Meu PC começou a desligar sozinho e quando religo aparece essa mensagem antes de dar o boot. Ele sempre desliga quando estou fazendo algo que puxa bem do processador... Exemplos: jogando um game ou convertendo um vídeo para outro formato. Se estou simplesmente navegando na web isso não ocorre.

Já fiz uma pesquisa pela net e vi que podem ser mil coisas, mas entre elas o mais comum é problema de cooler. O cooler está com problema? Pasta térmica secou? Cooler pode estar mau encaixado ou simplesmente não dando conta do calor desse Rio de Janeiro? rs

Grato por qualquer dica...

perguntou Jan 14 '12 às 11:57

Felipe%20Vinha's gravatar image

Felipe Vinha
353542596

editou Jan 19 '12 às 19:02

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.6k

Provável problema de aquecimento, se tiver como verifique o cooler se está limpo e girando corretamente, também pode ser a pasta térmica, algumas marcas mais baratas tem a tendência de ressecar atrapalhando o resfriamento do processador.

link permanente

respondeu Jan 14 '12 às 12:10

ricardogardezani's gravatar image

ricardogardezani
116320

Vou dar uma olhada, valeu!

Felipe%20Vinha's gravatar image Felipe Vinha (Jan 14 '12 às 12:12)

Isso mesmo cooler e pasta térmica no bicho!

error_kimero's gravatar image error_kimero (Jan 14 '12 às 12:47)

Problema de superaquecimento sempre é uma consequência e não uma causa. Por isso, se eu fosse você investigava qual a placa que está provocando isso. Não tem cabimento você ficar se matando pra resfriar o PC, a menos que tenha 4 placas d vídeo de 1GB ddr5 e 16gb de memória hahaha

link permanente

respondeu Jan 14 '12 às 20:12

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.6k

O problema aí é superaquecimento mesmo, parece claro.

Não dá pra confiar tanto no Everest porque ele quase sempre faz a leitura de forma equivocada (TJ MAX errado, por exemplo). Uma boa ideia é entrar na BIOS logo após um desligamento desse e verificar a temperatura da placa-mãe e do processador. É o método mais confiável. O Core Temp é um ótimo programa pra verificar isso também.

Caso o seu seja um processador da tecnologia Core 2 ou um AMD X2 as temperaturas não podem ultrapassar 65 graus. Acima disso é porque algo está acontecendo de errado, são processadores com litografia baixa (65nm).

Se essas temperaturas estiverem informadas corretamente pelo Everest o caso é alarmante. GPU não pode passar de 100 graus, pois a probabilidade de degradação é muito grande. CPU não pode passar de 90 graus.

No teu caso, caso informação do Everest confirmada por programas melhores, até o dispositivo de vídeo vai precisar ser aberto pra receber pasta térmica, limpar dissipadores e coolers.

Mesmo para o processador.

Enfim, o micro precisa de uma limpeza. Diga-se de passagem deveria ser feita TODOS OS ANOS criteriosamente.

link permanente

respondeu Jan 15 '12 às 02:47

panda's gravatar image

panda
2492.8k

Valeu Panda. Esse micro não tem nem um ano, mas realmente não custa eu dar uma limpada nele agora. Abs!

Felipe%20Vinha's gravatar image Felipe Vinha (Jan 15 '12 às 10:14)

Felipe... uma gambiarra temporária que você pode fazer antes de tentar abrí-lo é forçar a entrada de ar fresco no PC. É escroto, i know, mas ajuda bastante. Se for desktop, deixe a tamba aberta e meta um ventilador pra cima dele.

...como eu disse, é gambiarra. Não soluciona seu problema, e nem recomendo usar isso como um solucionador. Mas #fikdik :P

link permanente

respondeu Jan 14 '12 às 12:26

allanmelo's gravatar image

allanmelo ♦♦
912221.8k

editou Jan 14 '12 às 12:27

1

Aí que tá, meu PC já é aberto, hehehe. Mas confesso que ele não fica em um lugar muito ventilado.

Felipe%20Vinha's gravatar image Felipe Vinha (Jan 14 '12 às 12:28)
1

Sério, da última vez que chamei um técnico pra ver por que meu PC ligava, ele me fez colocar UM VENTILADOR GIGANTE em frente à CPU aberta por um mês! Sério! Só pra depois meu namo trocar a memória e acabar com os problemas... ¬¬

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 14 '12 às 20:11)

tem programas que fazem monitoramento da temperatura da cpu o everest é um deles é uma forma de ter certeza antes de tomar qualquer atitude.

link permanente

respondeu Jan 14 '12 às 12:52

daniel_silva's gravatar image

daniel_silva
7711450

Bom, vi aqui no Everest e o resultado foi o seguinte: Placa mãe - 54 graus CPU1/Nucleo 1 - 83 graus CPU2/Nucleu 2 - 76 graus MCP - 86 graus Aux - 90 graus GPU - 78 graus Ambiente GPU - 61 graus GPU VRN - 76 graus

Os dois HDs que tenho na máquia não passam de 52 graus.

A situação está crítica?

Felipe%20Vinha's gravatar image Felipe Vinha (Jan 14 '12 às 15:17)

Ah, e "coolers" está marcando 2789 RPM.

Felipe%20Vinha's gravatar image Felipe Vinha (Jan 14 '12 às 15:18)

Toca a pasta térmica do processado, e limpa o cooler, se a velocidade não subir troca.

link permanente

respondeu Jan 14 '12 às 15:25

error_kimero's gravatar image

error_kimero
2319

Eu tenho três HDs, uma placa de vídeo que se alimenta da fonte (e por isso acho que esquenta bastante) e dois pentes de memória de 1GB DDR2. A fonte é forte, aguenta tudo isso. Creio que seja só problema de calor mesmo... Meu quarto geralmente é bem quente, de frente pra onde bate sol na casa e fica um forno nestes dias em que o RJ passa dos 40º. Deve dar alguma influência no PC, não?

link permanente

respondeu Jan 14 '12 às 20:53

Felipe%20Vinha's gravatar image

Felipe Vinha
353542596

Com certeza influencia. Se não, datacenter não era tão frio. :P

allanmelo's gravatar image allanmelo ♦♦ (Jan 15 '12 às 17:50)

Três HDs??? Já pensou em comprar um gabinete especializado em resfriamento? Pense também em trocar seus HDs por menos placas com maior capacidade de armazenamento. ...

Quanto ao sol... Você não deixa ele bater no gabinete neh?

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 16 '12 às 09:33)

Pois é Rebeca, 3 HDs... hehehehe Não, o PC não fica no sol, mas meu quarto fica na frente da casa. Mesmo com toldo, sempre bate sol e fica beeem quente. Ar condicionado já tenho, mas não dá pra deixar ligado sempre, é? hahahaha

Felipe%20Vinha's gravatar image Felipe Vinha (Jan 16 '12 às 10:12)

eu descobri pelo pior jeito que ar condicionado e ventilador não são solução pra superaquecimento e, sim, configuração correta de placas, drivers e bom gabinete

Rebecca's gravatar image Rebecca ♦♦ (Jan 16 '12 às 10:17)
2

Rebecca tá certa. 3 HDs gerando calor dentro de um gabinete provavelmente mal dimensionado é um problemaço.

E nenhum PC pode ficar exposto ao sol.

Já começo a achar que não tem nada a ver com limpeza, pode ser mais uma questão de dimensionar melhor o espaço dentro do gabinete e encontrar um local mais adequado para o computador.

Quero te lembrar aqui que nenhum adaptador gráfico, onboard ou off, possui desligamento automático em caso de altas temperaturas.

Eles simplesmente torram, diferente do processador.

panda's gravatar image panda (Jan 16 '12 às 10:54)

também tem a possibilidade de a fonte estar demandando uma tensão errada para sua placa e essa para o processador. pode também a bios por algum motivo deixar de funcionar corretamente e alterar as tensões do processador, isso quando geralmente a própria pessoa procura fazer um overzinho(não dizendo que você o tenha feito), e acaba alterando muito na bios.

link permanente

respondeu Jan 15 '12 às 14:01

McLovin's gravatar image

McLovin
1361.5k

Eu ainda voto em você comprar um ar condicionado kkkkkkkkk

link permanente

respondeu Jan 16 '12 às 09:59

rec_lip's gravatar image

rec_lip
5253587.0k

porque não tira um hd para ver como a máquina se comporta e a fonte é watts reais ou daquelas que dizem uma coisa e fazem outra

link permanente

respondeu Jan 16 '12 às 20:46

daniel_silva's gravatar image

daniel_silva
7711450

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,558
×1,397
×203

pergunta feita: Jan 14 '12 às 11:57

pergunta lida: 42,545 vezes

última alteração: Feb 12 '12 às 13:44