Sou iniciante no C, fazem 3 semanas que estou aprendendo, eu tenho 15 anos. Gosto muito de programar e já aprendi o básico, como #include para incluir uma biblioteca , printf e essas coisas.

Quero muito aprender, pois meu sonho é me tornar um programador. Desejo mais pra frente aprender C# e C++, mas por see iniciante quero saber o básico de C.

Quanto tempo necessário pra aprender? Sei que cada um tem seu tempo mas me diga em quanto tempo você aprendeu. Sei tambem que aprendemos a cada dia então quanto tempo você aprendeu a programar?

Deixe seu contato, quero tirar outras dúvidas (se possível)...

perguntou Mar 05 '16 às 15:52

DanielRO15's gravatar image

DanielRO15
13141996

Daniel,

Programação e desenvolvimento de software está muito mais relacionado com lógica de programação do que com linguagem. Antes de se preocupar com linguagens, você deve dominar:

• Entrada de informação (leitura de teclado, arquivo, etc)
  • Saída de Informação (informação "impressa" em monitor, arquivo, etc)
  • Condições lógicas: If, else, etc
  • Loops: while, for
  • funções, parâmetros, etc
  • Estruturas de dados: listas, mapas, árvores, etc
  • Conceitos de linguagem estruturada
  • Conceitos de programação a objeto.
  • Interface gráfica com o usuáro.
  • etc

Com este objetivo, a linguagem C não é uma boa opção, pelas seguintes razões:

• Antes de seu primeiro programa, você precisa entender sobre processo de compilação e execução de programas.
  • Por ser uma linguagem de baixo nível, você não conta com orientação a objetos e recursos como interface gráfica com o usuário ficam difíceis de ser implementados.

No passado dizia-se quem realmente programava bem, manjava de C. Hoje isso não é mais verdade! Bons programadores, desenvolvem bons programas. Ponto! E hoje, a maioria das coisas estão em lingaugens mais modernas, e muitas focadas em aplicações na Web.

Se você realmente quer aprender lógica de programação rápido, para depois com mais experiência, voltar ao C caso precise desenvolver aplicações que precisam de recursos de baixo nível ou performance, recomendo você começar pelo Python! Por que python? Porque é muito fácil de aprender a linguagem! Então você pode focar naqueles itens que te falei, ao inves de ficar se preocupando com os erros de compilação e ciladas que você cai no C.

Javascript é outra linguagem muito poderosa e legal para brincar. Veja esses experimentos feitos com Javascript:
https://www.chromeexperiments.com/

Fazer programa em C não significa nada. Quando você conseguir fazer algo perto dos experimentos deste último site, pode se considerar um bom programador!

Boa sorte e foco na teoria e lógica, linguagens você aprenderá um monte nessa jornada!

link permanente

respondeu Mar 06 '16 às 10:38

madureira's gravatar image

madureira
3211

Não imaginava que o C estivesse tão ultrapassado assim, confesso que essa resposta me supriu bastante, obrigado. Voi rever meus conceitos :p

DanielRO15's gravatar image DanielRO15 (Mar 09 '16 às 20:10)

Acredito que deva desacelerar suas expectativas antes de se frustrar com a tecnologia, outro dia veio com uma pergunta básica sobre montagem de micro, e agora quer programar?

e se preocupando com tempo de aprendizagem? melhor mudar a tática.

link permanente

respondeu Mar 06 '16 às 15:13

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356431.1k

Verdade, mas é que sou um iniciante na "tecnologia". Antes eu não conhecia essa tecnologia, que é de coisas complexas. O que eu sabia antes era coisas para o sistema Android, eu não tinha internet banda larga, só no celular e essa era a tecnologia que eu conhecia.

Do meio do ano passado pra cá eu comecei a mexer em meu computador, sabia o básico mesmo. Então tive interesse em aprender a digitar (você deve lembrar pois respondeu meu tópico ks) e hoje quase 8 meses depois dominei a digitação.

A cada dia que passa eu descubro algo novo dessa tecnologia. Quando eu não sabia (só coisas fáceis mesmo), eu inventei de comprar um jogo pro meu computador, era o Bully. Pensava que era só comprar e instalar pra jogar, acabou que aprendi muita coisa tipo sobre placa de vídeo, memória RAM e processador. Sim o jogo não rodou no meu pc por falta da placa. Eu aprendo a cada dia algo novo...

Faço essas perguntas por falta de xp mesmo :p (15 anos nas costas)

DanielRO15's gravatar image DanielRO15 (Mar 09 '16 às 20:22)

Não se justifique pois não é o caso, não é o primeiro nem o ultimo "menino curioso que se apaixona por tecnologia" e morre afogado por querer fazer tudo e nao entender nada.

O que critico e espero que reveja e a forma com que quer absorver o conhecimento, ótimo que a digitação te ajudou, em um caso extremo pode fazer bicos com isso e juntar dinheiro para fazer algum curso que queira muito, fico feliz que te ajudou.

A minha dica é respeitar o seu limite e pincelar com calma.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 09 '16 às 20:37)

Vou seguir sua dica ;)

DanielRO15's gravatar image DanielRO15 (Mar 12 '16 às 15:14)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×77
×24
×20

pergunta feita: Mar 05 '16 às 15:52

pergunta lida: 5,394 vezes

última alteração: Mar 12 '16 às 15:14