marcmira

Moderador

Qual o limite aceitável entre ajuda e spam nos links em perguntas e respostas?

Perguntou 9 anos atrás

Resolvido

Tenho notado aqui no techtudo um comportamento incomum de algumas pessoas: criam tópicos e no meio desses tópicos incluem links para propagandas seja de site pessoal, promoção de rede social e afins, alguns optam em responder as perguntas oferecendo serviços, ou fazem copypaste buscando pelo assunto que julgue semelhante e tacam, desrespeitando o autor do tópico e quem eventualmente pode responder, e depois o fórum é bagunçado, desorganizado que só tem spam, pois essas perguntas ficam na frente, e dúvidas reais perdidas nas outras páginas.

Até onde isso é para vocês é interessante?

O que pode ou não pode na opinião de vocês?

PUBLICIDADE

Respostas

9 anos atrás

Às vezes tenho vontade de trancar todos os tópicos repetidos...acho que vou tomar ban um dia...mas ficarei em paz...

9 anos atrás

Nesse site não só tem Spamzeiros, como também muitas contas fakes que para ajudar a espalhar isso por ai. Outro dia vi uma pergunta sobre um software onde todas as respostas eram de pessoas que tinha 1 dia de cadastro, a pergunta era de comno remover o App, e todas as respostas eram iguais (só mudava a construção da frase) e todas tinham links com virus e paginas que nao tem haver com o assunto. Tudo bem postar links de sites serios ou de desenvolvedores, mas de sites como 4shared ou The pyrate devem ser banidos.

andreitajai

Moderador

9 anos atrás

Ah marc, eles não virão, pois eu acredito que eles fazem uma busca sobre um assunto específico, abrem os tópicos em várias abas e saem dando CTRL+V num texto previamente copiado.

andreitajai

Moderador

9 anos atrás

As táticas estão ficando mais modernas..

Vi esse celular na loja "tal.com" por "R$ X dilmas", será que é bom? ...

Pra mim está clara a intenção de divulgar a loja do que realmente saber se o produto ou o preço é bom.

Ou então fazer a pergunta (tal celular é bom?) e criar um perfil fake respondendo: (ele é ótimo, tem na loja "tal.com" por "R$ X dilmas".

Não sei se são os moderadores que são insuficientes ou foram "brecados", mas o povo quer visibilidade a qualquer custo. Esse tipo de divulgação pra mim tem efeito contrário. Forçou a barra não merece minha atenção. Fora que aos poucos o consumidor está ficando mais esperto também, deixando de cair em certas armadilhas.

Mas sempre haverá golpes, pois sempre haverá "vitimas", digo, compradores.

9 anos atrás

Isso é muito ruim, todos os dias tenho reportado várias respostas com spam..
Mas a cada dia está crescendo mais. Noto que alguns perfis postam em um tópico que tem o moto g, dizendo que compraram em tal loja, aí mandam o link.
Depois fazem a mesma coisa num tópico do S4, e assim vai.

9 anos atrás

acho que a ideia do forum é ficar entre o limite do yahoo perguntas e comentários de rodapé de matérias...

se bem que grande portais estão fazendo matérias com base de meia dúzia de posts feitos no facebook e Twitter...

tenho certeza que daqui a pouco vão começar a postar coisas parecidas com...
"Sei que esse comentário vai passar despercebido mas às vezes eu gosto de ir ao quintal, cobrir-me de terra e fingir que sou uma cenoura"

ou então "o celular não funciona, culpa do PT", ou então passei por aqui (ou abri uma pergunta) para ganhar um trofeuzinho...

e por aí vai...

já que viajei e devo tomar uns negativos, só queria saber o que o povo do "não vai ter copa" vai protestar após o dia 12 de junho...ou então se o povo vai protestar durante o horário do jogo da seleção.

Masss agora falando sério, voltando ao assunto principal, o fórum não tolera, não permite spam, está no FAQ...peraí....mudaram as regras (mas esqueceram de mudar formalmente no faq) pois estavam limando muito os caras que fazem spam....não entendo mais nada neste mundo moderno

morfeu

Membro

8 anos atrás

Realmente é triste saber disso. Tem gente que só entrar no fórum para fazer spam

9 anos atrás

Concordo, pessoas que postam link camuflado, da a ajuda e pede para entrarem em seu site etc etc... Estes são legítimos casos de SPAM, mas há casos que existe um link haver com o tópico, ajuda ao autor da pergunta é condenado como SPAM.

Eu tive um tópico fechado hoje e outro editado, eu ajudei o autor e foi editado como SPAM... Pelo que percebi aqui minhas reposta e tópico não se encaixo nesta lista, pois o link ajudava exatamente na dúvida do autor, entrava no assunto mais profundamente e não tinha nenhum truque de link camuflado etc...

Ao meu ver se não pode postar link para outros sites, os demais tópicos também tem que ser editado. Basta voltar algumas páginas atrás para ver vários tópicos com vários links para outros sites, como sites de compras desconhecidos.

9 anos atrás

Não se pode colocar um artigo inteiro sobre determinado assunto em comentário, claro tem muitas pessoas que colam links para seus sites sem propósito algum de ajudar apenas para atrair page views.
Mas tem usuários que postam link corretos com artigos construidos (Não copiados) e que ajudaria sim em muitas perguntas, todo link que a senhora marcmira vê já retira o link e diz "Spam", vamos a definição de spam "enviar e postar publicidade em massa" e/ou "Mensagens que significa mensagem ridícula, sem propósito, e irritante", no caso é verdade que muitos usuários fazem spam, mas tem usuários que são ou não novos e tem artigos em seu site/blog sobre o tema da pergunta, então postam os links para os artigos visto que não é possível colocar todo artigo no comentário.

No meu caso postei um link de um artigo de meu site, que era totalmente ligado com o tema do tópico, a senhora removeu meu link fez comparações com outro artigo bem inferior, sem fotos por exemplo e ainda disse que meu post foi spam. Detalhe que havia postado no fórum 1 ou 2 vezes, Spam ? "Muitas mensagens" não foi, "Mensagem ridícula, sem propósito ou irritante ?"

1°) Mensagem ridícula ? Não. Foi relacionada com o tópico e só ajudaria no post complementando as possibilidades que existe.

2°) Mensagem sem propósito ? Não. No link havia um artigo bem construido com imagens e detalhes e que só ajudaria em caso de dúvidas.

3°) Mensagem irritante ? Não. Como já foi colocado neste comentário o link era totalmente de ajuda, nada de irritante apenas iria complementar o tópico.

Ainda se um usuário está fazendo errado realmente fazendo Spam, então sim o correto é orientá-lo, ainda mais se for usuário novo como a senhora definiu, voltou a fazer errado ? Uma punição e outro aviso, está frequentemente fazendo errado e não acata os conselhos e avisos, medidas mais concretas serão tomadas.
O que é ser um moderador ?

Você é a pessoa que fornece informação aos usuários. A quem eles expressam seus desejos, preocupações, emergências e frustrações. Além disso, você é o elo entre usuários e suas dúvidas, e é sua responsabilidade ajudar nos assuntos levantados e se necessário levar para a pessoa correta. Seus usuários devem confiar em você e sentirem-se confortáveis, sabendo que estão em boas mãos.

ATT: Fire Tecnologia

marcmira

Moderador

9 anos atrás

Tem site que fazem jabá, mas é tão porco o site, osso que tá virando uma feira livre, e dúvidas reais cada vez mais raras.

att

PS: posso colocar um exemplo bacana de links para ajudar que não visam o pageview de página própria,

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/145039/lg-g3-ou-g-flex

Olha o respeito e consideração com o autor do tópico.

Vamos a exemplos de spam puro, não demanda muito tempo de pesquisa, visto que é diariamente:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/115504/qual-o-destino-que-voces-dao-ao-smartphone-antigo

Nesse primeiro link uma pessoa coloca um "clique aqui", mas aonde ela aponta não tem uma discussão formal sobre o tema da pergunta que seria o descarte de peças, saindo do foco da discussão, aonde mostra apenas a preocupação em obter pageviews, como foi editado, não mostra mais o link dele

Mostrar um clássico tipo de spam

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/64405/qual-o-melhor-notebook-sony-asus-lenovo-ou-dell

Nesse segundo link é uma coisa mais "na caruda", com um link para obter cupons de desconto, sabiam que pode obter os mesmos códigos promocionais por email cadastrando no site do fabricante, ou ligando em vendas e pedindo diretamente, numa outra oportunidade eu obtive 30% de desconto num micro lenovo, e quem me deu foi o televendas, fica a dica para a galera, e alguns colocaram links do techtudo, ora nada mais justo que priorizar o material de onde fez o seu cadastro.

Mais um exemplo:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/19641/samsung-galaxy-s-iii-nao-conecta-a-internet-via-wi-fi-o-que-fazer

o tópico é sobre celulares, e tem indicação de serviço de mudança... totalmente coerente com o tema.

Pergunto,crio uma conta, não lê as regras do fórum, e os incomodados que se mudem? funciona assim mesmo? "só quero ajudar?" "não gosta não clica?" tudo isso e respeito zero?

mais um exemplo clássico, responde e no final "min dá uma ajuda":

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/15754/qual-o-melhor-roteador-wireless?pagina=5#160615

"cara, faz isso, meu site e esse: www.tal.com"