Boa Tarde, minha placa mãe é a GA-78LMT-S2 da GIGABYTE e olhei no suporte de CPU para saber qual processador eu posso comprar e posso comprar o FX-6300 sendo que o CORE NAME é VISHERA e eu achei um Processador mais barato com o CORENAME ZAMBEZI, gostaria de saber se esse processador vai rodar na minha placa mãe, não sei se isso tem influência. Obrigado!!

perguntou Dec 04 '13 às 13:49

mkillercs's gravatar image

mkillercs
7710181

editou Dec 05 '13 às 16:35

malhano_caio's gravatar image

malhano_caio ♦♦
349252

Não é tão simples. Essa placa usa um chipset antigo, o 760G, de cinco anos atrás, e acho que não faz muito sentido usar um processador moderno com um chipset tão velho, mesmo que seja compatível - o desempenho nunca será o mesmo que com um chipset 970 ou 990, mais recente (o 760G é de duas gerações de chipsets AMD atrás - ainda houve a série 800 depois da dele e antes da atual série 900).

Apesar de a Gigabyte afirmar que essa placa é AM3+, na verdade é AM3 com suporte parcial a AM3+, o que é possível em várias placas desse tipo, porque a pinagem dos dois soquetes é fisicamente compatível e pode ser que o fabricante consiga resolver o resto das diferenças com uma atualização do BIOS. O soquete AM3+ não existia ainda quando foi lançado o chipset 760G, que não foi programado para ele e só isso torna praticamente impossível que esse soquete seja realmente AM3+, inclusive (e principalmente) em nível interno.

Essa placa nem sequer suporta memórias DDR3-1333 sem overclock - DDR3-1333 já era padrão de mercado uns 3 ou 4 anos atrás, e hoje esse padrão está cada vez mais sendo DDR3-1600, com as placas mais modernas suportando DDR3-2000 ou até mais. É uma placa-mãe que pode até aceitar um FX-6300, mas não aceita alguns dos Phenom II X6 (como o 1090T e o 1100T) e X4 (como o 965 e 970), mais antigos, porque eles têm TDP de 125W... Você quer mesmo pôr um FX-6300 nessa placa, sem melhorar nada do resto? Olhe, desculpe, mas com algum exagero, é como querer botar computador de bordo, injeção eletrônica e motor Flex num Chevette 1985...

Em segundo lugar, verifique no site do fabricante a lista de processadores suportados e a versão do BIOS. No caso, essa placa só suporta o FX-6300 a partir do BIOS versão F5. Se o seu BIOS for de versão anterior, precisará ser atualizado antes de você poder usar o processador.

E em terceiro, não é verdade que basta olhar o soquete e o TDP para saber se um processador serve. Como diria Hamlet se vivesse hoje, há mais coisas num processador e num chipset do que se sonha na nossa filosofia, e que podem tornar os dois incompatíveis mesmo que soquete e TDP batam. Se não fosse assim, não seriam necessárias as atualizações de BIOS para que certos processadores funcionem em certas placas. Para isso, você só pode confiar na listagem do fabricante, incluindo a versão mínima do BIOS para que funcione.

No mais, o núcleo Vishera (arquitetura Piledriver), sendo mais recente, é um pouco mais rápido e aperfeiçoado que o núcleo Zambezi (arquitetura Bulldozer), mas a diferença é pequena e apareceria mais se você fizesse overclock (nos Vishera, é mais fácil e estável). Mesmo sem overclock, um FX-6300 (Vishera) é um pouco mais rápido que um FX-6200 (Zambezi), mas essa diferença de desempenho é pequena e dificilmente seria percebida no uso diário. Portanto, se a diferença de preço for grande, aí vale mais a pena pegar o Zambezi, apesar de um pouco mais antigo e lento (mas garanto que você terá muita dificuldade para achar algo que fique realmente lento com um processador hexa-core desses).

link permanente

respondeu Dec 09 '13 às 06:35

goyta's gravatar image

goyta
246

A lista dos processadores compatíveis fornecida pelo fabricante, não significa incompatibilidade com outros processadores, mas uma situação da época do lançamento.

O que garante compatibilidade é o socket que no caso é o AM3+ e a potencia máxima de processador suportada placa mãe que é 95W.

Os processadores AM3+ que consomem 125w não podem ser usados na placa mãe GA-78LMT-S2.

link permanente

respondeu Dec 04 '13 às 14:55

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.5k

A fx-6300 é compatível sim, o socket é AM3+ e o TDP 95W!

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Dec 04 '13 às 20:16)

Pode, toca o puteiro aí. Aproveita e compra um Radeon R9 290 pra ter jogos extremos.

link permanente

respondeu Dec 04 '13 às 23:15

Rafa_el's gravatar image

Rafa_el
15

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×5,047
×1,283
×1,266
×967
×724
×165
×92

pergunta feita: Dec 04 '13 às 13:49

pergunta lida: 10,368 vezes

última alteração: Dec 09 '13 às 06:35