A questão já é quase uma certeza para alguns analistas do mercado, mas há quem ainda acredite que não: os smartphones vão acabar com o mercado de consoles portáteis de jogos.

Por um lado, as grandes produtoras têm portado seus melhores títulos e criado novos games para plataformas como o iOS e o Android. Nessa mesma linha, pequenas produtoras veem a grande oportunidade de disputar num mercado antes difícil de entrar, principalmente pela questão do licenciamento - que pela Apple custa míseros $100.

Por outro, as donas de consoles começam a aparecer com ofertas ainda mais tentadoras, como o 3DS (com seu grande diferencial estereoscópico) e o PS Vita (com sua capacidade de processamento gráfico, portabilidade e leveza absurdas).

A discussão se alonga por mais outros milhares de fatores, mas o que você acha disso? Que o mercado de consoles portáteis terá que se reinventar para sobreviver, ou que ele já estará condenado na próxima geração de smartphones?

perguntou Jan 05 '12 às 15:50

allanmelo's gravatar image

allanmelo ♦♦
912221.8k

Cada tetris no seu quadrado... Worms ou 'AngryStuff' são bons para entreter crianças, jovens e adultos. O mercado gameboy é bem específico, os celulares ou smartphones voltados para jogos podem ser considerados 'kidphones', sem qualquer pejorativo atrelado a isso, apenas a caracterização de um nicho que vai ser disputado pelos grandes fabricantes. God of War no smartphone é tão plausível quanto Left4dead ou BattleField, alguns segmentos pertencem a plataformas específicas. Usar o smartphone para brincar é como ter um I7 apenas para jogos, e isso tem se tornado comum. O mercado pede e os desenvolvedores de software vão buscar no passado, como em Worms, ou em interatividade, msn-facebook-like, inspiração para que o entretenimento caiba na caixinha de pandora com pouca bateria.

link permanente

respondeu Jan 05 '12 às 17:13

oliveira_itamar's gravatar image

oliveira_itamar
1281

1

Mas você acredita que os consoles portáteis acabarão? Afinal, eles só existiam para que o público mais viciado em jogos pudesse levar seus games para onde quisesse. Com um smartphone, teoricamente, acabou a necessidade de se usar um gadget exclusivo para isso. (Vide Xperia Play - só um exemplo. Não o tome como 'a verdade absoluta')

allanmelo's gravatar image allanmelo ♦♦ (Jan 06 '12 às 15:47)

o grafico dos jogos dos smarts top de linha ja bate de frente com os games do psp. o smart é mais portatil que o psp tbm, mais facil de encontrar os games pra baixar, facilidade em compartilhar com seus amigos e tal. na minha opiniao é bem melhor um smart top de linha do que um psp.

link permanente

respondeu Feb 01 '13 às 17:12

Fernando%20FluCk's gravatar image

Fernando FluCk
2223272.2k

Todo mundo que é gamer quer que os smartphones e tablets fiquem no seu cantinho. Mas a questão é, que para o usuário comum, que joga pouco, é mais fácil (e principalmente barato) ter um aparelho para produtividade e diversão do que comprar um para cada coisa.

A verdadeira pergunta é se os portáteis vão sobreviver a essa avalanche de jogos mobile, pois mesmo que os portáteis tenham seu público, as empresas que criam esses consoles não podem ficar amargando anos de prejuízo.

link permanente

respondeu Feb 15 '13 às 09:02

DarioCoutinho's gravatar image

DarioCoutinho
459249

acho q vai dominar sim, mas nao vai acabar com os consoles portateis, pois tem muita gente que prefere ter um celular simples e um psp por exemplo...

link permanente

respondeu Feb 01 '13 às 13:53

wallace_mote's gravatar image

wallace_mote ♦
4144528.3k

1

Meu caso.. tenho um Lumia 710 e um 3DS

luis_lusfilip's gravatar image luis_lusfilip (Mar 14 '13 às 15:35)

exato, eu mesmo to pensando em comprar um psvita...

wallace_mote's gravatar image wallace_mote ♦ (Mar 14 '13 às 15:38)

Se vai acabar, não sei (ainda tem gente que compra vinil), mas que diminuirá drasticamente o mercado, isso e certo.

Um Galaxy Note, por exemplo, tem a mesma resolução de um notebook médio e tela maior que do PSP Vita, por exemplo. A além e uma gpu excelente, que pode comandar até 3 displays hd (contando com a tela do dispositivo), ou seja, se os jogos forem portados, muita gente vai migrar.

link permanente

respondeu Jan 10 '12 às 12:54

brunoalves's gravatar image

brunoalves
113145

Por um lado temos os consoles com sensores de movimento, e por outro os portáteis. Existe mercado para os dois, mas eu vejo a tela reduzida dos smarts como um problema para jogadores. Consumidores em geral talvez não se importem.

link permanente

respondeu Jan 05 '12 às 23:49

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Tomara que não... Eu ainda amo meu PSP... Quem sabe no dia que possamos jogar God of War nos smartphones o/

link permanente

respondeu Jan 05 '12 às 15:55

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.7k

Já temos GTA. Pq não God of War? Questão de tempo, não?

allanmelo's gravatar image allanmelo ♦♦ (Jan 06 '12 às 15:47)

tbm acho brother, ja lançaram o GTA Vice City com um grafico surpreendente para um celular, jogo no meu s3 como se tivesse jogando em um ps2 facil... nao vai demorar mt para eles lançarem o God of War nao, ainda mais pelo o sucesso que o game é no mundo...

Fernando%20FluCk's gravatar image Fernando FluCk (Feb 01 '13 às 17:09)

God of War é exclusivo da Sony, se sair em um celular seria num xperia... Duvido MUITO de sair o Gow para smartphones

luis_lusfilip's gravatar image luis_lusfilip (Mar 14 '13 às 15:32)

nao vai sair nunca gow para smarthphones... assim como nao vai sair pokemon para vita...

Rodrigo0010's gravatar image Rodrigo0010 ♦ (Mar 15 '13 às 14:01)

Com certeza. Os smartphones tem sistema mais flexível sem contar que há inúmeros fabricantes no mercado o significa que um game lançado para smartphones terá uma alcance maior de público do que para determinado console. E as fabricantes tanto de hardware (como a Nvidia com seus chips gráficos Tegra) e de softwares (como Eletronic Arts e Ubisoft) já estão de olho nessa nova plataforma o que significa que teremos muita coisa boa saindo com frequência. Eu ainda iria um pouquinho além e falaria que tanto o Nintendo 3DS como PS Vita terão uma vida útil curta pq o que eles fazem hoje, exceto talvez pelos games exclusivos de ambos, os smartphones já fazem ou estão próximos a fazer. 3D sem óculos? Tela touch screen? Camera? conexão WiFi? Processadores gráficos dedicados? CPU Dual Core? Quad Core? Nenhuma novidade para os smartphones, certo? ;)

link permanente

respondeu Apr 09 '12 às 13:21

Morato's gravatar image

Morato
115590

editou Apr 09 '12 às 13:23

Sim, os antivírus para android funcionam. Mas não é qualquer um antivírus que terá uma boa eficácia. Procure antivírus como o Avast, que possui uma boa proteção e ainda mais é gratuito. Veja como baixar o Avast Antivírus grátis para android.

link permanente

respondeu Aug 16 '12 às 17:22

Rogerio_Green's gravatar image

Rogerio_Green
2136

A Sony não coloca títulos com God of War e Uncharted em celulares com certificado PlayStation,pois se eles colocassem seria um tiro no pé do Vita,que mal se segura e bons smartphones com games bons podem derrubar as vendas dos portáteis,eles não abaram,mais diminuirão ao passar do tempo,a menos que Battlefield,Bioshock,Prototype,The Elder Scrolls,Call of Duty,Medal of Honor,Need for Speed,FIFA,Assassin's Creed,Far Cry e outros jogos tenham ports dignos de consoles de mesa e preços baixos,aí sim eu acho que os smartphones vão ser esmagados no sentido de games.

link permanente

respondeu Jan 21 '13 às 16:23

NICKOLAS's gravatar image

NICKOLAS
445101

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,842
×4,796
×4,518
×4,346
×3,407
×1,946
×55
×29
×14

pergunta feita: Jan 05 '12 às 15:50

pergunta lida: 11,469 vezes

última alteração: Aug 30 '16 às 19:13