O Xbox One ganhou um reforço de peso nesta quinta-feira, 17: a Sony. Para quem não acompanhou o desenrolar dos fatos de uma das maiores bombas do mercado de games brasileiro dos últimos anos, a empresa japonesa divulgou que o PS4 chegará ao Brasil por assustadores R$ 4 mil. Enquanto isso, o One, que desde sua apresentação foi mal visto pela maioria do público interessado, aparece como a melhor alternativa para quem gostaria de ter um console oficial, com garantia e assistência técnica no Brasil. Ele custa quase a metade do preço, R$ 2,2 mil, custo alto em relação ao preço nos Estados Unidos (US$ 500), mas muito abaixo do valor praticado pela Sony, cujo aparelho custa US$ 400 nos EUA. Como essa diferença de preços acontece? Como um console mais barato no exterior consegue chegar ao Brasil e custar duas vezes mais caro do que o principal concorrente? A resposta é complicada. Impostos não são uma desculpa para a Sony. A empresa tem se apoiado no fato de que entre 60 e 70% do custo são tributos para o governo, o videogame concorrente também possui a mesma carga tributária e possui a metade do preço. Um cálculo lógico aponta que, mantendo a proporção de custos em relação à concorrente, um preço adequado (não barato) seria de cerca de R$ 2 mil. A Sony já confirmou que o primeiro lote de consoles a ser vendido no Brasil será importado, o que realmente encarece o produto. Alguns podem achar que “a Microsoft produzirá o console no Brasil”, mas isso também não é verdade, como confirmou uma fonte ligada ao assunto ao Olhar Digital. Os primeiros modelos do Xbox One a chegar no Brasil também serão importados. É possível, sim, que o problema da Sony não se limite a uma possível “má-fé” na hora de colocar um preço em seu produto. Talvez as margens de lucro não sejam tão altas assim, em relação ao Xbox One, como informa esta fonte. O que talvez possa explicar esta vantagem da Microsoft seja uma série de condições positivas para a empresa que desenvolve o Windows. Segundo a fonte, a Microsoft teria uma maior entrada no país. Esta posição a colocaria um passo a frente no Brasil, a ponto de conseguir barganhar melhores condições de negociação com os distribuidores. Outra possibilidade é que a Sony, embora reafirme constantemente a importância do Brasil para sua estratégia de mercado, talvez não veja o país como tão estratégico assim, o que explicaria um baixo número de aparelhos a serem distribuídos em território nacional e também justificaria um preço alto, contando com a alta expectativa do mercado. Afinal, é aquela velha história do capitalismo: oferta e procura. Esta última alternativa pode ser ressaltada pelos números da participação do Playstation 3 no mercado brasileiro. Uma pesquisa da GfK divulgada em janeiro deste ano afirma que 85% dos consoles de última geração no Brasil são Xbox 360. Os outros 15% são divididos entre o PS3 e o Wii. |
Oi Jefferson, Eu acho que a responsabilidade do elevado preço do PS4 aqui no Brasil se deve ao fato de que o logista brasileiro sabe o quanto é COBIÇADO este aparelho entre os consumidores tupiniquins. Então o logista eleva o preço LÁ EM CIMA! Pois sabe que tem gente que VAI comprar assim mesmo, maximizando seus lucros! Com o passar do tempo, o lojista vai baixando de preço e divulgando como "PROMOÇÃO" ou algo do tipo: "PS4 baixou de PREÇO"... Eu também sou logista e trabalho com games, o que pudemos perceber entre os gamers do Rio de Janeiro é que a maior parte possui o PLAYSTATION 3! Contrariando um pouco o resultado da pesquisa da GfK... O Xbox 360 faz mais sucesso entre o público FEMININO. O valor justo seria até R$2.000,00 Reportagem interessante no G1: |
Falar de preço justo acho complicado... Somente quem investiu para realmente dizer qual é o preço JUSTO. O que devemos conversar ou debater e sobre o preço tabelado, aonde em cada pais tem seu valor que na minha opinião é injusto |
Depois desse anuncio que o custo vai ser de 4mil reais? Pra mim acabou se ter o valor de Zero. Tanto para o console e a qualquer produto da Sony. Sempre fui fã da Sony, se tivessem jogado limpo como foi quando lançaram o PS3 seria muito mais bonito. Agora colocar o preço desses. Por esse valor você pode ter dois outros consoles na sua casa o Xbox e o Nintendo. Conclusão: Prefiro ter dois do que um, sou plus hoje, amanhã não mais. Estão achando que agente tem maquina de dinheiro, depois reclamam de inadimplência. Enquanto todos não criarem a consciência de MARGEM DE LUCRO BAIXO = MAIS GIRO DE CAPITAL, sem contar o que seria ganho na venda de contas plus pra jogar online e venda de jogos. A Sony ta de sacanagem com o povo brasileiro é pra mim quem aceitar a pagar esse preço no console pode ser considerado um daqueles que pensa "QUE SE FODA O RESTO EU POSSO QUEM NÃO PODE SE SACODE", esta pessoa e que ajuda a ferrar esse nosso pais aceitando os abusos contra tanto a quem pode a quem não pode. |
Se o Xbox One vai custar R$ 2.200 aqui no Brasil e nos Estados Unidos vai ser mais caro do que o PS4, o PS4 não poderia custar mais do que R$ 2.000 aqui. |
JUSTO é o preço das lojas americanas 399,00 dólares e somar mais IOF +ou- 6% e mais 60% de taxa de importação (oque já é um assalto) o que totaliza uns +ou- 1500 reais com margem de lucro dos lojistas. mas o governo e os comerciantes são todos safados, só querem meter a mão no dinheiro do povo...para encher suas meias, cuecas e calcinhas de dinheiro... sugiro que boicotem a sony e não comprem o PS4 até eles criarem vergonha na cara e respeitarem o povo brasileiro. |
Ora o mesmo cobrado nos países civilizados. |
Bando de acéfalos, o melhor protesto, a melhor petição consiste em simplesmente não comprar o console! Deixem de mimimi e vão se preocupar com algo mais construtivo! Esse governo está ferrando com a educação, com a saúde, com o transporte, com a segurança, se endividando, vendendo o Brasil a troco de nada e vocês preocupandos com o valor de R$ 4 mil reais de um ps4? |
sera uma falta de diguinidade de quem complar o ps4 por esse valor abusivo vou de sou apaichonado pela linha ps tenho ps1 ps2 ps3 ps vita mais vou de xbox one dessa vez |
Primeiro: brasileiro precisa parar de comprar lançamentos, aguarde um pouco e force a baixa do preço Segundo: mesmo com os impostos o pS4 ñ deveria custar este preço Terceiro: espero que nenhum cabeçudo comprei este PS4 com este preço...seria burrice |
a 2000,00 reais ainda seria alto o valor mais seria concideravel |
Siga esta pergunta
Por Email:Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui
Por RSS:Markdown Básico
- *italico* ou __italico__
- **negrito** or __negrito__
- link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
- imagem?
- lista numerada: 1. Foo 2. Bar
- para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
- tags HTML básicas também são suportadas
Tags
pergunta feita: Oct 18 '13 às 01:55
pergunta lida: 7,468 vezes
última alteração: Aug 02 '16 às 19:04