marcmira

Moderador

Como pesquisar no fórum TechTudo?

Perguntou 9 anos atrás

Resolvido

Wiki

Sempre é uma queixa clássica a questão de muitas perguntas sobre um mesmo tema em fóruns web, ou indicações de notebooks, celulares, afinal qual o melhor deles?

Isso acontece muito com lançamentos variados, para tentar compensar vendo a demanda sobre x assunto, acaba-se criando tópicos dedicados e orientando a pessoa a escrever no tópico oficial, o que acaba sendo mais efetivo reunir as opiniões num lugar só.

Uma enxurrada de perguntas como "qual o melhor Smartphone?" "celular A ou celular B?" "qual seu jogo favorito?" "jogo A ou jogo B?", "qual celular eu compro?" "qual o melhor jogo?" "qual o melhor tal que custe um preço que possa pagar?" e suas variações, existem MUITAS opiniões mas ao mesmo tempo tudo fragmentado, perdido...

...Aí a pessoa não acha o que quer (quando ela resolve procurar, acontece de termos usuários que não pesquisam) e cria mais uma pergunta sobre o mesmo assunto, sendo que tem uma resposta a dúvida que ela quer na grande maioria das vezes, o conteúdo de um fórum por ser bem personalizado sendo bem utilizado, tem uma eficiência absurda.

Para tentar ajudar todos a encontrarem melhor suas informações e ficar mais organizado o fórum, antes de criar uma pergunta, que tal pesquisar no fórum se não tem algo parecido? Se te mandaram pesquisar no fórum não foi a toa, na grande maioria dos casos a pergunta que você quer fazer alguém já fez e tem lá uma resposta na mão, vejam abaixo no layout antigo e do novo como pesquisar no fórum com as opções disponíveis comentadas.

Se as pessoas pesquisassem mais antes de postar, as discussões seriam bem melhores e as informações melhores distribuídas, e para evitar informação fragmentada, mais difícil de achar, contamos com o engajamento de voce usuario que usa o fórum a ocupar esse espaço, interagindo nas discussões, tem muita coisa boa escondida e quase ningúem vê.

Bora conferir dicas de como separar o joio do trigo no fórum?

alt text alt text

No campo de busca, digite o que quer saber, coloquei por exemplo uma das perguntas mais repetidas aqui no fórum, faça o teste e se surpreenda com a quantidade aberta de tópicos sobre esse assunto.... o campo de busca lhe fornece três alternativas na parte de baixo:

1= Perguntas: Como o próprio nome já diz, pesquisa por perguntas abertas, coloque uma palavra e veja as perguntas com a palavra que escolheu.

2= Tags: Busca por palavras chave, se por exemplo busca por celulares, pode digitar essa palavra por exemplo, ou um modelo, essas palavras chave são colocadas junto com a pergunta, é uma das formas mais fáceis na minha opinião de achar perguntas mais relevantes.

3= Usuários: Esse campo é para buscar por cadastros nesse fórum, pode buscar alguém e ver quais perguntas criou, suas respostas, saber formas de contato (se ele ou ela disponibilizar...)

Na parte superior além dos mesmos campos existem mais dois:

1= Troféus: Para as perguntas feitas existem premiações, nessa parte ao clicar ele descreve todos os troféus disponíveis e os marcados com um tique de cor verde são os que ganhou.

2= Não respondidas: Mostra as perguntas que não respondeu e pode optar em clicar e responder as mesmas.

Percebam que são BEM auto-explicativos os campos de busca.

REPITO: dependendo da sua dúvida tem grandes chances de ter alguma coisa comentando no fórum, e se não tem, nada te impede de responder aquela pergunta, e com isso ela ter a chance de ser respondida, então se te sugeriram pesquisar sua resposta no fórum, com certeza a pessoa fez isso, achou ALGUMA resposta facilmente e quer que chegue ao mesmo lugar, então não tenha medo: PESQUISE NO FÓRUM!!!

Vejam abaixo exemplos de assuntos procurados aqui e a quantidade de tópicos sobre o assunto, agradecer ao usuario @Rick_Poldo por montar vários exemplos:

Moto G

Moto G 2º geração

Qual Smartphone é melhor?(Comparações entre Smartphones)

Dica para montar um PC gamer (Ótimo topico)

Esse jogo roda no meu PC? (Ótimo topico)

Duvidas sobre roteador

Quais os melhores jogos?

Iphone

Problemas com Wifi

Como saber se a loja é confiável?

Placa de video

GTA

Xbox

Ps4

Duvidas sobre Vírus

Ps3

Tplink

Windows 8

Qual Smartphone comprar?

Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário! Obrigado!

Caso tenha criado uma pergunta e não sabe se te responderam, criei um tópico demonstrando como consultar, podem ver aqui: http://forum.techtudo.com.br/perguntas/139654/como-ver-se-o-topico-que-criei-teve-alguma-resposta

Um dos vários exemplos de que pesquisar é bom está nesse tópico:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/19250/conexao-wi-fi-nao-carrega-imagens

apesar de respostas de 2012, ainda veio gente em 2015 agradecer por ter achado a solução numa pergunta "antiga".

Tendo uma opinião diferente ou algo a acrescentar realmente construtivo, a vontade.

Abraço a todos e agradeço a sua leitura

PUBLICIDADE

Respostas

9 anos atrás

Deveria ser fixo esse tópico!

@marcmira tem algum problema, pelo menos uma vez ao dia eu dar um "up" nesse tópico?

9 anos atrás

Acho que esse tópico deveria ser fixo!
Alias, alguns tópicos como comparações entre celulares, que são os tópicos mais repetidos que tem aqui no fórum também deveriam ser fixo... Ficar mais visível para os outros novos usuários, porque infelizmente eles não pesquisam se já tem uma pergunta parecida. Não teria como fixar tópicos moderadores?

9 anos atrás

Ótima iniciativa! Muitas perguntas iguais.
Quem sabe com essa iniciativa melhore um pouco.

Parabéns!

andreitajai

Moderador

9 anos atrás

Fora que o pessoal pode dar joinhas nas respostas, o que daria mais crédito para quem respondeu. Melhor do que fazer CopyPaste para responder tópicos novos de quem não voltará para dizer obrigado. Melhor indicar algo já escrito e aceito.

andreitajai

Moderador

9 anos atrás

O ruim é que o tópico vai ficando nas páginas, ainda bem que já salvei o link :P

hugo2013

Moderador

9 anos atrás

Ótimo tópico, aliás uma sugestão seria a criação de tópicos fixos na home do forum, e incluir tópicos como este sempre no topo do fórum, para induzir o usuario do fórum a criar essa cultura de pesquisar antes de criar uma pergunta.

andreitajai

Moderador

9 anos atrás

E na hora da criação de uma conta ou tópico, o usuário poderia ser direcionado a tópicos como este!

"Consulte antes de perguntar"

spicy

Membro

9 anos atrás

Muito bom Marcmira!

Aproveito para pedir um melhor mecanismo de pesquisa para facilitar as pesquisas.

Já que o fórum usa o e-mail do Google, poderia também usar os mecanismos de pesquisa do Google que é bem mais eficiente, até dispensa o preenchimento de TAGs, muitas vezes os tags usados não tem relação com a pergunta, o mecanismo de pesquisa do Google pode indexar usando a pergunta e até todo texto.

9 anos atrás

Ótimo tutorial!!

Cara, a primeira coisa que percebi ao entrar no fórum foi tópicos duplicados ou semelhantes, por exemplo, “qual melhor smartphone por X preço?“, “qual melhor tablet por X preço?“, “qual melhor notebook por X preço?“, “qual melhor antivírus?“ etc...

Pois é, muitas vezes eu mesmo tenho que pesquisar pelo pessoal..

marcmira

Moderador

5 anos atrás

up