Os videogames são taxados como produtos supérfluos e não como produto de informática, por isso recebem taxações que ultrapassam os 70% do valor no Brasil. Até aí é uma péssima notícia, eu diria revoltante até.

Mas avaliando friamente a situação, as perspectivas e consequências, notei que altos impostos podem não ser exatamente uma má ideia no caso específico dos videogames no Brasil.

Veja, as únicas fábricas dos principais consoles do mundo localizam-se (ou localizavam-se) na China, ou seja, em todos os outros países o Xbox e o PlayStation são importados. A alta carga de impostos de importação cobrados em países com menor mercado, faria com que a Sony e a Microsoft simplesmente não se importassem com estes mercados, deixariam a venda dos videogames à cargo dos importadores legais e ilegais, como já acontece na maioria dos países pequenos e subdesenvolvidos e como já aconteceu no Brasil até pouco tempo atrás.

Acontece que hoje o Brasil é o 4° maior mercado de games do mundo e o que mais cresce atualmente, e um mercado desses não poderia simplesmente ser ignorado. As empresas teriam duas opções: Ignorar o Brasil ou fabricar aqui os videogames. O que acham que elas fariam no caso especificamente do Brasil (o 4° maior mercado)?

Hoje só Brasil e China produzem os principais consoles. No caso da Microsoft, o Xbox 360 e o Xbox One. No caso da Sony, o PlayStation 3 e num futuro breve, o PlayStation 4.

Aí vem a pergunta: O que adianta ser produzido aqui se o Xbox One custa R$ 2.200,00?

Acontece que o preço atual está hiperinflacionado por se tratar de um lançamento. As perspectivas de redução de preço são maiores com o console sendo produzido aqui desde o começo.

Voltando ao assunto dos impostos de importação, se os videogames fossem taxados como produtos de informática, custariam menos do que custariam com os 70%, mas sempre seriam mais caro que se fossem fabricados por aqui.

Tenho certeza que nenhum videogame jamais seria montado por aqui se os impostos de importação fossem menores.

perguntou Nov 02 '13 às 01:16

Alisson%20Silva's gravatar image

Alisson Silva
1111

editou Nov 11 '13 às 19:04

malhano_caio's gravatar image

malhano_caio ♦♦
349252

Hummm como eu já escrevi em outro post. O problema é o "lucro brasil". Os preços são definidos pelo que eles acham que o produto valha. Como o consumidor brasileiro compra, ainda que parcelado, qualquer coisa que é empurrado, mesmo que essa pessoa não precise.

Lógico que um videogame só vai comprar quem gosta de jogar, mas aproveitando-se do costume do consumidor brasileiro, as empresas jogam os preços nas alturas, culpam os impostos e todo mundo acredita. OK, os impostos tem uma grande parcela de culpa nos preços altos, mas jogar um preço porque acham que o produto vale aquele preço e pronto não é uma estratégia aceitável em outros países, mas no Brasil funciona muito bem. Isso de forma geral favorece sim a ação de contrabandistas, que trazem qualquer produto contrabandeado porque sabem que tem consumidor disposto a "fugir" dos preços.

link permanente

respondeu Nov 02 '13 às 20:30

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.8k

Se você é revendedor, a melhor maneira de aumentar os lucros é comprar bem. Os preços na China são ótimos, apesar da alta carga tributária no Brasil. Na verdade, é necessário que haja uma empresa brasileira, com raízes na china, por trás da negociação. Maus fornecedores, existem em todos os lugares, e na China, mais ainda, por conta do tamanho dessa gigante. Volume de compra, periodicidade, qualidade, tudo conta. Uma empresa que conheço nesta área é a Mondial Business importadora da China. Eles tem mais de 20 anos nessa área e o principal: tem um escritório na China.

link permanente

respondeu Jan 07 '14 às 11:34

samello's gravatar image

samello
11

editou Jan 07 '14 às 11:43

editado pela moderação

link permanente

respondeu Mar 07 '15 às 19:12

leandro%20sintra's gravatar image

leandro sintra
10

editou Mar 07 '15 às 20:15

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.6k

@leandro sintra

primeiro aviso, se continuar a postar sua propaganda irei pedir que seja banido do fórum

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 07 '15 às 20:15)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,241
×887
×569
×460
×241
×214
×97
×91
×74
×47
×43

pergunta feita: Nov 02 '13 às 01:16

pergunta lida: 4,806 vezes

última alteração: Apr 17 '15 às 01:35