira vez jogar meio que conscientimente, pois antes era meio que só foda-se, to só ali passando o tempo rs! Como esquecer de Crash Bandcoot? Inesquecível. Nesta geração também foi quando aprendi de vez a jogar games de futebol com o grande Winning Eleven. Me lembro de outros games que joguei muito, como o Spyro, the dragon, algo assim rs. Veio o PS2, como o amigo citou ali, a consolidação do FPS em games incríveis como Killzone, Black e os Medal of Honors (infelizmente caiu no esquecimento). Esta geração abriu caminho também para a franquia God of War, games que me marcaram bastante, foram os primeiros que eu realmente corri atrás da história. Ainda teve o inesquecível Shadow of the Collossus né. Aqui também conheci a série Metal Gear Solid, com o MGS3, game incrível, até ali tinha sido o melhor da minha vida, foi o primeiro game que zerei mais de uma vez e com certeza o que mais marcou essa geração! Veio o PS3, comprado exclusivamente para jogar MGS4 kkk. Jogaço, jogaço, sem palavras para o trabalho de Hideo Kojima. Mas foi no PS3 que veio minha maior experiência nos video-games, com certeza, em The Last of Us, jogo bem recente né, mas que conseguiu me envolver na história de uma forma incrível, de uma forma que nunca aconteceu. Nunca esquecerei deste game e espero ansiosamente por uma sequência!

link permanente

respondeu Sep 09 '13 às 21:05

rafaelribeeiro's gravatar image

rafaelribeeiro
44431

Legal Rafael!

Abraço.

GabrielMacedo's gravatar image GabrielMacedo (Sep 09 '13 às 21:15)

snes é sem duvidas o melhor de todos os tempos. não importa quando você nasceu, ou qual sua geração. ponto.

qualquer pessoa hoje que pegar um jogo de snes, tipo super mario, mario kart, algum dos xmen, homem aranha, etc, vai se divertir. não importa se tem 7 ou 70 anos (minha vó tem um ps2 e vive jogando os jogos de snes através do emulador).

acho o snes o melhor de todos, por que ele realmente "marcou". no sentido de que seus jogos envelheceram bem. diferente de pegar um jogo do master ou do nintendinho que ficaram datados, ou mesmo do ps1 (meu segundo melhor videogame), que também podem ser considerados "datados" já que o ps1 foi o grande "salto" e o que temos até hoje é só um refinamento das coisas estabelecidas no ps1. então dá pra considerar a mecaninca e gráficos datados. já os do snes não. acho que são meio atemporais.

link permanente

respondeu Oct 17 '14 às 21:22

lander7x's gravatar image

lander7x
211

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,233
×393
×383
×153
×18
×13
×4
×2

pergunta feita: Aug 28 '13 às 16:26

pergunta lida: 85,099 vezes