ACae111
Membro
Alguém poderia me explicar de maneira simples como a tecnologia RFID funciona e em que situações ela é mais utilizada?
Perguntou 1 ano atrás
Estive pesquisando sobre tecnologias de identificação automática e me deparei com o RFID.
Respostas

RobertSouza
Membro
1 ano atrás
Na teoria: RFID significa "Radio-Frequency Identification" ou, em português, Identificação por Radiofrequência. Trata-se de uma tecnologia que usa comunicação via ondas de rádio para identificar objetos, animais ou pessoas. Um sistema RFID típico consiste em três partes: uma etiqueta RFID, um leitor RFID e um banco de dados.
Na prática existem vários usos, como para acessar portões eletrônicos, condomínios, e até projetos mais avançados como da Area31 Hacker Space, que utiliza RFID com biohacking para implementar chips de identificação utilizando essa tecnologia, inclusive para realizar pagamentos através de criptomoedas.

marcmira
Membro
1 ano atrás
Eu achei uma série de informação bem simplificada sobre o assunto.
Comente na sua resposta o que pesquisou exatamente e qual a dificuldade que enfrentou que pede uma resposta simples.
E mais facil saber como pensou do que te dar uma repsosta pronta por exemplo.
VBor051
Membro
1 ano atrás
Com certeza! O RFID, ou Identificação por Radiofrequência, é uma tecnologia que permite a comunicação entre um chip ou etiqueta RFID e um leitor, sem necessidade de contato direto.
É bastante utilizado em situações onde é necessário identificar, rastrear ou autenticar objetos e pessoas de maneira rápida e eficaz. Por exemplo, é usado em controle de acesso, monitoramento de estoque, entre outros.
Se você estiver interessado em uma explicação mais aprofundada, encontrei um artigo bem esclarecedor que explora o funcionamento do RFID e como ele é aplicado em diferentes cenários. Você pode conferir clicando aqui: O que é RFID e como funciona.
[Url removida pelo TechTudo]