Amigos, de um tempo pra cá meu estabilizador de energia está estalando muito, e acho que não estou fazendo nada muito diferente. Nesse estabilizador estão ligados meu computador e meu monitor. O estabilizador pode estar com defeito? Pode danificar os outros aparelhos? O que pode ser?

perguntou Nov 12 '13 às 08:42

Cris_vett's gravatar image

Cris_vett
131316116

editou Jan 28 '16 às 11:54

viviwerneck's gravatar image

viviwerneck ♦♦
222428834

Normalmente estabilizadores não cumprem o que deveriam fazer, e estes que estalam são projetos antiquados que usam relés mecânicos. Melhor usar somente um filtro de linha para evitar sobrecarga ou gastar mais um pouco com um nobreak.

link permanente

respondeu Nov 12 '13 às 17:34

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

Obrigada pela dica! Pode me indicar um nobreak bom?

Cris_vett's gravatar image Cris_vett (Nov 13 '13 às 10:02)

Nesta matéria tem ótimas dicas para escolher um nobreak: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-escolher-um-nobreak.html

silveirarita's gravatar image silveirarita ♦♦ (Nov 13 '13 às 12:00)

Gosto modelo Bz1200-BR da APC, que tem comunicação com o computador, desliga o PC antes do fim da bateria e exibe gráficos do comportamento da energia de entrada e saída.

Proteção individual para cada tomada de saída, evitando propagação de problemas quando um aparelho ligado apresenta problema.

Detecta falta de terra e inversão de polaridade,

Não faz ruídos como os modelos SMS, apenas quando falta energia.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Nov 15 '13 às 02:22)

Oi @Cris_vett As redes elétricas são problemáticas isso que pode danificar os aparelhos:variações, quedas de energia etc. As vezes o aparelho estala quando ha variação de tensão, é normal. O estabilizador serve para que a tensão chegue estável ao seu pc, pq os componentes tipo placa mãe,HD e tal; são muito sensíveis e com oscilações pode até queimar os componestes .... Para saber mais sobre os estabilizadores dá uma olhada nessa matéria do Techtudo: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/06/para-que-serve-o-estabilizador.html

link permanente

respondeu Nov 13 '13 às 11:57

silveirarita's gravatar image

silveirarita ♦♦
2628361.6k

Consertei muitos estabilizadores antigos com a saída controlada por "Triacs" (Microsol), os projetos mais modernos é que estão voltando aos relés. O estabilizador pode estalar por diversos motivos, cito alguns: defeito no estabilizador, variações na rede elétrica, falta de aterramento adequado, a potência da carga (equipamentos ligados) pode ser maior do que a potência de serviço do estabilizador, estabilizadores mais baratos usam transformadores leves que não fornecem a potência especificada no aparelho. Boas marcas de módulos isoladores e no-breaks são: Microsol (parece que mudou o nome), SMS, etc.

Tenho um no-break SMS bem antigo, já foi usado em casa lotérica, que recarrega até bateria de carro! Uso um módulo isolador Microsol de 1,0KVA antigo com saída 220V que segura todos os aparelhos, ainda uso como extensão para alimentar minha bancada de serviços.

link permanente

respondeu Nov 13 '13 às 14:15

tecnoman20_2013_9's gravatar image

tecnoman20_2013_9
589361

editou Nov 13 '13 às 17:21

Acho que marca não quer dizer qualidade não, comprei ano passado um da sms que estala mais que joelho de coroa, depois comprei um xing ling e tá estalando bem menos que o sms; Agora tirei os 2 e to usando somente um filtro de linha, pois as fontes modernas (de boa qualidade é claro) conseguem aguentar !

link permanente

respondeu Nov 13 '13 às 15:17

romulosp's gravatar image

romulosp
111214679

Estes estabilizadores já deveriam usar PFC ativo, os relés são usados por economia e atraso tecnológico.

Repare que TVs, fontes, consoles e até carregadores xing-ling já fazem regulagem automática de voltagem, a maioria aceita variações de voltagem e frequência de 90-240V ~ 50/60Hz, sem dar estalos.

link permanente

respondeu Nov 16 '13 às 05:25

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425222.3k

Estabilizadores....

Pesquise, descubra, jogue ele fora.

Coloque um bom filtro de linha e magica!!!! Problema dos estalos (e muitos outros) resolvido ;)

link permanente

respondeu Nov 14 '13 às 09:56

Betouk's gravatar image

Betouk
111

amigo aconteceu comigo, pensei que era queda de energia. que aconteceu queimou meu computador,mas como era noite coloquei o computador de reserva qeueimou tambem e o estabilizador que ja tinha 5 anos de uso

link permanente

respondeu Nov 14 '13 às 10:04

francopm's gravatar image

francopm
22216

Prezados bom dia !

Explicando por que o estabilizado estala, é muito simples o fusível do estabilizador ou está com a voltagem errada ou esta quase queimando, esses fusíveis são facilmente encontrados eu qualquer casa elétrica e custa em torno de R$ 0,50 (cinquenta centavos) a unidade. E também pode ser trocado facilmente, espero ter esclarecido as duvidas, obrigado.

Att,

Luciano !

link permanente

respondeu Nov 14 '13 às 10:05

lulu_21_mg's gravatar image

lulu_21_mg
1

Jogue fora esse estabilizador. Não use estabilizadores. Eles não estabilizam nada e ainda sobrecarregam o trabalho da fonte

Use apenas filtro de linha ou No-Break

link permanente

respondeu Nov 14 '13 às 11:33

jose_sousa's gravatar image

jose_sousa
1

A propria fonte do computador tem a funcao de estabilizar as voltagens que ela usa porem como a energia no brasil ainda e de de pessima qualidade precisamos estabilizar antes de entrar na fonte pra evitar dano ao pc, um bom aterramento ajuda bastante.As pessoas tem o pessimo habito de cortar o terceiro pino eliminando o aterramento, em caso de sobrecarga ja era.

link permanente

respondeu Nov 14 '13 às 12:20

mvds79's gravatar image

mvds79
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,781
×1,282
×493
×435
×238
×118
×43
×36
×15

pergunta feita: Nov 12 '13 às 08:42