ola pessoal eu sei que a pergunta que euu vou fazer tinha que ser feita para um mecanico mas vamos ver se algum gosta de navegar na internet. Queria saber se da para colocar algum motor de opala ne um chevette1979???

perguntou Sep 10 '13 às 22:15

bruno2013's gravatar image

bruno2013
15182030

fechado Sep 11 '13 às 15:59

nathmac's gravatar image

nathmac ♦♦
4611665

A pergunta foi fechada pelo seguinte motivo: "Pergunta é fora do escopo ou irrelevante" nathmac Sep 11 '13 às 15:59

Amigo,

Não sei se esse fórum é dos mais pertinentes para tal pergunta, mas de todo modo, vou te responder: dá sim, tanto o motor de 4 quanto o de 6 cilindros são adaptáveis para o Chevettinho.

Olha cara, se faz questão que seja o motor de Opala, opte pelo 4 cilindros, vez que este demanda uma adaptação bem menos radical do que para se colocar o de 250 polegadas, sem falar que em termos dinâmicos o 2.5 é bem superior, pois é menor e mais leve que o 4.1, já sendo bastante "torcudo". Então, você teria uma invasividade estrutural muito menor e um carro bem mais equilibrado do que com um "linguição" na dianteira.

Dê uma verificada no Google mesmo que já tem vários fóruns e tutoriais de como se adaptar o motor 4 cilindros de Opala no Chevette, e sim, fica bastante interessante. Inclusive, te sugiro colocar um carburador DFV, um comando com uma alta graduação (para embaralhar) e um escpae 4x1... Cara, fica um ronco animal! Parece que você está com um "seis canecos envenenadíssimo" embaixo do capô do pequeno Chevy.

Agora, não posso deixar de dizer, se você quer apenas um novo motor para o seu Chevas e não esteja preso à realização de um sonho/gosto específico (no caso, o de ter um "Chepala"), acho muito mais negócio optar por um propulsor GM família 2, que é aquela linha de motores que saiu nos Monza, Kadett, Omega, Astra e Vectra. Por que? Porque hoje em dia você encontra um motor destes com muito mais facilidade do que um motor de Opala (seja o de 4 ou 6 cilindros), sem falar que, com a supervalorização que os antigos tiveram nos últimos anos, sinceramente, não compensa investir tanto num motor tão ultrapassado.

Além do mencionado acima, cumpre destacar que, por incrível que possa parecer, a adaptação de tal motor é muito mais simples do que a do motor de Opala (e olha que estou considerando o de 150 polegadas! Quem dirá em relação ao seis em linha...), demandando, praticamente, apenas uma flange de adaptação entre o bloco do motor e a caixa seca do cambio ORIGINAL DO CHEVETTE. Isto mesmo, você mantém o ótimo câmbio do Chevette sem problemas (vai mudar o rolamento da embreagem - passa a usar a de Opala; É isto mesmo, o rolamento de câmbio de Opala para o motor de Vectra/Astra/Omega, pois é mais forte que a original - e mais uma ou outra coisinha) e fica muito bom. Também ressalto que tal motor é mais leve e moderno que o 4 cilindros de Opala, resultando num desempenho e economia bem maiores.

Amigo, eu tive um "Chevectra" (que também podia ser chamado de "Chevastra", hehehe) e o carro era muito bom! Gastava menos e andava mais que qualquer modelo original com o mesmo motor. O motor que eu usava era o de um Vectra da linha 97/02, 2.0 e injetado. Hoje, você tem o mesmo motor atualizado, que é o último Flexpower dos Astra e Vectra GT, que já contam com 140cv originais! Já pensou um Chevettinho com um motor destes? :D

Abraço!

link permanente

respondeu Sep 10 '13 às 23:20

GabrielMacedo's gravatar image

GabrielMacedo
3537503.0k

editou Sep 10 '13 às 23:28

@bruno2013, esse fórum é sobre tecnologia, portanto, sua pergunta será fechada.

link permanente

respondeu Sep 11 '13 às 15:58

nathmac's gravatar image

nathmac ♦♦
4611665

isso tbm é, cade a democracia quando se precisa...

bruno2013's gravatar image bruno2013 (Sep 13 '13 às 15:08)

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,640
×69
×14
×11
×6
×1
×1
×1

pergunta feita: Sep 10 '13 às 22:15

pergunta lida: 3,158 vezes