16
5

Como esse texto está dividido:

  • Introdução;
  • Antes da compra, algumas reflexões;
  • A investigação das lojas;
  • Dicas para lojistas novos não pagarem mico na internet e não perderem vendas;
  • Dicas adicionais para prevenção;
  • Conclusão.

INTRODUÇÃO

Você viu um produto com um preço "da hora" na internet? Vem aquela pergunta que não se calará nunca:

Será que a loja é confiável? O que posso fazer para ter certeza? Existe um meio de investigar? Vou cair num golpe?

No Fórum TechTudo tivemos a felicidade de muitas compras serem evitadas com as perguntas dos membros, e desmascarando muitas lojas falsas e pessoas de índole questionável.

Alguns exemplos:

O objetivo deste texto é municiar você consumidor a pensar antes de comprar em uma loja, te dar recursos para investigar se uma loja é confiável ou não, os sites falsos tem um padrão de postura, desde a falta de informações básicas a divulgação infantil, fazendo pessoas de vítimas, e essas coisas podem ser percebidas e com isso evitar que compre em uma loja falsa e perca tempo e dinheiro.

Não tem uma resposta certa, mas com essas informações, a sua compra será mais consciente.

Alguns nomes vão ter links outros não, para os que não possuem, buscando pelo termo no google vem nos primeiros resultados o que quer.


ANTES DA COMPRA, ALGUMAS REFLEXÕES

Porque ainda as pessoas caem nesses golpes ainda em pleno 20XX?

É bem difícil uma resposta exata, parafraseando o famoso Complexo de Gérson, imortalizado pela propaganda do cigarro Vila Rica., que fala nada mais nada menos do que o "jeitinho brasileiro", que gosta de levar vantagem em tudo, mas vão desde valores culturais e a falsa sensação de esperteza que faz as pessoas cairem em golpes, e com as redes sociais, pontos simples as pessoas ignoram.

Todos os dias um esperto e um otário saem na rua, quando se encontram dá negócio, ja dizia o ditado popular.

alt text

Passa pela cabeça da pessoa: "olha como sou esperto!" mas quando dá errado fica com vergonha de denunciar temendo ser taxado(a) como trouxa, essa sensação de impunidade incentiva muito os criminosos, por isso tem que denunciar antes que lesem mais vítimas.

Para isso você tem que procurar a Polícia e o Procon de sua cidade (quem mora em são Paulo pode reclamar no poupatempo), deixo uma lista atualizada, se na sua cidade não tiver, a policia tem condições de dar continuidade e principalmente orientação:

Safernet , IDEC e Procon.

alt text

O que se espera de uma pessoa interessada antes de comprar?

Acredito que você leitor ou leitora não seja (ou não deveria) tão ingênuo que compra no primeiro lugar que vê, que já tenha consultado o preço do produto na loja do seu bairro, em shopping center, região central, ou seja, saiba quanto realmente custa aquilo que quer comprar, tenha noção de perceber a faixa de valores que o mercado pratica naquele produto..

Parece óbvio, mas muita gente paga mais caro nas coisas por não fazer questão ou nem saber formas de pesquisar preço, 70% do problema se resolve aqui.

Seguem algumas datas comemorativas do comércio aonde podem surgir ofertas ou preços inflacionados:

  1. Carnaval em fevereiro;
  2. Março temos o dia do consumidor e da mulher;
  3. Abril páscoa;
  4. Maio o dia das mães;
  5. Junho o dia dos namorados;
  6. Julho o dia do amigo;
  7. Agosto dia dos pais;
  8. Setembro dia do cliente;
  9. Outubro dia das crianças e Halloween;
  10. Novembro black friday;
  11. Dezembro a cyber monday, natal e o começo do período de férias.

Buscadores na internet confiáveis aonde podem pesquisar preços: Buscapé, Zoom, Techtudo, o google shopping , o TechTudo tem um buscador próprio.

Conselho do @marcmira: use abas anônimas ou privativas em seu navegador para pesquisar na internet, assim não cai de achar uma oferta e ela sumir ou aumentar o preço devido ao rastreamento de cookies pelo site da loja.

Quais as reais possibilidades legais (perante a lei) de achar um produto novo, numa loja confiável mais barato que o preço de mercado?

  • Lojas que revendem produtos oriundos de leilão; recomprados de lojas com pequenos defeitos (por exemplo caixa avariada ou já aberto);
  • Distribuidoras que podem vender para o varejo ;
  • Ofertas relâmpago, esse ultimo os hipermercados fazem bastante.

Lembrar você de umas coisas antes de continuar a leitura:

  • Não existe fogão de 100 reais na internet;
  • Não existe S8 por 500 reais na internet;
  • Não existe MacBook de 2000 reais na internet;
  • Não existe TV de 32 polegadas por menos de 900 reais na internet;
  • Ninguém vai te dar um celular de 5000 reais bastando você compartilhar um link para 10 pessoas;
  • Não existe cama Queen size por menos de 500 reais na internet;
  • Não tem Iphone 8 de 1000 reais;
  • Uma loja desconhecida vender mais barato que o preço de fábrica? NÃO EXISTE

O mercado de usados ou segunda mão é praticamente sem regras se você comparar com o de uma loja física, é óbvio que vai achar mais barato na internet, mas o risco é muito grande, você pode pegar um produto que vai apresentar defeito em breve, com vícios de uso ou pior, adquirido de forma ilegal, o que pode caracterizar receptação de carga roubada, exemplos são o Olx, Marketplace do Facebook e o Mercado Livre.

Os sites citados também tem lojas sérias, vendedores honestos, mas convém analisar bem a reputação do vendedor antes de fazer negócio.

Se não sabe quanto custa o que quer, vai pesquisar catso, se todas as lojas vendem por um valor, porque apenas um site meia boca vende tão barato?

1a dica antes de pensar em comprar um produto= saiba a média de preço dele no mercado...


A INVESTIGAÇÃO DA LOJA

Se você não analisar o site que está vendo existe a possibilidade de ser falsa a loja, perdendo dinheiro e ficando sem o produto, não ignorem que o risco existe, é real.

O nome das lojas grandes é um grande chamariz, e existem muitos que tentam se passar por elas visualmente e no nome, o que tem de magazine treco, casas treco, treco eletro Itreco, XiaomiTreco, MItreco, treco ponto com por aí não tá escrito, mas acalmem-se leitores, o fato de se parecer com uma loja grande não quer dizer que é falso, mas vejam como é fácil ter um site parecido com "os de grife" nesse exemplo e nesse aqui.

Se uma loja tenta visualmente parecer com site grande, ou se porta como um representante oficial no país sem ser (o caso da xiaomi é um exemplo) é para desconfiar... e quando ela não banca o personagem, só lamento, vai passar vergonha na internet, sendo até apontada como um site falso, aguente as reclamações no famoso Reclame Aqui.

Alguns nomes que esses sites "falsos" ou de índole questionáveis gostam de colocar: center, central, atacadista, comercial, distribuidora, eletro, eletro shop, eletronicos, imports, magazine, moveis, shop, store, varejista, outlet.

Sites desconhecidos, que se parecem com os grandes, com esses nomes tem alta probabilidade de não serem confiáveis.


Desbancando os argumentos mais usados/citadas para atestar confiabilidade de uma loja virtual :

1 O Cadeadinho e https: Ah, mas o site é seguro, tem cadeadinho e o HTTPS...

Por que não se sustenta? Na grande maioria dos casos é algo dado na hospedagem do site, antes (coisa de década de 90 quando a internet ainda engatinhava e se falava das empresas ".com") o cadeado de segurança era um senhor diferencial devido ao custo de implantar esse certificado, hoje em dia barateou e contratando mesmo que por um período curto pode usar, aqui um texto de 2011 sobre o "cadeadinho". Grande coisa que tem cadeadinho, é uma informação manipulável.

2 Dados básicos:

Qual lojista quer perder venda?

O site tem que ter no mínimo endereço físico, telefone fixo (operadoras convencionais) de contato (central de atendimento), CNPJ, se a loja só tem um telefone celular, um e-mail de contato, só por WhatsApp PULA FORA, apesar de muitos ficarem dedicados nessa ferramenta por ela ter uma forma de registrar suas informações, ainda o telefone fixo em uma operadora convencional é um indicativo de estabilidade, se bater no google maps, eu quero ver uma loja, não um galpão ou um terreno baldio.

Telefones com prefixos 2391, 2626, 3090, 3181, 3236, 3280, 3500, 3600, 4040, 4042, 4063, 4118, 4326, 4382, 4848, 4858 e suas variáveis são telefones virtuais oriundos de VoIP, podendo ser facilmente desligados via internet, números muito repetidos ou sequenciais geralmente são números assim.

Mas como eu consulto a operadora de um número de telefone? Só clicar nesse link aqui, consulta pública, gratuita, pode copiar esse link e colar no seu navegador: http://bit.ly/consultaoperadoradenumero , se pertence a uma operadora convencional, a pessoa pelo menos informou um documento como o cpf, podendo ser identificada, rastreada.

Lista de operadoras VOIP habilitadas para atuar no brasil: https://www.teleco.com.br/opvoip.asp

Loja séria costuma ter todos os seus dados bem a mostra, desconfie das páginas misteriosas.

3 Situação do CNPJ ATIVA no site da Receita Federal: A loja tem lá em baixo um CNPJ e vou no site da receita e pesquiso, se estiver como inativa, cancelada ou baixada eu não compro, se mostrar que está ativa, significa que a loja é confiável @marcmira? não!

Porque o CNPJ não é um atestado de confiabilidade total? Parte das burocracias diminuíram sendo mais fácil obter um CNPJ, existe uma categoria chamada MEI (Micro Empreendedor Individual) que a grosso modo paga menos imposto e tem de forma rápida recursos para abrir um comércio próprio, vou deixar um link do SEBRAE com o que você precisa saber para ter um comércio, acesse aqui e conheça..

Não estou perseguindo uma MEI, muito pelo contrário, mas não passa confiabilidade uma loja colocando no sobre ou missão que estão querendo concorrer com as grandes sem ter um CNPJ de verdade, os fabricantes tem processos bem rígidos com seus distribuidores e revendedores, e o mínimo para comprar com desconto e em quantidade é ter CNPJ, como MEI você não compra 100000 celulares por exemplo para revender.

Isso quando não usam um cnpj de alguem e a pessoa NEM desconfia que outra pessoa está usando seus dados.

Vejam o CNPJ de um lojista bem conhecido, o grupo b2w, que gerencia o submarino:

alt text

Se a loja tiver CNPJ (se não tem pula fora), veja que tem os dados do escritório, telefone fixo, email, se quiser consultar o endereço está abaixo, público e gratuito:

https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/Cnpjreva_Comprovante.asp

Sociedade anônima, sobre o que fala? vejam aqui o conceito, apenas uma empresa formal, lojista sério tem empresa formal, não tem apenas MEI.

Recapitulando: o site de indole questionável usa documentação falsa ou de laranjas para se registrar na receita federal, não vão ter um CNPJ, sociedade anônima, nome fantasia pois não querem ser rastreados, e você acha que os golpistas vão registrar em cartório? CNPJ é nada mais que a obrigação do lojista, não um diferencial.

Loja nova, pessoa nem tem um cnpj, apenas MEI, depois de uns 3, 4 anos quem sabe compro, se ela durar até lá.

4 As formas de pagamento: Você compraria de uma página que trabalha só com boleto bancário ou transferência direta na conta, faria? Então vejam direito na página quais as formas de pagamento ela adota.

alt text

As páginas falsas colocam todos os selos, se você clicar no selinho e ele redirecionar para o site central que não confirma esse vínculo, se tem na página selinho e não é clicável, pula fora, ele colou essa imagem para tentar lhe enganar, na dúvida escreva para o serviço e pergunte, a loja tal tem convenio com vocês?

Vejam este exemplo no site do submarino, ele tem um selo de site blindado, quando clica aparece isso:

alt text

Muitos serviços de pagamento acabam pagando o lojista depois de 6, 7 dias (algumas estão pagando depois de 3, 4), então a tática é colocar um preço barato como chamariz e 30, 45 dias de entrega, pois dá tempo dos golpistas receberem menos você.

5 Não tem reclamação da loja na internet, logo ela é confiável!

Essa desculpa é a mais infantil de todas, e ainda os comerciantes mais novos insistem nisso, você foi pro Google, Reclame Aqui, eBit e nada. A sacada é saber desde quando o site existe nesse mundo de internet.

Domínio é o nome do site na internet, os sites registrados no Brasil são gerenciados pela Registro.br, cuja busca se chama WHOIS (who is= quem é). O site para consulta do domínio é este : https://registro.br/2/whois

Consultar essa base é público, gratuito e simples, basta que coloque o endereço sem o www e clicar em pesquisar, vou mostrar abaixo o nosso site falso e o do grupo b2w.

Veja a data de criação deste site falso que apareceu uma época no TechTudo:

alt text

Vamos comparar com o B2W:

alt text

Um site que existe por três meses no mundo próximo ao final do ano é suspeito, pronto para abocanhar pessoas em dois períodos de compra altos: Black Friday e Natal, até esse povo perceber que comprou e não vai receber já começaram o ano com outro site, outro domínio, até pipocar reclamação eles já foram embora com o seu dinheiro, o prazo grande para entrega não é a toa.

Como assim uma loja surge do nada, vende um fogão por 100 reais aonde o mercado vende por 400? Você compraria num lugar assim sem desconfiar de nada?

Tomem cuidado com sites falsos que camuflam o domínio para se parecer com o nome real, por exemplo amaz0n, g00gl3, vejam um exemplo de uma cópia do mercado livre:

alt text

Vejam a sutileza, domínios terminados em .net , .biz. .co são mais baratos e rápidos de ativar , e sites falsos usam as vezes esses domínios, Logo domínios terminados em **.org, .edu, .br são mais confiáveis**, mas ainda não quer dizer que pode comprar sossegado.

Mas e se o site for .com, sem o br? tem como ver o tal do whois e saber a data de registro, que ele existe?

Sim, sites para isso:

Vai mostrar qual a hospedagem, o nome do responsável, data do registro do domínio e email de contato, pode acontecer de no momento de registro do domínio o webmaster que fez o site deixar essas informações omitidas, então se não aparecer dados de contato, apenas os do provedor, não indica linearmente que é falso, mas é de desconfiar.

Ah marcmira, mas eu li no fórum que a loja é confiável, e apareceram pessoas falando que sim a loja "presta"..., até vi um site falando que a loja é confiável......

Meu caro leitor ou leitora, para evitar cair numa generalização até injusta, propaganda não quer dizer que a loja é falsa, apenas a forma de abordagem deve ser levada em consideração.

Então, é combinado esse tipo de elogio, os golpistas costumam criam contas em fóruns como o TechTudo, grupos em redes sociais fazendo propaganda para fisgar suas vítimas, aqui um exemplo de uma discussão sobre uma loja virtual:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/250836/loja-virtual-facil-e-barato-voces-recomendam-ela

Mesmo eu avisando que não era confiável, pessoas compraram e depois de um tempo aconteceu o óbvio: site fora do ar, não atendiam telefone e pessoas foram prejudicadas, boa parte vieram para avisar que caíram num golpe.

Se aparecer uma pessoa falando que a loja é confiável, pede pra ela mandar uma foto da caixa e a nota fiscal da loja, geralmente não tem isso, ou mostra uma outra nota sem o nome da loja, isso quando não desfocam falando que não tem obrigação de mostrar nada, geralmente uma pessoa querendo promover a loja fala que é boa e some.


SOBRE LOJAS NOVAS E REDES SOCIAIS, E DICAS PARA LOJISTAS NOVOS NÃO PAGAREM MICO NA INTERNET

Como a maioria das pessoas atualmente acessam mais as redes sociais do que os sites originais, era uma questão de tempo as lojas absorverem isso e fez lá sua pagininha no feice, insta, e interessante pois o custo é zero praticamente manter nessas plataformas.

A dica para investigar uma loja que não tem um site estabelecido é procurar se ela dispõe de informações básicas de contato, cnpj. Ao analisar as postagens, você olha o perfil da loja e tem umas 15 fotos, não tem ninguém reclamando da loja, uma alfinetada, só gente falando bem, e ainda sim conta nova que a única coisa que fez foi elogiar uma loja desconhecida?

As vezes nem tem dados completos tem, um telefone, cnpj, perfil bem misterioso.

Não se deixe enganar, respostas combinadas ao mesmo tempo não é comum, avaliações 5 estrelas e nenhuma reclamação no cenário de hoje, sem aquele cliente mal intencionado que fala mal da loja por ruindade, a média das reclamações que se torna base para sacramentar como aquele prestador de serviço age, não existe loja 100% perfeita que saiu sem nenhum tipo de queixa, e lojista que usa isso como argumento desconfie, ele no mínimo reside em nárnia ou no país das maravilhas,

Vejam esse exemplo de uma postagem no Facebook do Magazine Luiza que separei, já tem uma pessoa reclamando de algum processo na compra, loja nova que não tem uma reclamação tem algo estranho.

No Reclame Aqui, veja a média das reclamações, como o lojista responde, tem muitas reclamações feitas de forma injusta por falta de conhecimento do cliente aos prazos e ao modus operandi da loja, isso e um indicativo da postura deles, se tem muitas a respeito de demora na entrega, a chance de ter um contato demorado ou difícil é grande, e pode ser o fator decisivo ao comprar lá.

alt text

Você lojista, prestador de serviço tome muito cuidado com essa estratégia de marketing suicida de combinar elogios em postagens de fóruns, grupos em redes sociais e sites desconhecidos com publieditoriais, pois ser descoberto fica feio demais, as pessoas temem ser enganadas num golpe, e mesmo você sendo uma pessoa honesta, pode se passar por um golpista devido a uma escolha infeliz de divulgação, saiba que a pergunta fica anexada por muito tempo nos mecanismos de busca, então evitem passar vergonha na internet.

Postagem patrocinada vendendo tênis da Balenciaga por 1,99 dólares para as primeiras 200 pessoas no Instagram é difícil, tem grandes chances de ser golpe, a não ser que seja algo oficial da marca por exemplo, mas aí teria repercussão real nos sites de moda ou uma notinha em algum site popular conhecido.

Formas de pagamento, de preferência aquelas que intermediam o recebimento, podendo solicitar o estorno em caso de problemas, como por exemplo mercado pago, pagseguro, paypal.

Ah, mas somos elogiados em vários sites... ninguém fala mal da gente... Veja esse site aqui, aí clica, lê a postagem, na famosa fila do pão é ninguém e no final se depara com isto:

alt text

Não é criminoso pagar para anunciar num publieditorial, isso é feito desde sempre, o que fica feio é forçar a barra como se isso fosse algo espontâneo, demonstrando desespero em manter uma boa imagem a todo custo, combinar os elogios.

Deixo um exemplo de um lojista que foi pego fazendo propaganda aqui no fórum e depois de um tempo me procurou para remover a postagem pois ela apareceu indexada na internet:

https://forum.techtudo.com.br/perguntas/297169/pedido-de-desculpas-ao-moderador-marcmira

Esse caso é divertidíssimo, a pessoa chegou no fórum como "o cara" das ofertas na black friday que ninguém tinha, era próximo da organização do evento (caso não saibam, a Busca Descontos trouxe o evento e tem um site oficial), resolvi perguntar na organização do evento se conheciam a pessoa, me disseram que não:

https://forum.techtudo.com.br/perguntas/210815/editado-pela-moderacao

Não queime o filme da sua marca, seja ela um blog, canal, ser pego mendigando e ainda tentar justificar o injustificável é muito feio:

https://forum.techtudo.com.br/perguntas/227705/responder-perguntas-com-um-link-tentando-a-solucao-do-problema-resulta-em-banimento


DICAS ADICIONAIS PARA PREVENÇÃO

Existe nos Procons de cada estado uma lista de sites não confiáveis, vale a pena consultar se a loja que desconfia não está nessa lista, e claro evitar de comprar:

http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Se atenha ao seguinte:

  • Veja indicação de amigos ou familiares para compra em lojas;
  • Tire prints de tela com o pedido e comprovantes;
  • Antes de encomendar leia prazos de entrega e devolução que a loja possui;
  • Não compre de micros estranhos, faça isso do seu micro confiável.

As redes sociais costumam ter grupos bem ativos de indicações de produtos, lojas, denunciam sites falsos e golpes na internet, pesquise e pergunte, mesmo sendo fontes independentes, elas podem ser usadas para consultas, mas são passíveis de erros, então cuidado.

Prazo de entrega= ele começa a ser contado quando o pagamento for confirmado, cartão e boleto bancário podem demorar até 5 dias úteis para confirmar o pagamento, devido a fatores como limite, parcelamento e as instituições bancarias transferirem o valor até chegar ao lojista ou administradora do cartão por exemplo.

Prefira pagar originalmente numa agencia bancária, as lotéricas e supermercados que recebem contas como são agencias terceirizadas, podem demorar para repassar e dar baixa nos pagamentos, aumentando o prazo para confirmação do pagamento, ou pague pela internet, bem mais confortável e rápido, podendo pagar inclusive fora do horário comercial, sem pegar fila.

|Dia útil |é de segunda a sexta feira em horário comercial (08:00 as 18:00), não conta como dia útil feriado, sábados e domingos**, se o prazo para pagar uma conta cai numa dessas opções, automaticamente o pagamento vale para o próximo dia útil, prestem atenção a isso, muita gente reclama da demora, o prazo de entrega está certo e a pessoa não prestou atenção a esse ponto.

Algumas lojas famosas fazem parceria com lojas pequenas (chamam de parceiros ou marketplace) e o produto está na página da loja grande, mas quem faz a entrega é o parceiro, e os prazos podem ser diferentes:

conheça mais nesse link abaixo:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/213935/voce-sabe-o-que-e-marketplace

Pesquise em plataformas de reclamações a forma e o tempo de resposta dos lojistas a respeito de problemas.

Nenhuma empresa é perfeita, ninguem reclama dela ... por enquanto.

CONCLUSÃO

Com essas dicas listadas acredito que sua próxima compra vai ser bem mais consciente e segura, e tendo dúvidas ou outras dicas, compartilhe nos comentários, tem algum amigo com dúvida, encaminhe esse texto pra ele.

Evitem que as pessoas sejam enganadas, saibam quando o site foi criado, analisem suas redes sociais, vejam como a empresa responde aos seus clientes, saibam quanto custa o produto no mercado, puxa cnpj, veja o endereço, desconfiem antes de comprar, pois a consequência e ficar sem dinheiro e o produto.

Agradecer aos muitos emails recebidos de agradecimento por não terem caído em alguma armadilha com essas dicas.

Até uma próxima e caso tenha dicas, críticas, postem para aprender junto com vocês.

perguntou Jul 04 '14 às 15:08

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.3k

editou Sep 18 às 15:04

Novidade:

Buscador de ofertas do Techtudo, usem já: http://compare.techtudo.com.br/

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 17 '18 às 16:46)

Agradecer demais ao destaque em sua fanpage oficial no instagram, valeu TechTudo

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Aug 09 às 13:25)

Vou mandar esse o link do seu tópico para um colega de trabalho @marcmira. O cara comprou um "plano de hospedagem".. algo similar a um plano de saúde, onde ele teria descontos em hospedagens em hotéis e pousadas se aderisse ao 'plano'.

Pois bem, sem muitas consultas, foi lá, ligou e solicitou filiação, pois gostaria de viajar bastante e que seria muito bom ter bons descontos. O cara desembolsou R$1200,00 dilmas e quando tenta se hospedar nunca tem vaga ou a época nunca é favorável.

Eis que esse colega tentou entrar em contato para reclamar, pois disseram que para filiados teria algum tipo de "facilidade", como um quarto reservado para esses planos, etc, mas que na prática tem nada de fácil.

Ai vem o problema, os caras não atendem o telefone a semanas. Não respondem emails, nada. Como eu sou o TI da empresa e tenho acesso mais liberado, comecei a pesquisar a empresa, uma tal de "Costa Brasil Lazer e Turismo" e na primeira pesquisa fui direto ao reclame aqui. As reclamações são as mesmas: Não atendem telefone, não respondem email, etc..

Já falei pra ele não depositar mais nada até resolver o problema, a empresa até existe, tem site, mas suporte muito ruim. Não atende a demanda.

link permanente

respondeu Jul 09 '14 às 17:46

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.8k

uma pena que ele saiu no prejuízo, como ficou essa história hoje?

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 17 '18 às 14:07)

Bom gente, vejo diversos usuários perguntando sobre lojas confiáveis aqui na comunidade.

Encontrei uma lista com diversos sites falsos; a mesma segue abaixo;

alt text

alt text

alt text

Não compre nessas lojas;

Abs...

Fonte matéria: http://www.procon.sc.gov.br/index.php/outros-destaques/961-lista-de-sites-nao-confiaveis

Fonte lista em PDF: http://www.procon.sc.gov.br/images/sitesnoconfiveis.pdf

link permanente
This resposta foi marcado como "wiki da comunidade".

respondeu Aug 25 '17 às 10:14

mstark2001_2014's gravatar image

mstark2001_2014
7986986.4k

wikified Aug 25 '17 às 10:41

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356430.3k

Sensacional! Topico muito bom,otimas dicas e merece sempre destaque! Por isso que adoro este forum. =)

link permanente

respondeu Feb 24 '15 às 11:17

FernandaRocha's gravatar image

FernandaRocha
3375

então se ver discussões do genero, nos ajude encaminhando esse tópico para que chegue a mais pessoas.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 26 '15 às 20:24)

Como sempre fazendo tutoriais incriveis.

link permanente

respondeu Feb 24 '15 às 12:20

valeriojunior's gravatar image

valeriojunior ♦
84921048.6k

Usar um comparador de preços é realmente uma boa opção. Eu utilizo o http://encontrebarato.com.br/ sempre que eu preciso fazer compras pela internet para mensurar preços, além do mais as lojas listadas por esse comparativo são conhecidas, assim os riscos são menores.

link permanente

respondeu Mar 11 '15 às 17:15

alexandrefernandess1's gravatar image

alexandrefernandess1
16

Esta na lista de testes. Agradeço a contribuição.

Att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 12 '15 às 09:31)

As verificações acima dão segurança. Mas uma outra dica é usar o site www.zoom.com.br. Para quem faz a pesquisa no site e se identifica na hora de ir para a loja o site oferece o serviço Zoom Garante. Segundo o próprio site "se o seu produto não chegar, a gente resolve direto com a loja ou devolve seu dinheiro em até R$3.000" -- Zoom Garante (Visto em 16/06/2015). A comparação de preços ajuda a economizar. Com esta proteção extra é muito mais cuidado com o nosso dinheiro. Este vídeo explica o serviço.

Obs.: Trabalho no Zoom há 5 anos. Conheço o site e o serviço de perto. Acho que esta informação super pertinente ao tópico.

link permanente

respondeu Jul 16 '15 às 20:29

miguelsilva's gravatar image

miguelsilva
16

Pessoal que gosta de comprar via internet. Aqui vai uma dica, No fabebook tem um grupo chamado promoface, é um grupo fechado que posta cupons, promoções e esquemas de como conseguir comprar celulares, notes e afins mais baratos. Comprei um LG G2 ontem a 715 reais, por isso estou indicando o grupo. Vou deixar o link abaixo.

link permanente

respondeu Aug 07 '15 às 23:05

gabisampaiodias's gravatar image

gabisampaiodias
111

editou Jan 12 '16 às 16:35

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.7k

Esse grupo e interessante, vale o clique

tem outros no facebook, colocando a palavra descontos ja vem muitas comunidades.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Oct 04 '16 às 12:59)

Excelente topico

link permanente

respondeu Sep 02 '15 às 10:57

fafaen2015's gravatar image

fafaen2015
331

Indique a seus contatos

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 02 '15 às 14:52)

Muito bom

link permanente

respondeu Jul 08 '16 às 15:30

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

Essa é da Black Friday, mas tem boas dicas também para acompanhar preços de verdade.

http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/11/black-friday-2016-guia-completo-e-seguro-do-preco-barato-no-brasil.html

ficadica =D
link permanente

respondeu Jun 06 '17 às 11:33

melissacs's gravatar image

melissacs ♦♦
1161461583.2k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,931
×870
×491
×186
×92
×92
×88
×74
×3

pergunta feita: Jul 04 '14 às 15:08

pergunta lida: 185,634 vezes

última alteração: Sep 18 às 15:04