Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

Como fazer uma barra de navegação única em todas as páginas html

Perguntou 13 anos atrás

Resolvido

Gostaria de saber como fazer um "menu fixo" para todas as paginas de um site.
Por exemplo, tenho um arquivo com o menu de navegação de um site, banner-home e rodapé.
Sei como fazer isso usando php, gostaria de saber se é possível fazer usando html5 e css3.
Bom, acho que consegui explicar a minha dúvida. abraços

PUBLICIDADE

Respostas

johnylab

Membro

13 anos atrás

A resposta curta é: sim, dá pra fazer. Eu faria uma ressalva. Se você tem um site com bastante conteúdo, é melhor usar ajax (o javascript carrega o conteúdo externo e põe o resultado onde você mandar), mas para um site com pouco conteúdo, você pode fazer tudo em uma página só e através do CSS fazer com que apareça uma seção de cada vez. É uma ótima alternativa para muitos designers fazer o site com uma página só.

A navegação se dá através de hatchtag (#):

<a href="#algumasecao">Ir para "alguma seção"</a>

Você já deve ter visto isso funcionando em algum site. Quando clica no link com hatchtag, ele rola a página para mostrar algum elemento (se houver) que tenha um id correspondente ao nome chamado após o caractere de hatchtag (#). No caso do exemplo acima, você precisaria ter um elemento qualquer na página com um id correspondente, assim:

<section id="algumasecao">
<p>A página vai rolar até aqui.</p>
</section>

Mas até aqui ainda não é o que você queria. O truque no final é, através do CSS, criar um container para as seções ficarem "escondidas" (eu prefiro mascaradas), exibindo apenas uma de cada vez. Quando você então clicar num link, o container vai rolar o seu conteúdo para atender ao chamado do hatchtag, mas de uma forma velada, sem dar a impressão de que já estava lá, criando a impressão de um site superultrarrápido.

johnylab

Membro

13 anos atrás

eu publiquei isso no meu site, dê uma opinião: Navegação de site com uma página só.

raposa

Membro

13 anos atrás

aah' só com HTML e CSS você não vai conseguir fazer isso não.

raposa

Membro

13 anos atrás

deixa eu ver se entendi, tu tá criando arquivos HTML separados como banner, menu, cabeçalho e rodapé e daí pega eles com o PHP para formar uma página? cara, descreve mais o teu projeto ai que a gente pode até te recomendar algum sistema mais profissional e seguro para teu site. 

PUBLICIDADE