Coloquei internet fibra óptica brisanet mas procurando na net não achei nenhuma proteção de surtos para internet fibra óptica, ate o conector é diferente do conector da banda-larga não dando para plugar no filtro, se cair um raio ou fios de alta tensão sobre o cabeamento da fibra óptica estou perdido

perguntou Dec 11 '13 às 14:42

gamemaniaco's gravatar image

gamemaniaco
366369372100

editou Dec 16 '13 às 16:51

malhano_caio's gravatar image

malhano_caio ♦♦
349252

A fibra ótica não conduz eletricidade ela só transmite luz, então é impossível acontecer sobrecargas elétricas de qualquer tipo, por isso não existe nenhum dispositivo de proteção.

Veja artigo do techtudo:
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/como-funciona-fibra-otica.html

link permanente

respondeu Dec 11 '13 às 18:08

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455726.4k

editou Dec 11 '13 às 18:14

Não se preocupe a fibra ótica é isolante e não sofre influência eletro magnética.

Se não fossem os aparelhos eletrônicos usados numa rede de fibra ótica, elas seriam imutes aos relâmpagos, tempestades eletro magnéticas vindas do sol ou mesmo aos PEM (pulsos eletro magnéticos) gerados pelas bombas atômicas e Óvnis.

link permanente

respondeu Dec 11 '13 às 16:57

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192611.0k

não entendi, poderia me explicar melhor? pois nao acho proteção de surtos vindos pelo cabeamento da fibra mas pela linha telefonica eu sei q existem surtos com raios, queda de cabos alta tensao etc

link permanente

respondeu Dec 11 '13 às 17:34

gamemaniaco
366369372100

e se ocorrer um raio ou queda de fios de alta tensao sobre a fibra isso ira induzir uma descarga nos equipamentos?

link permanente

respondeu Dec 12 '13 às 09:51

gamemaniaco
366369372100

Claro que não :) ela não conduz eletricidade

olha essa matéria aqui :)

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/371

link permanente

respondeu Dec 12 '13 às 10:03

NobruH's gravatar image

NobruH
91014151

editou Dec 12 '13 às 10:05

1 pq fibra optica nao conduz eletricidade? o q tem q impede isso mesmo em uma poderosa descarga de raios e quedas de fios de alta tensao?

2 existe telefone residencial via fibra optica? tipo tudo agregado: internet fibra e telefone fibra em apenas uma instalação

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 10:48

gamemaniaco
366369372100

1

1 pq a propria caracteristica da fibra ótica é assim mesmo!

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Dec 13 '13 às 10:53)

1) Os materiais isolantes tem uma estrutura molecular que não deixam elétrons penetrar ou mesmo circular, raios e eletricidade são elétrons em movimento. Mesmo que um raio ou fio de alta tensão toque uma fibra ótica, afetaria somente o local do contato.

2) Atualmente só algumas empresas entram com a fibra ótica na casa dos clientes e mesmo assim só para o serviço de internet, os preços são mais caros e estão disponíveis em bairros com maior poder aquisitivo.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Dec 13 '13 às 11:16)

1 quais sao os materias isolantes presentes na fibra optica q isolam completamente a eletricidade?

2 no wikipedia diz q ela pode ser feita de 2 materiais: o vidro ou o polimero, o vidro e esse polimero q desconheço são protegidos e totalmente isolados de eletricidade e indução eletrica por raios e fiação?

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 20:39

gamemaniaco
366369372100

Véi, você não compreendeu a resposta né? A resposta é NÃO, NÃO CONDUZ A MALDITA ELETRICIDADE! E se vc ainda duvida disso, continue pela sua compreensão de Wikipédia. Valeu, até.

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 21:27

barretoallysson's gravatar image

barretoallysson
2236

1 no wikipedia diz q ela pode ser feita de 2 materiais: o vidro ou o polimero, polimero q desconheço é protegido e totalmente isolado de eletricidade e indução eletrica por raios e fiação? tem um tal de polimero condutor

2 existe linha telefonica por fibra optica? pois eu queria assinar tudo de uma vez (internet e telefone) por fibra optica e nao sei se vai dar certo, a empresa q tem internet fibra optica aqui é a brisanet

link permanente

respondeu Dec 16 '13 às 11:39

gamemaniaco
366369372100

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,057
×1,282
×973
×28

pergunta feita: Dec 11 '13 às 14:42

pergunta lida: 10,308 vezes

última alteração: Dec 16 '13 às 16:51