Olá pessoal!

Tenho um problema em mãos... Acabo de comprar um Roteador TP-Link TL-wr941nd 300mbps. infelizmente o roteador ficou bem abaixo das minhas expectativas. Com o roteador antigo cedido pela net (marca Thomson) conseguia ter sinal em meu quarto, mesmo fraco, mas funcionava. Agora, com o roteador da Tp-link, não consigo mais usar a wifi em meu quarto que fica a menos de 15 mts da sala.

Para quem não conhece este roteador ele possui 3 antenas de 3 dbi e promete um sinal bem "limpo" de wifi com o padrão "n".

Imagino alguns problemas para que o sinal não chegue bem ao meu quarto: 1) Traçando uma linha reta do meu roteador até o meu quarto existe um banheiro que pode bloquear o sinal pelo "corpo de água" presente nos canos das paredes. 2) o banheiro possui um espelho bem grande que pode refletir grande parte do sinal. 3) Moro em um apartamento e existem muitas redes wi-fi ao redor, o que pode interferir com o sinal atual.

Já estou usando os canais menos populosos para a wifi (está no automático e varia entre 8, 9 ou 10) mesmo assim minha leitura de sinal é de cerca de -60 a -70 dBm em meu quarto contra -30 dBm da sala (usei o inSSIDer para medir).

Cheguei a pensar em trocar as antenas de 3 dbi para antenas de 8 dbi, alguém sabe me dizer qual seria o aumento real do alcance com estas antenas? Devo comprar e substituir as 3 ou apenas uma funcionaria?

Gostaria de saber se alguém tem alguma outra dica para que eu possa melhorar o meu sinal com este roteador. Lembrando que não quero mover o roteador de lugar (está na sala em um lugar alto e sem bloqueios) e nem meu computador (que se encontra em meu quarto na extremidade mais afastada do roteador, 15 mts máx.).

Obrigado a qualquer um que esteja disposto a ler este post tão grande e responder! rsrs abs!

perguntou Dec 13 '13 às 09:28

nandogaiofa's gravatar image

nandogaiofa
1121

olha... tenho um desse, uso o computador a 20 metros de distância do roteador e não noto grande diferença, a 15 praticamente não existe, e olha que tem interferência de 5 paredes.

como vc não quer mudar o computar de lugar e nem o roteador, vc pode substituir as antenas por outras de maior alcance ( o que pode aumentar o alcance de 20 a 50 metros em relação a de 3dbi), usar um repedidor/amplificador de sinal (fica mais barato que as antenas) e tem ainda os métodos caseiros como, encaixar lata de alumínio nas antenas, ou papel alumínio atrás delas, etc. veja aí... http://www.wikihow.com/Make-a-Wi-Fi-Booster-Using-Only-a-Beer-Can

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 10:23

Tarcisio%20Lima's gravatar image

Tarcisio Lima
252832717

Cara as vezes pode ser o o canal de transmissão que esteja

roteadores transmitem ondas de rádio e, para que o sinal possa trafegar sem problemas, ele precisa de um canal de comunicação que não interfira em outros aparelhos.

Como hoje em dia quase todo mundo possui um equipamento desses em casa, é normal que existam conflitos, principalmente se eles utilizarem o mesmo canal de transmissão.

Mas como descobrir qual o canal mais adequado para utilizar? Existe um programa para aparelhos Android muito eficiente chamado Wi-Fi Analyser que pode responder essa pergunta. Após descobrir qual dos canais está sendo menos utilizado, reprograme o seu roteador e aproveite o sinal de rede muito mais estável.

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 11:40

NobruH's gravatar image

NobruH
91014151

Eu trocaria o cabo, mais comprido, e colocaba esse roteador em outro lugar da casa , e simple e pode acabar com a interferença

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 12:45

RaulK's gravatar image

RaulK
1101

Mesmo seu roteador tendo 3 antenas, se seu notebook / pc com placa wireless não for padrão N, ele vai trabalhar com o padrão G.

Equipamentos (roteadores) G com mais de uma antena não funcionam simultaneamente. Eles escolhem a antena que fornece a melhor conectividade e se conecta por ela (não é o seu caso).

Tente posicionar melhor o roteador na casa, ou pelo menos, tente coloca-lo o mais alto possível.

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 14:36

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

@nandogaiofa Sim, ele vai trabalhar para cada dispositivo separadamente. Porém não tenho certeza a qual velocidade trafegam os dados de um notebook com padrão 802.11N. Já fiz teste com placa Wireless N PCI em um PC. Essa placa tinha 2 antenas e o roteador 3.

A velocidade da rede mostrada no icone de conexão era 180Mbps. Mas aquele teste era para mostrar na pratica a tecnologia N em si contra uma conexão com cabo a 100Mbps.

Na sua internet, fará pouca (ou nenhuma) diferença qual padrão o roteador estar conectado. O que muda mesmo é que o padrão N, por definição, tem melhor alcance e resistência contra interferências (como paredes). Faz diferença em grandes transferências de arquivos em rede.

Se seu dispositivo tem o padrão N, ele vai conectar assim e se o outro for G, vai conectar em G.

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 18:59

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

Obrigado pelas Dicas pessoal,

Tarciso >>> Vou tentar o uso de métodos caseiros antes de comprar a antena. Estou pensando em usar a de 8 dbi se não der certo a latinha. Vlw!

NobruH >>> Usei o inSSIDer para medir o melhor canal, vou testar este outro que vc recomendou. Como existem muitas redes perto do meu notebook (cerca de umas 30 pelo que pude contar) sobram poucas alternativas menos "poluídas". Mesmo assim vou tentar alterar o canal e ver o que acontece. Posto aqui depois o que acontecer.

Abs!

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 12:29

nandogaiofa
1121

blz, depois volta ai comenta sobre os teste !!

NobruH's gravatar image NobruH (Dec 13 '13 às 12:33)

RaulK >>> É uma boa opção também... tenho um RJ45 de uns 10 mts perdido em algum lugar... Apesar de não ser o esteticamente mais recomendável com certeza deve funcionar.

andreitajai >>> Fiquei só com uma dúvida a respeito dos padrões. Tenho diversos dispositivos se conectando ao roteador certa de uns 8 com certeza cada dispositivo tem capacidade de se conectar com padrões diferentes. Vc sabe se o roteador acaba assumindo o padrão de menor conectividade? Isso faria sentido para um roteador passar de 300 mbps para 54 mbps por exemplo...

link permanente

respondeu Dec 13 '13 às 14:55

nandogaiofa
1121

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,271
×2,136
×1,346
×427
×242
×191
×128
×126
×112
×90