1
1

O Xbox One ganhou um reforço de peso nesta quinta-feira, 17: a Sony. Para quem não acompanhou o desenrolar dos fatos de uma das maiores bombas do mercado de games brasileiro dos últimos anos, a empresa japonesa divulgou que o PS4 chegará ao Brasil por assustadores R$ 4 mil.

Enquanto isso, o One, que desde sua apresentação foi mal visto pela maioria do público interessado, aparece como a melhor alternativa para quem gostaria de ter um console oficial, com garantia e assistência técnica no Brasil. Ele custa quase a metade do preço, R$ 2,2 mil, custo alto em relação ao preço nos Estados Unidos (US$ 500), mas muito abaixo do valor praticado pela Sony, cujo aparelho custa US$ 400 nos EUA.

Como essa diferença de preços acontece? Como um console mais barato no exterior consegue chegar ao Brasil e custar duas vezes mais caro do que o principal concorrente? A resposta é complicada.

Impostos não são uma desculpa para a Sony. A empresa tem se apoiado no fato de que entre 60 e 70% do custo são tributos para o governo, o videogame concorrente também possui a mesma carga tributária e possui a metade do preço. Um cálculo lógico aponta que, mantendo a proporção de custos em relação à concorrente, um preço adequado (não barato) seria de cerca de R$ 2 mil.

A Sony já confirmou que o primeiro lote de consoles a ser vendido no Brasil será importado, o que realmente encarece o produto. Alguns podem achar que “a Microsoft produzirá o console no Brasil”, mas isso também não é verdade, como confirmou uma fonte ligada ao assunto ao Olhar Digital. Os primeiros modelos do Xbox One a chegar no Brasil também serão importados.

É possível, sim, que o problema da Sony não se limite a uma possível “má-fé” na hora de colocar um preço em seu produto. Talvez as margens de lucro não sejam tão altas assim, em relação ao Xbox One, como informa esta fonte. O que talvez possa explicar esta vantagem da Microsoft seja uma série de condições positivas para a empresa que desenvolve o Windows.

Segundo a fonte, a Microsoft teria uma maior entrada no país. Esta posição a colocaria um passo a frente no Brasil, a ponto de conseguir barganhar melhores condições de negociação com os distribuidores.

Outra possibilidade é que a Sony, embora reafirme constantemente a importância do Brasil para sua estratégia de mercado, talvez não veja o país como tão estratégico assim, o que explicaria um baixo número de aparelhos a serem distribuídos em território nacional e também justificaria um preço alto, contando com a alta expectativa do mercado. Afinal, é aquela velha história do capitalismo: oferta e procura.

Esta última alternativa pode ser ressaltada pelos números da participação do Playstation 3 no mercado brasileiro. Uma pesquisa da GfK divulgada em janeiro deste ano afirma que 85% dos consoles de última geração no Brasil são Xbox 360. Os outros 15% são divididos entre o PS3 e o Wii.

perguntou Oct 18 '13 às 01:55

jeffersonthiago's gravatar image

jeffersonthiago
21222585

editou Aug 02 '16 às 19:04

barbarachieregate's gravatar image

barbarachieregate ♦♦
101922641

Oi Jefferson,

Eu acho que a responsabilidade do elevado preço do PS4 aqui no Brasil se deve ao fato de que o logista brasileiro sabe o quanto é COBIÇADO este aparelho entre os consumidores tupiniquins. Então o logista eleva o preço LÁ EM CIMA! Pois sabe que tem gente que VAI comprar assim mesmo, maximizando seus lucros! Com o passar do tempo, o lojista vai baixando de preço e divulgando como "PROMOÇÃO" ou algo do tipo: "PS4 baixou de PREÇO"...

Eu também sou logista e trabalho com games, o que pudemos perceber entre os gamers do Rio de Janeiro é que a maior parte possui o PLAYSTATION 3! Contrariando um pouco o resultado da pesquisa da GfK...

O Xbox 360 faz mais sucesso entre o público FEMININO.

O valor justo seria até R$2.000,00

Reportagem interessante no G1:

http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2013/10/apos-iphone-brasil-tem-videogames-mais-caros-do-mundo-diz-analista.html

link permanente

respondeu Oct 18 '13 às 02:47

cefb_brandao's gravatar image

cefb_brandao
(suspenso)

editou Oct 18 '13 às 17:07

Falar de preço justo acho complicado... Somente quem investiu para realmente dizer qual é o preço JUSTO. O que devemos conversar ou debater e sobre o preço tabelado, aonde em cada pais tem seu valor que na minha opinião é injusto

link permanente

respondeu Oct 18 '13 às 17:32

Caue%20Oliveira's gravatar image

Caue Oliveira
262732358

Depois desse anuncio que o custo vai ser de 4mil reais? Pra mim acabou se ter o valor de Zero. Tanto para o console e a qualquer produto da Sony. Sempre fui fã da Sony, se tivessem jogado limpo como foi quando lançaram o PS3 seria muito mais bonito. Agora colocar o preço desses.

Por esse valor você pode ter dois outros consoles na sua casa o Xbox e o Nintendo.

Conclusão: Prefiro ter dois do que um, sou plus hoje, amanhã não mais.

Estão achando que agente tem maquina de dinheiro, depois reclamam de inadimplência.

Enquanto todos não criarem a consciência de MARGEM DE LUCRO BAIXO = MAIS GIRO DE CAPITAL, sem contar o que seria ganho na venda de contas plus pra jogar online e venda de jogos.

A Sony ta de sacanagem com o povo brasileiro é pra mim quem aceitar a pagar esse preço no console pode ser considerado um daqueles que pensa "QUE SE FODA O RESTO EU POSSO QUEM NÃO PODE SE SACODE", esta pessoa e que ajuda a ferrar esse nosso pais aceitando os abusos contra tanto a quem pode a quem não pode.

link permanente

respondeu Oct 20 '13 às 16:25

lucianosferreira's gravatar image

lucianosferreira
56951

Se o Xbox One vai custar R$ 2.200 aqui no Brasil e nos Estados Unidos vai ser mais caro do que o PS4, o PS4 não poderia custar mais do que R$ 2.000 aqui.

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 12:58

Roger%20Rabbit's gravatar image

Roger Rabbit
26

JUSTO é o preço das lojas americanas 399,00 dólares e somar mais IOF +ou- 6% e mais 60% de taxa de importação (oque já é um assalto) o que totaliza uns +ou- 1500 reais com margem de lucro dos lojistas.

mas o governo e os comerciantes são todos safados, só querem meter a mão no dinheiro do povo...para encher suas meias, cuecas e calcinhas de dinheiro...

sugiro que boicotem a sony e não comprem o PS4 até eles criarem vergonha na cara e respeitarem o povo brasileiro.

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 13:06

Dirceu%20Siqueira's gravatar image

Dirceu Siqueira
1

Ora o mesmo cobrado nos países civilizados.

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 13:26

resposta's gravatar image

resposta
(suspenso)

Bando de acéfalos, o melhor protesto, a melhor petição consiste em simplesmente não comprar o console! Deixem de mimimi e vão se preocupar com algo mais construtivo! Esse governo está ferrando com a educação, com a saúde, com o transporte, com a segurança, se endividando, vendendo o Brasil a troco de nada e vocês preocupandos com o valor de R$ 4 mil reais de um ps4?

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 17:27

lucianomoreiras's gravatar image

lucianomoreiras
1

sera uma falta de diguinidade de quem complar o ps4 por esse valor abusivo vou de sou apaichonado pela linha ps tenho ps1 ps2 ps3 ps vita mais vou de xbox one dessa vez

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 17:44

edumar's gravatar image

edumar
1

Primeiro: brasileiro precisa parar de comprar lançamentos, aguarde um pouco e force a baixa do preço Segundo: mesmo com os impostos o pS4 ñ deveria custar este preço Terceiro: espero que nenhum cabeçudo comprei este PS4 com este preço...seria burrice

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 17:49

edikraus_ferreira's gravatar image

edikraus_ferreira
1

a 2000,00 reais ainda seria alto o valor mais seria concideravel

link permanente

respondeu Oct 21 '13 às 17:53

edumar's gravatar image

edumar
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,231
×1,039
×881
×878
×725
×469
×448
×359
×73
×37