Fala pessoal, Adquiri o FX-9370 e agora preciso investir em uma boa placa-mãe para utilizar o processador sem problemas. Acredito que as placas da ASUS são superiores que da Gigabyte ou outra marca.. Mas estou precisando de alguma sugestão de modelos. Lembrando que o soquete do processador é AM3+ e ele consome 220W ...

Alguém tem alguma dica ?

Obrigado

perguntou Nov 17 '13 às 15:48

felipeglima's gravatar image

felipeglima
1111

Tenho péssimas notícias, Felipe, a menos que você seja muito rico e dinheiro não seja problema para você: você não só já gastou os tubos para fazer um mau negócio, como ainda vai ter que gastar mais ainda!

Há pouquíssimas placas-mães compatíveis com o FX-9370 (e o FX-9590). Quase todas as placas AM3+ disponíveis no mercado brasileiro param no FX-8350. Mas a ASUS anunciou que a Crosshair V Formula-Z, a Sabertooth 990FX R2.0 e a M5A99FX Pro R2.0 (atenção para a revisão exata!) suportam esses processadores, e sem necessidade de atualização do BIOS. Notou que são todas placas topo de linha com chipset 990FX?

Na Gigabyte, são compatíveis a GA-990FXA-UD3 R4.0, a GA-990FXA-UD5 R3.0 e a GA-990FXA-UD7 R3.0 (não sei se uma atualização do BIOS seria necessária). Da mesma forma que na ASUS, são só placas 990FX topo de linha, e assim mesmo só de determinadas revisões.

Infelizmente para o seu bolso, todas essas placas são difíceis de se encontrar por menos de 4 dígitos em reais no Brasil - uma das razões pelas quais esses processadores são de custo/benefício muito ruim, pois além de já serem caros e de não darem tanto desempenho assim a mais que um da série FX-8300, ainda obrigam você a ter outras despesas. Vale muito mais a pena pegar um FX-8350 ou mesmo um FX-8320 e fazer overclock nele - consegue-se o mesmo resultado que com um da série FX-9000, mas com muito menos despesa e dor de cabeça. Afinal, são todos destravados e se a refrigeração for boa, basta mexer nos multiplicadores no BIOS e está pronto.

Agora, se você tiver a intenção de fazer overclock do seu FX-9370, é bom que você tenha uma fonte potente, daquelas Seasonic, Corsair ou XFX bem caprichadas, e uma refrigeração muito boa (de preferência a água), pois os FX-9000 consomem brutalmente e dissipam um calor absurdo quando em overclock. Mesmo em velocidades stock, eu procuraria um cooler muito bom - o que geralmente significa que será enorme, o que vai exigir um gabinete grande e caro, e como você vê, as despesas extras estão só aumentando...

Até mesmo na geralmente careira linha Intel se consegue mais gastando menos que com a série FX-9000, por causa de todas essas despesas adicionais. Dificilmente o desempenho a mais obtido com tudo isso vai valer a pena em relação a opções mais baratas e menos complicadas, e é por isto que esses processadores estão sendo unanimemente apontados como uma tremenda fria - lamento informar...

Quanto à ASUS ser melhor que a Gigabyte, ela de fato tem essa reputação, mas tudo depende da sua sorte. Recentemente, eu ia atualizar meu PC com uma placa ASUS muito recomendada, embora com um bem mais plebeu chipset 970 e um "mero" Phenom II X6. Não consegui. Foi um pesadelo, com a placa travada por causa de um curto-circuito dos conectores USB traseiros, não reconhecendo o total das minhas memórias (apesar de constarem na QVL da placa) e até mesmo dando incompatibilidade com a ventoinha do cooler da minha CPU e travando o boot por causa disso.

Desisti, voltei para minha placa antiga (uma MSI, que não tem uma reputação tão boa, mas até hoje só me deu alegrias) e passei a ASUS para um amigo, que com ela montou uma configuração muito mais simples com um humilde Athlon II X2 e aí deu certo.

O tal problema do USB, em especial, me deixou muito ressabiado com a ASUS, porque foi decorrente de uma óbvia e grosseira falha de design deles, que ocorre em vários modelos de placas, das mais simples às mais caras, tanto AMD quanto Intel, há vários anos, sem que a ASUS elimine o problema.

Então, boa sorte... você vai precisar.

link permanente

respondeu Dec 09 '13 às 05:14

goyta's gravatar image

goyta
246

Então, passei dias pesquisando sobre a placa certa para o processador. Por mais que a ASUS divulgue que essas placas citadas por vc aguentem o FX-9370, temos que observar que ele consome 220W... Pelo que observei dessas 3 ASUS que vc comentou, elas suportam no MÁXIMO 220W. Acho melhor visar alguma que aguente pouco mais. Além dessas da Gigabyte, encontrei a Asrock 990fx Extreme9 Am3+ que parece ser uma boa opção.

Não pretendo fazer overclock nesse processador, e, como utilizo uma placa de vídeo que não exige muito (HD 7850), meu processador de 600W (da Corsair) vai aguentar numa boa.

Enfim, vc já ouviu falar dessa Asrock ?

link permanente

respondeu Dec 09 '13 às 15:00

felipeglima's gravatar image

felipeglima
1111

Só hoje pude ler sua mensagem, porque caiu na área de spam do meu e-mail e lá ficou... A ASrock já foi da ASUS, hoje não é mais, mas ainda mantém a orientação de mercado que tinha quando era: placas mais populares, baratas, menos bem acabadas. Embora ela também tenha um ou outro modelo mais sofisticado, como esse aí, não tem bom conceito no mercado e o pessoal que quer coisa de melhor qualidade passa longe. Eu até compraria uma placa ASrock se estivesse montando um PC simples para alguém usar num escritório, mas uma 990FX da ASrock me parece um contrassenso. Algo como comprar um carro esportivo da FIAT. Dá para levar a sério?

Agora, a GA-990FXA-UD3 da Gigabyte é bem mais barata que as demais e é de boa qualidade, mas tem que ser a revisão 4.0, que é difícil de achar (a maioria das lojas ainda tem a 1.1 ou a 3.0, e esta última dá problemas de superaquecimento).

link permanente

respondeu Dec 29 '13 às 09:58

goyta's gravatar image

goyta
246

editou Dec 29 '13 às 10:01

AMIGO;EU TENHO CERTEZA ATÁ AGORA QUE UMA DAS MELHORES PLACAS MÃE QUE SUPORTAM AS CPUs FXs; É A SABERTOOTH 990X ;NÃO FAÇA IGUAL A UM CLIENTE MEU QUE QUIS ECONOMIZAR E COMPROU UM MODELO DE PLACA ASUS FX775 E O CPU QUEIMOU A PLCA DELE;PORQUE ESTE CPU É MUITO POTENTE E PUXA MUITO DA PLACA ;PUXA ATÉ 250W;E E A PLCA NÃO AGUENTA E QUEIMA ;SÓ NÃO QUEIMOU A FONTE DELE PORQUE A FONTE DELE ERA DE 800W ;SENÃO ELE PERDERIA TODA A MAQUINA.

link permanente

respondeu Oct 08 '14 às 00:11

HAWAY50's gravatar image

HAWAY50
1

editou Oct 08 '14 às 00:15

Boa noite,eu comprei uma gigabyte ga970-ud3p,e coloquei um corair h80i com um gabinete bem ventilado,e eatá de boa,não trava,responde bem,não aquece,o pessoal confunde watagem com tpd,que é o que o aquecimento do processador,é logico que ele consome mais energia tambem,mais a taxa de tranferencia não muda muito não viu,voce só vai ter que ter uma boa fonte e no minimo um h80i para cima,e um bom gabinete,pois não existe placa mãe de 220w ainda,pois o certo era esse,nenhuma dessas que tem no mercado hoje,dão o maximo desse processador,fica a dica,somente suporta pelo gerenciador de energia que elas tem,tipo um limitador!!abraços!!!!!!!

link permanente

respondeu Oct 12 '14 às 23:00

edinilson's gravatar image

edinilson
1

O @edinilson tocou num ponto importante. TDP (Thermal Design Power, Potência Térmica de Projeto) não é a mesma coisa que o consumo efetivo, e a AMD calcula a TDP dos seus processadores de forma diferente da Intel. Esta costuma ir pela média, enquanto a AMD vai pela "pior hipótese possível" (worst-case scenario). É muito raro o consumo de um processador AMD chegar sequer perto da TDP (o meu Phenom II X6 1090T tem TDP de 125W, mas raramente chega a consumir sequer 50W na prática, mesmo forçando-o muito com transcodificação de vídeo e coisas assim). Dito isto, porém, a linha FX-9000 realmente gasta mais energia (se estiver em overclock, então, nem se fala) e principalmente dissipa muito calor. Refrigeração a água é altamente recomendada para esses processadores.

Estou achando o relato do @HAWAY50 meio estranho. Desculpe, não estou duvidando da sua palavra, apenas da sua interpretação. É provável que um FX-9370 nem funcione numa placa não listada como compatível (mesmo que o soquete o seja), por problemas de BIOS e barramento, mas se funcionar (como aconteceu com o Edinilson), problemas são muito mais prováveis de acontecerem por causa de superaquecimento e/ou da fonte que por sobrecarga da placa. Esses são dois itens que merecem atenção em qualquer instalação de PC, mas mais ainda com um FX-9370 (ou FX-9590). Uma boa fonte com PFC ativa (Corsair, Seasonic, XFX, Antec) é absolutamente essencial para qualquer PC que se preze, e no caso dos FX-9000, refrigeração a água também (e um gabinete que suporte isso, claro).

link permanente

respondeu Oct 13 '14 às 12:15

goyta's gravatar image

goyta
246

Concordo com o Goyta,oque esqueci de falar,é que eu tenho,uma fonte thermaltke 775 w e todos esses itens relacionados no meu comentario,essa fonte tem proteção contra sobrecarga etc...para testar a instabilidade,para medir a competibilidade,eu forcei o processador ao extremo durante 30 minutos e vi a temperatura da bios,e do processador,o pc sequer reiniciou,pois a placa mae tambem tem esses recursos da fonte,por isso comentei que comigo deu certo,e vi uma listagem que dava que essa placa mae suportava,mas no site da gigabyte nao!!mas o que posso te garantir mesmo,e que se funcionar,nao vai ser como o mesmo desmpenho da 990- ud5,que é apropiada para ele,(semi)é que no meu caso eu tinha a placa mae e nao tinha como eu comprar o fx 8350 em minha cidade,só este fx 9730,mas futuramente,quando sair as de 220w,mudarei de placa!porem escutei falar que esses fx 9370 sao series limitadas,vai sabe se vai ter suporte total mesmo no futuro,abraços!!!!!!!!!!

link permanente

respondeu Oct 13 '14 às 12:34

edinilson
1

@edinilson, livre-se dessa sua fonte o quanto antes. As fontes da Thermaltake costumam ser pavorosamente ruins, e nem de longe têm o nível de qualidade dos ótimos coolers e gabinetes da mesma marca. O Jonnyguru.com (possivelmente o melhor site de testes de fontes do mundo) e o Clube do Hardware (cuja metodologia de testes é adaptada da do Jonnyguru) estão cheios de histórias de horror nos testes das fontes da TT, que inclusive quando testadas costumam ter características e desempenho bem diferentes do anunciado e prometido na embalagem, no site da TT e nos press releases.

As fontes da CoolerMaster são a mesma coisa. Eu diria que só dá para confiar de olhos fechados em quatro marcas de fontes: Corsair, Seasonic, XFX e Antec, mas a maioria delas é OEM de projetos da Seasonic, que na prática é o grande nome em fontes. Como no caso da TT, há várias marcas muito conceituadas de outros tipos de componentes que se dão muito mal quando se aventuram a vender fontes. Até existem bons modelos de outras marcas, mas é preciso conferir muito bem os testes específicos de cada modelo.

Quanto ao suporte futuro, toda a série FX já foi semiabandonada pela AMD, que está se concentrando apenas nas APUs (especialmente de baixo consumo, para notebooks) e em processadores para celulares e tablets. Vários modelos FX ainda estão em produção, mas não haverá novos lançamentos (nem haverá um "soquete AM4") e a tendência é em breve a AMD sair completamente do mercado de desktops, que está ficando cada vez menor e dando mais prejuízo a cada ano. Mas processador é um componente de vida longa e salvo algum acidente elétrico ou físico grave, dificilmente dá problema. O problema é só quando você, por alguma razão, precisar trocar a placa-mãe. Aí, ter um processador fora de linha pode ser um problemão.

link permanente

respondeu Oct 13 '14 às 13:55

goyta's gravatar image

goyta
246

editou Oct 13 '14 às 14:01

A minha fonte eu não troco por nada,ela é uma das unicas marcasrealmente manda uma energia real,corsair,já era,nao é confiavel,o resto entao!veja o modelo da minha 775whttp://www.clubedohardware.com.br/artigos/1908,ai voce ve!tudo ue eu compro eu pesquiso e sou tecnico em informatica a 17 anos,fiz curso na tecnoponta e senai,e oa unica marca que possui todos os capacitore solidos é a thermalthake,o resto é uma mistura,o meu cooler nem se escuta e a fonte eé gelada,o meu sistema de refrigeração sao 6 coolers akasa 2.000rpm red,e um gabinte aerocol top,em relação a thermalthake,dificilmente se ouve falar mal,de fonte eu nao troco de marca agora o que eu odiei,foi o mosfet da gigabyte,que controla as saidas,e fica variando a temperatura e a tensao mandada aos peças,nao da para confiar nos programas ,por isso comprei um controlador de fan de duas baias aerocool,mas de resto ,o meu projeto esta bom,so tentarei mudar a placa mae mais a frente,a amd não vai parar de fabricar processadores pelo motivo de ter começado uma nova arquitetura que so vai ser reconhecida futuramente,e o outro motivo é que ja esta sendo projetado processadores de 16 nucleos reais,e a intel 12 reais com virtualização de 24,abraços!!!!!!!!

link permanente

respondeu Oct 13 '14 às 18:32

edinilson
1

Calma, rapaz, não precisa se pôr em brios! Você estava tão furioso que fez uma frase só, longuíssima, separada só por vírgulas, como se estivesse botando algo para fora de uma vez só, mesmo... Tome uma água com açúcar e respire fundo, porque pela sua resposta até parece que eu xinguei você de ignorante ou incompetente, e eu não fiz nada disso e não merecia tanta fúria!

Em primeiro lugar, que bom que sua fonte é uma das poucas da Thermaltake que passaram nos testes e foram até recomendadas, mas se você olhar a lista dos "produtos-bomba" do Clube do Hardware, a Thermaltake é freguesa assídua. Poderia ser perseguição ou implicância deles, mas em todos os sites que testam fontes é a mesma coisa. Quanto aos capacitores, quem costuma usar Nippon Chemi-Con em vez de marcas chinesas vagabundas são a Corsair e a XFX. Muitas vezes são eletrolíticos, é verdade, mas há boas justificativas de projeto para nem sempre usar capacitores sólidos, que também têm suas desvantagens e limitações.

E em segundo lugar, a AMD não está mesmo investindo em novos processadores para desktops e não está projetando um "soquete AM4" para o lugar do AM3+ ou um chipset "linha 1000" para substituir a atual "linha 900". Também não está investindo em wafers com tamanhos de transístor menores que 32 nanômetros que não sejam para APUs ou para a linha Opteron, de servidores, que também vai continuar sendo produzida, porque a demanda por data centers nestes tempos de "nuvem" está crescendo. (O tal novo processador de 16 núcleos do qual você ouviu falar é um Opteron, que não será visto em desktops.)

Só para marcar presença, a AMD ainda não tirou de linha os processadores FX que já tinha. Por enquanto, continua produzindo-os (assim como chipsets para placas-mães AM3+) e até lançou um Vishera "novo" no mês passado (o FX-8370, mas é apenas um FX-8350 com clock um pouco maior, ou seja, nada de realmente novo e foi o único lançamento nessa linha em mais de um ano). Há algum tempo, a AMD até se esqueceu de mencionar os FX no relatório que, pela lei americana, toda empresa com ações na Bolsa de Valores é obrigada a fornecer periodicamente aos acionistas, para explicar o que está fazendo para valorizar o capital investido deles. A imprensa reparou, isso deu o que falar e a AMD apressou-se a incluí-los numa errata dias depois, mas isso mostra que essa linha não é prioritária para a empresa. As APUs, os processadores Opteron, as novas linhas móveis e principalmente as placas de vídeo Radeon são as prioridades dela agora.

link permanente

respondeu Oct 14 '14 às 00:38

goyta's gravatar image

goyta
246

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,781
×1,255
×790
×722
×507
×466
×92
×27

pergunta feita: Nov 17 '13 às 15:48

pergunta lida: 32,206 vezes