15
4

INTRODUÇÂO

Você viu um produto com um preço "pra lá de bom" na internet? Será que a loja é confiável? o que posso fazer para ter certeza? existe um meio de investigar?

Essas dicas abaixo que irão ler são a lição de casa que você na condição de consumidor exigente tem que fazer, a não ser que queira jogar dinheiro no lixo, a escolha é sua.

ANTES DA ESCOLHA

Porque ainda as pessoas caem nesses golpes?

É bem difícil uma resposta exata, temos o viés cultural dessa ganância ao pensar que está levando vantagem sempre, parafraseando o famoso Complexo de Gérson, imortalizado pela propaganda do cigarro Vila Rica. Passa pela cabeça da pessoa: "E se chega por um preço muito fora, vou contar para os meus amigos que consegui dar um balão naquele preço da loja.., olha como sou ixperrto!." mas quando dá errado fica com vergonha de denunciar temendo ser constrangido (ser apontado na rua ou na delegacia de polícia como trouxa) e não traz seu prejuízo as autoridades, e essa sensação de impunidade incentiva os criminosos, já pararam para pensar nisso? as chances desses golpistas irem lesando várias pessoas, se tem registrado casos de grandes quadrilhas que vão de site em site.

Não tenha vergonha, se notar uma loja estranha, não compre e denuncie, se cair, corra atrás do seu prejuízo, denuncie na polícia, só assim isso diminui.

Para isso você tem que procurar a polícia e uma delegacia de crimes virtuais, veja uma lista abaixo atualizada , se na sua cidade não tiver, a policia tem condições de dar continuidade:

http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias

==================================================

O que se espera de uma pessoa interessada antes de comprar?

Que ela já tenha consultado o preço do produto na loja do seu bairro, em um shopping center, região central, algumas vezes em lojas conhecidas na internet, ou seja, REALMENTE TENHA NOÇÃO DE QUANTO CUSTA ESSE PRODUTO.

Conselho meu: use abas anônimas ou privativas no seu navegador para pesquisar na internet, assim não cai de achar uma oferta e ela sumir ou aumentar o preço devido ao rastreamento de cookies pelo site da loja.

Boa parte da questão você já resolveu sabendo quanto custa em média o produto que você quer (80% diria), assim consegue ter faro em perceber aquele famoso ditado: a esmola ser demais, o santo desconfiar.

Quais as REAIS Possibilidades legais (perante a lei) de achar um produto novo, numa loja confiável mais barato?

*lojas que revendem produtos oriundos de leilão, recomprados de lojas com pequenos defeitos (por exemplo caixa avariada ou já aberto), algumas poucas distribuidoras que podem vender para o varejo e ofertas relâmpago, esse ultimo os hipermercados fazem bastante.

• Não existe fogão de 100 reais na internet;
  • Não existe MacBook de 2000 reais na internet;
  • Não existe TV de 32 polegadas por menos de 900 reais na internet
  • Ninguém vai te dar um celular de 4000 reais bastando você compartilhar um link para 10 pessoas.

Entendido?

INVESTIGAÇÃO DA LOJA

Eu vi um site fora dos grandes com uma oferta boa, será que ela é falsa?

Sim, existe o risco especialmente se você não analisar bem o site que está vendo.

Devido ao nome das lojas grandes existem muitos que tentam se passar por elas visualmente e no nome, o que tem de magazine treco, casas treco, treco eletro, treco ponto com por aí não tá escrito, mas acalmem-se leitores, o fato de se parecer com uma loja grande não quer dizer que é falso, mas vejam como é fácil ter um site parecido com "os de grife" nesse exemplo e nesse aqui.

Argumentos mais citados para atestar confiabilidade de uma loja virtual :

1 O Cadeadinho e https: Muitas vezes é algo dado na hospedagem do site, antes (coisa de 15 anos atrás quando a internet ainda engatinhava e se falava das empresas ".com") o cadeado de segurança era um diferencial devido ao custo de se colocar esse certificado, hoje em dia barateou e contratando mesmo que por um período curto pode usar, aqui um texto de 2011 sobre o "cadeadinho", eu tenho um site em wordpress no plano gratuito, e ele tem cadeadinho, mas é confiável...rsrs

2 Dados básicos: Pensem comigo: Qual lojista quer ficar oculto e perder venda para um concorrente não concordam? O que ele menos quer é rolo, não faz sentido.

O site tem que ter endereço físico, telefone fixo (operadoras convencionais) de contato (central de atendimento), CNPJ, se a loja só tem um telefone celular ou um email de contato, só por whatsapp PULA FORA.

Telefones com prefixos 2626, 3181, 3090 e 4042 são telefones falsos, oriundos de voip , números descartaveis.

Loja séria costuma ter todos os seus dados bem a mostra, desconfie das páginas misteriosas.

Liga na loja, veja o endereço no Maps por exemplo.

Sim, você corre o risco de ser bem atendido ao ligar na loja falsa, ai quando voce compra, eles bloqueiam o seu numero, e eles tem lábia, está barato porque tá desovando o estoque...

3 Situação do CNPJ ATIVA no site da Receita Federal: A loja tem lá em baixo um CNPJ e vou no site da receita e pesquiso, se estiver como inativa, cancelada ou baixada eu não compro, se mostrar que está ATIVA, significa que a loja é confiável marcmira? NÃO!!!!!

Devido a evolução da tecnologia, parte das burocracias diminuíram sendo mais fácil obter um CNPJ, existem categorias como MEI que a grosso modo pagam menos imposto, é relativamente simples ser pessoa jurídica e abrir uma empresa, a burocracia de desfazer nem vou comentar, mas voce pode ter um cnpj online, sem sair de casa.

Deixar um link do SEBRAE com o que você precisa saber para ter um comércio, acesse [aqui] e conheça[7].

Para ter uma loja não posso fazer em meu nome, eu registro um nome fantasia, então se no site da receita ver lá o código de empresario individual, é a mesma coisa de eu ter feito um cnpj e poder dar nota fiscal apenas, vejam abaixo um cnpj de uma página comprovadamente falsa, por motivos óbvios não vou expor quem é, que atualmente está fora do ar e fez uma boa parte de vítimas.

alt text

Agora vejam de um lojista bem conhecido, o grupo b2w, que gerencia o submarino:

alt text

Se a loja tiver CNPJ e quiser consultar, o endereço está abaixo:

https://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/Cnpjreva_Comprovante.asp

Que negócio é esse de sociedade anônima? Coisa de ilumminati? Seita Secreta ? não, vejam aqui o conceito, apenas uma empresa formal.

Recapitulando: site falso usa documentação falsa ou de laranjas para se registrar na receita federal, assim dificulta de serem rastreados, e você acha que os golpistas vão registrar em cartório? não, fazem online!

4 As formas de pagamento: Provavelmente você não compraria de uma página que trabalha só com boleto bancário, ou transferência direta na conta, faria? (espero que não) então vejam direito na página quais as formas de pagamento.

alt text

As páginas falsas colocam todos os selos, e quando(nem sempre pode fazer isso) pode clicar, leva ao site do serviço sem nenhum comprovante real, apenas essa imagem acima, então o selinho não é garantia de confiabilidade, muitos são falsos vocês já viram que posso comprar um site pronto com tudo programado, a hospedagem já me prevê site seguro com cadeado, e transformar ele em .com.br só pagar uma taxa e tenho o domínio, as vezes o golpista até contrata, mas usa dados falsos e nem paga, fica uns 2,3 meses, some e reaparece com nome diferente, a loja tem ebit, selo tal , até meu texto "aceita" e isso não diz nada, não é um atestado de confiabilidade, na dúvida, escreva para o serviço e pergunta se eles tem vínculo com a loja, se voce clicar no selinho e ele redirecionar pro site central, que nao confirma esse vínculo, é outro indício de site FALSO!

Muitos serviços de pagamento acabam pagando o lojista depois de 15 dias, então a tática é colocar um preço barato de chamariz e 30 dias de entrega, pois dá tempo dos golpistas receberem menos você.

5 Não tem reclamação da loja na internet, logo ele é confiável? Essa desculpa é a mais usada para falar de loja , mas nem sempre meu caro leitor, você foi pro google e nada , foi no Reclame Aqui, e nada.

Tem um detalhe que pode ajudar muito na nossa "investigação", saber desde quando esse site existe analisando o seu domínio, é aí que a coisa se revela.

Domínio é o nome do site na internet, os sites que são registrados no Brasil são gerenciados pela Registro.br, e a busca se chama WHOIS (who is= quem é). O site para consulta do domínio é este : https://registro.br/2/whois

Consultar é gratuito e bem simples, basta que coloque o endereço sem o www e clicar em pesquisar, vou mostrar abaixo o nosso site falso e o do b2w.

Veja a data de criação do site falso:

alt text

Vamos comparar com o B2W:

alt text

Um site que existe por três meses no mundo próximo ao final do ano é suspeito, pronto para abocanhar pessoas em dois períodos de compra altos: Black Friday e Natal, até esse povo perceber que comprou e não vai receber eles já começaram o ano com outro site, outro domínio, até pipocar reclamação eles já foram embora com o seu dinheiro, o prazo grande para entrega não é a toa.

Como assim uma loja surge do nada, vende um fogão por 100 reais aonde o mercado vende por 400, agora com calma, você compraria num lugar assim ?

Aquela desconfiança natural cadê?

Mas e se o site for .com, sem o br? tem como ver o tal do whoise saber a data de registro, que ele existe?

Sim, sites para isso:

Vai mostrar qual a hospedagem, o nome do responsável, data do registro do domínio e email de contato.

Ah marcmira, mas eu li no fórum que a loja é confiável, e apareceram pessoas falando que sim a loja "presta"...

Então, é armado esse tipo de esquema, os golpistas invadem sites, fórums como o techtudo, grupos em redes sociais fazendo propaganda para fisgar suas vítimas, surge uma postagem sobre a loja, menos de 10 minutos depois alguém elogia, posta uma foto com um produto e a nota, aqui um exemplo de uma discussão sobre uma loja virtual:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/250836/loja-virtual-facil-e-barato-voces-recomendam-ela

Mesmo eu avisando que não era confiável, pessoas compraram e estão passando sufoco, site fora do ar, não atendem telefone e pessoas foram prejudicadas.

DICAS ADICIONAIS PARA PREVENÇÂO

Existe nos PROCOM's de cada estado uma lista de sites não confiáveis, vale a pena consultar se a loja que desconfia não está nessa lista, e claro evitar de comprar:

http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Se atenha ao seguinte:

• Veja indicação de amigos ou familiares para lojas;
  • Tire prints do pedido e comprovantes;
  • Antes de encomendar leia prazos de entrega e devolução;
  • Não compre de micros estranhos, faça isso do seu micro confiável.

As redes sociais costumam ter grupos bem ativos de indicações de produtos, recomendam lojas, denunciam sites falsos e golpes na internet, um grupo que recomendo é o Lojas Virtuais Falsas - Alertas.

Prestem atenção ao prazo de entrega, ele começa a ser contado quando o pagamento for confirmado, cartão e boleto bancário podem demorar até 5 dias úteis para confirmar o pagamento, devido a fatores como limite, parcelamento e as instituições bancarias transferirem o valor até chegar ao lojista ou administradora do cartão por exemplo.

Prefira pagar originalmente numa agencia bancária, as lotéricas e supermercados que recebem contas como são agencias terceirizadas, podem demorar para repassar e dar baixa nos pagamentos, aumentando o prazo para confirmação do pagamento, ou pague pela internet, bem mais confortável e rápido, podendo pagar inclusive fora do horário comercial, sem pegar fila.

CONCEITO DE |Dia útil |é de segunda a sexta feira em horário comercial (08:00 as 18:00), não conta como dia útil feriado, sábados e domingos**, se o prazo para pagar uma conta cai numa dessas opções, automaticamente o pagamento vale para o próximo dia útil, prestem atenção a isso, muita gente reclama da demora, o prazo de entrega está certo e a pessoa não prestou atenção a esse ponto.

Algumas lojas famosas fazem parceria com lojas pequenas (chamam de parceiros ou marketplace) e o produto está na página da loja grande, mas quem faz a entrega é o parceiro, e os prazos podem ser diferentes:

conheça mais o conceito nesse link abaixo:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/213935/voce-sabe-o-que-e-marketplace

CONCLUSÂO

Com essas dicas listadas acredito que sua próxima compra vai ser bem mais consciente e segura, e tendo dúvidas ou outras dicas, compartilhe nos comentários, tem algum amigo com dúvida, encaminhe esse texto pra ele.

Agradecer a comunidade do Facebook Lojas Virtuais Falsas - Alertas , do qual peguei alguns conselhos e foi possível dar mais dicas completando esse material, deixo público meu muito obrigado ao trabalho deles.

Até uma próxima

perguntou Jul 04 '14 às 15:08

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
32346228.0k

editou Sep 03 às 13:10

Vou mandar esse o link do seu tópico para um colega de trabalho @marcmira. O cara comprou um "plano de hospedagem".. algo similar a um plano de saúde, onde ele teria descontos em hospedagens em hotéis e pousadas se aderisse ao 'plano'.

Pois bem, sem muitas consultas, foi lá, ligou e solicitou filiação, pois gostaria de viajar bastante e que seria muito bom ter bons descontos. O cara desembolsou R$1200,00 dilmas e quando tenta se hospedar nunca tem vaga ou a época nunca é favorável.

Eis que esse colega tentou entrar em contato para reclamar, pois disseram que para filiados teria algum tipo de "facilidade", como um quarto reservado para esses planos, etc, mas que na prática tem nada de fácil.

Ai vem o problema, os caras não atendem o telefone a semanas. Não respondem emails, nada. Como eu sou o TI da empresa e tenho acesso mais liberado, comecei a pesquisar a empresa, uma tal de "Costa Brasil Lazer e Turismo" e na primeira pesquisa fui direto ao reclame aqui. As reclamações são as mesmas: Não atendem telefone, não respondem email, etc..

Já falei pra ele não depositar mais nada até resolver o problema, a empresa até existe, tem site, mas suporte muito ruim. Não atende a demanda.

link permanente

respondeu Jul 09 '14 às 17:46

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
42465413.5k

Bom gente, vejo diversos usuários perguntando sobre lojas confiáveis aqui na comunidade.

Encontrei uma lista com diversos sites falsos; a mesma segue abaixo;

alt text

alt text

alt text

Não compre nessas lojas;

Abs...

Fonte matéria: http://www.procon.sc.gov.br/index.php/outros-destaques/961-lista-de-sites-nao-confiaveis

Fonte lista em PDF: http://www.procon.sc.gov.br/images/sitesnoconfiveis.pdf

link permanente
This resposta foi marcado como "wiki da comunidade".

respondeu Aug 25 às 10:14

mstark2001_2014's gravatar image

mstark2001_2014
6986986.1k

wikified Aug 25 às 10:41

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
32346228.0k

Sensacional! Topico muito bom,otimas dicas e merece sempre destaque! Por isso que adoro este forum. =)

link permanente

respondeu Feb 24 '15 às 11:17

FernandaRocha's gravatar image

FernandaRocha
3375

então se ver discussões do genero, nos ajude encaminhando esse tópico para que chegue a mais pessoas.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 26 '15 às 20:24)

Como sempre fazendo tutoriais incriveis.

link permanente

respondeu Feb 24 '15 às 12:20

valeriojunior's gravatar image

valeriojunior ♦
81911048.6k

Usar um comparador de preços é realmente uma boa opção. Eu utilizo o http://encontrebarato.com.br/ sempre que eu preciso fazer compras pela internet para mensurar preços, além do mais as lojas listadas por esse comparativo são conhecidas, assim os riscos são menores.

link permanente

respondeu Mar 11 '15 às 17:15

alexandrefernandess1's gravatar image

alexandrefernandess1
16

Esta na lista de testes. Agradeço a contribuição.

Att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 12 '15 às 09:31)

As verificações acima dão segurança. Mas uma outra dica é usar o site www.zoom.com.br. Para quem faz a pesquisa no site e se identifica na hora de ir para a loja o site oferece o serviço Zoom Garante. Segundo o próprio site "se o seu produto não chegar, a gente resolve direto com a loja ou devolve seu dinheiro em até R$3.000" -- Zoom Garante (Visto em 16/06/2015). A comparação de preços ajuda a economizar. Com esta proteção extra é muito mais cuidado com o nosso dinheiro. Este vídeo explica o serviço.

Obs.: Trabalho no Zoom há 5 anos. Conheço o site e o serviço de perto. Acho que esta informação super pertinente ao tópico.

link permanente

respondeu Jul 16 '15 às 20:29

miguelsilva's gravatar image

miguelsilva
16

Pessoal que gosta de comprar via internet. Aqui vai uma dica, No fabebook tem um grupo chamado promoface, é um grupo fechado que posta cupons, promoções e esquemas de como conseguir comprar celulares, notes e afins mais baratos. Comprei um LG G2 ontem a 715 reais, por isso estou indicando o grupo. Vou deixar o link abaixo.

link permanente

respondeu Aug 07 '15 às 23:05

gabisampaiodias's gravatar image

gabisampaiodias
111

editou Jan 12 '16 às 16:35

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
351210.5k

Esse grupo e interessante, vale o clique

tem outros no facebook, colocando a palavra descontos ja vem muitas comunidades.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Oct 04 '16 às 12:59)

Excelente topico

link permanente

respondeu Sep 02 '15 às 10:57

fafaen2015's gravatar image

fafaen2015
331

Indique a seus contatos

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 02 '15 às 14:52)

Muito bom

link permanente

respondeu Jul 08 '16 às 15:30

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
45525918.4k

Essa é da Black Friday, mas tem boas dicas também para acompanhar preços de verdade.

http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/11/black-friday-2016-guia-completo-e-seguro-do-preco-barato-no-brasil.html

ficadica =D
link permanente

respondeu Jun 06 às 11:33

melissacs's gravatar image

melissacs ♦♦
831341533.2k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,842
×791
×440
×171
×77
×68
×64
×61
×2

pergunta feita: Jul 04 '14 às 15:08