Grasan
Membro
Qual é a melhor linguagem de programação para fazer um controle de estoque?
Perguntou 11 anos atrás
Pessoal, preciso de um help! Estou meio perdida!
Preciso criar um software com funcionalidades simples para controle de estoque e vendas em um desktop.
Eu aprendi JAVA na faculdade, mas não sou expert, ouvi falar que para desktop não é muito usada. Pesquisei e vi que muitos usam Delphi ou VB para software desktop. Outro usam C#.
Estou disposta a aprender uma nova linguagem, mas não sei qual usar.
Respostas
lindembergcz
Membro
6 anos atrás
Sistemas pra desktop é Delphi disparado !

spicy
Membro
9 anos atrás
@Grasan,
Sua duvida é importante, pois muitas empresas não padronizam seu ambiente de desenvolvimento e tornam a administração cara e difícil.
Além de escolher a arquitetura; cliente servidor, internet, multi camadas, desktop. Escolha a linguagem e o IDE, banco de dados e o servidor de aplicações(se for o caso).
Mas se o sistema é mono usuário num desktop, Banco de dados no mesmo computador sem compartilhamento de dados, use o Delphi (Pascal) ou Netbeans (java), que será bem mais simples.
alasemard
Membro
11 anos atrás
Só não se esqueça que Java é um pouco pesada pra aplicações desktop. Apesar de nunca ter trabalhado com C#, pra desktop deve ser melhor opção do que Java ou Delphi(este obsoleto).

sando_ms
Moderador
11 anos atrás
Existe a opção do Java para desktop, existe uma vantagem importante em relação às outras linguagens; o sistema pode ser atualizado automaticamente, evitando o trabalho de reinstalar as novas versões em diversas maquinas.
Existe um ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) “NetBeans” que é grátis e tem arquitetura aberta, disponibiliza um servidor de aplicações “GlassFish” muito poderoso e alguns banco de dados como JavaDB e MySQL.
Veja o site do NetBeans: https://netbeans.org
viniciusc1993
Membro
11 anos atrás
Faça na linguagem que você possui o conhecimento, seja ela muito ou pouco usada, a menos claro, que o seu cliente tenha solicitado que o programa tenha que ser em uma linguagem específica.
Você deve programar de acordo com o seu conhecimento, podes desenvolver este sistema em java já pensando em futuramente disponibiliza-lo na versão mobile (caso você saiba desenvolver apps móveis).
Faça uso das práticas de gerência de projetos antes de começar a desenvolver. Crie um projeto e passe por todas as etapas, elicitação de requisitos, desenvolvimento do escopo e assim por diante. Não sei se você já é formada ou está cursando a faculdade, portanto vou indicar que use o guia PMBOK como base para seu projeto.
Espero ter ajudado.
abraço!