Objetivo

Ajudar as pessoas a pesquisar por conta própria se uma loja pode ser confiável, ele foi baseado nessa postagem:

https://forum.techtudo.com.br/perguntas/140367/tem-como-saber-se-uma-loja-online-e-confiavel-versao-30-pistola

Essa é uma parte prática de como investigar uma loja, em breve colocarei imagens, mas o que é isso, aqui e aquilo outro? antes de acompanhar esse texto leia o outro tutorial, ele é uma versão extendida desta postagem aqui.


Roteiro de análise partindo da premissa que sei quanto o produto que eu quero custa:

  1. No site procuro as informações básicas: telefones, endereços, CNPJ, certificado de segurança, se tem selos e são clicáveis;
  2. Pesquiso via WHOIS desde quando o site existe, na receita federal se o cnpj remete a endereços físicos, reais e se são iguais ao do site, se os numeros de telefone são de operadoras fixas;
  3. Vejo no site da loja as formas de pagamento, contato, política de trocas e devoluções;
  4. Se o site tem um tempo de vida bom (pelo menos um ano e meio), analiso a reputação dela na internet, através de sites como o reclame aqui, presto atenção no tempo de resposta da empresa e no teor dessas respostas (por exemplo se usam muitas respostas padronizadas e quantos voltariam a fazer negócio com ela);
  5. Analisar na internet grupos independentes que divulgam lojas falsas, mesmo não sendo totalmente confiáveis, ajudam a tirar uma média sobre uma loja.

Se uma loja não tem dados básicos, cnpj de verdade, tem preços muito fora, poucas modalidades de pagamento, e o preço é fora do padrão de mercado que já andou pesquisando, este que vos escreve não vai confiar seu rico dinheirinho naquele estabelecimento e vai procurar e comprar em outro.


Mas e se a loja esta mais nas redes sociais, como podemos investigar?

Infelizmente é muito fácil anunciar uma oferta falsa na internet, pagando e não aparentando ser imoral em pouco tempo aparece nos mecanismos de buscas ou linkado na sua timeline, na minha opinião deveria ter um filtro melhor, e quando dá algum problema e vem uma enxurrada de reclamações aí aos poucos somem.

  1. Analise do perfil: desde quando existe, se tem dados de contato e quais, tem cnpj, quais as formas de pagamento que trabalha;
  2. Analise das imagens: Uma tática e colocar imagens de pessoas com o mesmo texto padrão: "olha, eu recebi, chegou rapidinho", isso não é diferencial, e sim obrigação de quem está na condição de vendedor.
  3. Imagens próprias ou copiadas dos sites oficiais? Algumas no seu perfil só tem foto que copiou do fabricante;
  4. Postura desse perfil, especialmente a opiniões contrárias ao seu interesse: Olhando 20, 30 postagens só tem gente elogiando ou perguntando preço ou entrega por exemplo é estranho, das duas uma: ou a loja apaga comentários ruins ou não existe muitos seguidores reais, se não tiver nenhum insatisfeito com a demora querendo chamar atenção de qualquer jeito é estranho.
  5. Analise dos usuários que postaram nesse perfil de rede social: No cenário de hoje é praticamente impossível uma conta ter como atividade curtir/seguir justamente aquela loja que ninguém sabe de onde ela é. Muitos seguidores são advindos por compra, uma página ter 50 mil em pouco tempo é muito difícil ser por conteúdo orgânico, ou de qualidade sublime, quanto mais vazios esses perfis, mais bots retroalimentam aquele perfil.

Ah, mas o preço é bom, tem muitos seguidores, são mais difícies de rastrear, de uma hora para outra somem e muitos ficam na mão, por isso o cuidado é redobrado, a maioria dos perfis comerciais vendendo eletronicos nas redes sociais não são confiáveis.

Reportagem do fantastico sobre golpes na plataforma Instagram:

https://globoplay.globo.com/v/7835485/

Gostaria da ajuda de todos a manter essa postagem atualizada com os bons pitacos e que vire uma discussão saudável, deixar claro que não é uma perseguição ao lojista novo que está começando, e justamente o contrário, ele se preparar melhor para ser qualidade e organicamente atrair propaganda boa, aquela boca a boca.

Um abraço a todos.

perguntou Sep 18 às 16:02

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.4k

editou Sep 18 às 23:38

Seja o primeiro a responder a esta pergunta!
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×872
×247
×186
×89
×74
×51
×48
×28
×3

pergunta feita: Sep 18 às 16:02

pergunta lida: 0 vezes

última alteração: Sep 19 às 13:37