olá! eis uma dúvida pra aumentar a vida úitl da bateria do notebook: 1) usar o notebook com a bateria e sempre ligado na tomada 2) usar o notebook sem a bateria conectado na tomada até uns dias atrás eu usava a 1ª opção, mas percebi que em determinados momentos, a bateria ficava em 98% com a mensagem que dizia: conectada, mas sem carregar... comecei a usar o note sem bateria, mas tenho medo de causar algum dano no notebook caso falte energia ou tenha oscilação... alguém pode esclarecer pra mim??? obg!

perguntou Oct 27 '13 às 13:40

juheandre1's gravatar image

juheandre1
1121

editou Oct 28 '13 às 18:04

nathmac's gravatar image

nathmac ♦♦
4611665

oi @juheandre1 td bem?

"Se você tem uma tomada a disposição e não precisa de mobilidade, é preferível manter o notebook conectado à tomada. Toda bateria possui vida útil limitada pelo número de cargas. Portanto, utilizá-la sem real necessidade acarretará um desgaste desnecessário que contribuirá para o abreviamento de sua vida útil."

Dá uma olhada nessa matéria aqui, tira umas dúvidas comuns sobre bateria de notebooks: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/05/como-usar-e-preservar-bateria-do-notebook-tire-suas-duvidas.html

Espero que ajude! o/

link permanente

respondeu Oct 29 '13 às 15:44

nathmac's gravatar image

nathmac ♦♦
4611665

Qual o sentido de ter um notebook e usar sem bateria? Aí acaba a energia e corrompe o sistema operacional ou danifica o HD...

A bateria possui vida útil por quantidade de ciclos, mas você só "queima" um ciclo quando deixa a bateria descarregar por completo. Outra coisa que reduz a vida útil da bateria é superaquecimento, mas isso pode ser facilmente evitado.

Não há problema nenhum em usar a bateria com o notebook ligado na tomada. Você comprou um notebook justamente pra usar a bateria!

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 13:07

Fermc's gravatar image

Fermc
236

Juh

Não precisa tirar a bateria de seu notebook! Como vc mesmo disse se acabar energia acabou a graça...=/ Para te ajudar vou deixar um programa super leve chamado BatteryCare. http://batterycare.net/ O seu uso você pode ver no próprio site do fabricante. Ele vai te auxiliar a cuidar de sua bateria! Eu mesmo uso e não tive mais problemas! A bateria de meu notebook es´ta em perfeito estado! Faça um teste e veja se gosta!

link permanente

respondeu Oct 28 '13 às 18:38

ph_online's gravatar image

ph_online
(suspenso)

PH baixei o batteryCare, obg pela ajuda...tinha ficado encasquetada pq eu não deligava da tomada e qd ia ver, a bateria estava em 98%, vamos ver como funciona com o programa q vc recomendou.. Valeu!

juheandre1's gravatar image juheandre1 (Oct 31 '13 às 15:19)

QUANTO ABOBADO ESCREVENDO O QUE NAO SABE, SEMPRE USEI BATERIA CONECTADO A ENEREGIA, TENHO O NOT A 3 ANOS, QUANDO USO SOMENTE NA BATERIA ,ELA DURA O MESMO DE QUANDO ERA NOVA. POR TANTO.... NAO ESTRAGA. ERA ISSO

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 09:37

robson33's gravatar image

robson33
16

Como a resposta abaixo da nathmac, não de credito a um estudante de ENGENHARIA CIVIL que falou 80% de bobagem no artigo abaixo da Techtudo de "como preservar bateria do notebook", Falou como soubesse de tudo. Agora escute um Engenheiro Elétrico, Escute o que o PH_ONLINE disse, acesse o site proposto, e não caia na besteira de escutar alguns post da Tech Tudo, pois podem ser os mesmos que fizeram o artigo abaixo. Lixo.

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 11:59

gpsandreiolo's gravatar image

gpsandreiolo
1

Boa tarde a todos.

Eu posso garantir uma coisa por experiência própria. Eu possuo um notebook de uma certa marca e comprei em set/11, estamos praticamente em nov/13, e sempre utilizei o notebook ligado na tomada. Descarregar? Posso lhes contar que das vezes que esqueci de conectar ou levei para algum lugar foram apenas 10-20 vezes. Concluo então, que atualmente meu notebook está funcionando em perfeito estado sem nenhuma dificuldade para iniciar ou desligar e inclusive saliento que jogo vários games de rpg online ou jogos de grande utilização de processamento. Apenas um detalhe, ele fica sempre 92% mas não está carregando conforme ícone, mas para um NB que sempre esteve na tomada, 2 anos é um tempo bastante útil.

Abraços.

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 13:55

VivianeKiki's gravatar image

VivianeKiki
26

O risco de ser prejudicial é relativo. Quem é bastante precavido, afinal diversos técnicos divergem sobre isso, não submete-se a riscos, portanto não gosta de usar o laptop direto na tomada pois pode realmente existir a chance de pane eventual que faça com que o mesmo continue a tentar recarregar a bateria com ela já saturada. Isso pode resultar num aquecimento prejudicial a ela e ao sistema do exaustor, SIM. A questão do processo de arrefecimento e recarga de bateria do LAPTOP é, em geral, responsabilidade de um chip que se estiver danificado pode resultar em superaquecimento do sistema. Existe outra corrente de pensamento que diverge mas a verdade é que não se pode descartar a possibilidade de falha. Pode-se jurar que há imunidade mas eu que era dessa corrente já tive um que foi danificado por esse hábito, então me rendi à corrente contrária.

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 22:34

pcvianna's gravatar image

pcvianna
16

Nos notebooks atuais esse problema de bateria não acontece mais, pode trabalhar tranquilamente com ele na energia elétrica e a bateria conectada.

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 10:50

romulosp's gravatar image

romulosp
111214664

Pessoal, a resposta é DEPENDE. Os notebooks modernos possuem um mecanismo que "desliga" a bateria quando a mesma está cheia e o note está conectado na tomada. Caso o note seja mais antigo ou mesmo que não possua esse mecanismo, então com o tempo sim, a bateria perde o tempo de vida útil e consequentemente o tempo de uso diminuirá. Para saber se o note possui esse mecanismo é só verificar a luz de bateria. Ela permanecerá desligada quando estiver cheia e o note na tomada.

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 10:51

hcabzlus's gravatar image

hcabzlus
233

Se sua bateria não estiver carregando conforme mostra o ícone, desligue o computador retire por 30seg a bateria e ponha outra vez que ela voltará a carregar conforme indicará o ícone. Outra sugestão é ler o manual do note pois eles indicam como conservar por mais tempo a bateria mesmo usando a energia elétrica.

link permanente

respondeu Oct 31 '13 às 16:32

sorapeca's gravatar image

sorapeca
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,960
×2,009
×851
×13

pergunta feita: Oct 27 '13 às 13:40

pergunta lida: 130,677 vezes

última alteração: Nov 30 '13 às 21:42