Rogerio
Membro
Como processar uma marca por não disponibilizar acessórios no mercado?
Perguntou 13 anos atrás
Resolvido
Comprei duas tvs Sony Bravia ex425 com acesso a internet, para presentear meus filhos, porém não encontro no mercado e nem na própria sony o adaptador que é vendido separadamente para acessar a internet. Por insistência de minha esposa comprei Sony, pois existia outras opções no mercado, Minha esposa dizia "Vamos comprar uma Sony". Acabei ouvindo os seus apelos, porém após a compra nos sentimos frustados. Ainda mais quando ficamos sabendo que a tv só aceita o referido adaptador usb uwa br 100. Tentei contato no site mais ainda não obtive resposta. Acredito ser um problema crônico. Já gastei tempo e dinheiro em busca do referido acessório e gostaria de ajuda para saber o que fazer agora.
Respostas

ViNi
Moderador
13 anos atrás
Bom dia Rogério
Ja deu uma olhada no Mercado Livre ou no EBAY, para ver se acha esse tal adaptador ?
Para processar é simples, basta ir ao PROCON de sua cidade que eles mesmo tomam as providencias!
panda
Membro
13 anos atrás
É um caso complicado que precisa ser analisado por alguém experiente na área de defesa aos diretos do consumidor. Por um lado o consumidor, que se sente lesado por não ter suporte pleno ao produto adquirido. Do outro a fabricante, que não se sente obrigada a lançar todos os acessórios para algum dispositivo.
Sob o olhar de leigo, acredito que a fabricante tem boa argumentação pra um caso como esse. Afinal ela realmente não é obrigada a vender um determinado acessório, tendo em vista que este não é estritamente necessário para o bom e perfeito funcionamento do dispositivo vendido. A obrigação de um fabricante é de suporte ao produto vendido, mas como o acessório sequer foi adquirido pelo consumidor, fica complicado.
Pontelli
Membro
13 anos atrás
Processar por não disponibilizar um acessório? No manual do produto, no site e em qualquer lugar você vai ver que os acessórios são "vendidos separadamente" e opcionais. Se fosse assim, a gente deveria processar as montadoras por não venderem aqui no Brasil as versões completas de seus carros, como fazem na Europa. Daqui a pouco vai ter gente querendo processar a padaria porque o formato do pão não é igual ao dos anúncios de margarina.
:\
raposa
Membro
13 anos atrás
Como já sugerido procure em sites de eletrônicos como o Mercado Livre, também existem sites especializados em eletrônica que mesmo não tendo o acessório você pode fazer o pedido, e sobre processar a marca eu acho que a empresa não é obrigada a disponibilizar esse tipo de acessório a não ser que o acessório estivesse incluso na lista do aparelho, caso seja isso espere a resposta da empresa e se não estiver satisfeito procure o PROCON mais próximo.